Usina de Letras
Usina de Letras
268 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62171 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22531)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50576)

Humor (20028)

Infantil (5423)

Infanto Juvenil (4756)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6182)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cartas-->Carta aberta à colega Janete Carlos -- 24/04/2002 - 09:52 (Domingos Oliveira Medeiros) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Carta-Aberta à colega Janete Carlos

Aproveito sua abordagem no Quadro de Avisos, sobre a inadequada publicação de textos em endereços trocados, para esclarecer algumas dúvidas, principalmente para os amigos usineiros que aqui chegaram recentemente. Há tempos, eu e um grupo de amigos, de forma espontânea, realizamos uma pesquisa sobre o que poderia ser modificado para melhorar a página do (site) Usina de Letras. E diagnosticamos, entre outras, as seguintes disfunções: (01) A falta de normas e orientações explícitas (devidamente publicadas na página) para conhecimento de todos, sobre o que seria permitido e o que deveria ser evitado, quando da utilização da página pelos seus usuários e colaboradores. (02) A publicação de textos em endereços ou categorias literárias diversas daquela a que se enquadram os respectivos textos. Exemplo: publicar poesias em artigos, quando existe um endereço específico para esse tipo de publicação. (03) publicar, no mesmo dia, e no mesmo endereço, grande quantidade de textos (de cinco a trinta, por exemplo), posto que tal procedimento dificultaria a exibição dos textos de outros colegas. (04) publicar o mesmo texto em vários endereços, pois estaríamos, de igual modo, sobrecarregando os espaços que, em tese, poderiam ser ocupados por outros colegas. (05) Utilizar o espaço destinado ao currículo, que não é obrigatório, para quem quisesse colocar outras informações que julgasse necessária para sua apresentação frente ao grupo. (06) proibir o uso do Quadro de Avisos para propaganda comercial de produto que não se enquadra no perfil da página, ou seja, nada tem a ver com literatura e sua divulgação. (07) Criar prêmios para os MELHORES textos, periodicamente, com o fito de motivar e promover seus escritores. (08) Desenvolver ações para ampliar a divulgação da página e de seus colaboradores. (09) Criar espaços para a troca de idéias sobre Crítica Literária, por exemplo, e outro para o “bate-papo”, o chat, retirando de cartas e do quadro de avisos os excessos que hoje somos obrigados a cometer, pela falta de outro endereço apropriado.

Para tanto, as sugestões, que já foram encaminhadas a quem de direito, para a análise e eventual implantação, foram, resumidamente, as seguintes: (01) modificar os endereços atuais, eliminando alguns, fundindo uns com outros afins (redação e artigos, por exemplo) e criando novos endereços, a fim de minimizar o problema de duplicidade de publicação e outros semelhantes. (02) ainda sobre os endereços, e uma vez definida a nova relação, publicá-la, para conhecimento de todos, da qual constará um definição clara e sucinta do que representa cada endereço, vale dizer, o que se entenderia por Artigo, Ensaio, Crônica, e assim por diante. Sem essas alterações, alguns problemas são de difícil solução.

Por isso, é meu entendimento de que, na falta dessas alterações, em princípio, nada está proibido, principalmente por que inexiste qualquer orientação a respeito. Vale, portanto, o bom senso.

Por isso, quando se elabora uma redação sobre o dia do índio, por exemplo, discorrendo sobre sua cultura e sobre o massacre que vem sofrendo ao longo dos anos, pelos brancos, este texto, seguindo o bom senso, tanto pode ser divulgado em Artigos, como em Redação, na forma como estão definidas hoje as categorias literárias, ou endereços. Por isso, nesses casos,em que há correlação e semelhança do texto com os endereços, não vejo como não permitir sua dupla publicação. Até porque, o objetivo é que tanto o leitor de redação, como o que se interessa apenas pelos artigos, terão a oportunidade de ler aquele texto.Esse, acredito, deveria ser o objetivo maior. Por outro lado, entendo que publicar esse mesmo texto em Poesias, por exemplo, assim como uma poesia em Artigos, não seria atitude de bom senso. A leitura da Minuta de Proposta de Mudanças, publicada em Artigos, será útil para quem chegou agora e que precisa estar inteirado dos acontecimentos e, desta forma, possa apresentar, com segurança, alguma reclamação ou propor alguma mudança.

Domingos Oliveira Medeiros
24 de abril de 2002
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui