Usina de Letras
Usina de Letras
249 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62173 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22531)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50576)

Humor (20028)

Infantil (5424)

Infanto Juvenil (4756)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6182)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Discursos-->Especuladores forçam Brasil a queimar reservas cambiais -- 23/10/2008 - 09:28 (Félix Maier) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Quinta-feira, Outubro 23, 2008

Especuladores suíços forçam Brasil a queimar reservas cambiais, e BC socorre bancos e empreiteiras

Edição de Quinta-feira do Alerta Total http://www.alertatotal.blogspot.com

Adicione nosso blog e podcast aos seus favoritos.

Por Jorge Serrão

Uma manobra cambial comandada por um grande banco suíço força o Banco Central do Brasil a queimar suas reservas internacionais bilionárias. O esquema, que deixa o BC refém da alta do dólar, faz parte de um ataque especulativo mundial contra as moedas de países emergentes. A autoridade monetária terá pouco a fazer para conter uma maxidesvalorização do real.

O Banco Central negocia empréstimos em dólar com o Fed (Banco Central privado dos EUA) para intervir no câmbio. Como a medida não deve surtir muito efeito, ainda mais depois de anunciada quase que oficialmente pelo BC, a equipe econômica tentará repetir a velha tática de adoçar o bolso dos especuladores. O Brasil pretende zerar o Imposto sobre Operações Financeiras cobrado de estrangeiros que compram títulos do governo e de empresas que trazem recursos de empréstimos e financiamentos para o país ou remetem dólares.

Outra medida apelativa foi a Medida Provisória 443. O presidente Henrique Meirelles confirmou que existe o interesse de outros bancos centrais do mundo em realizar operações com reais. Assim Meirelles justificou a nova medida, que permite o BC realizar operações de swaps (contrato de derivativo que prevê troca entre variações de diferentes ativos) com seus congêneres.

Meirelles também informou que, até o momento, nenhum banco brasileiro recorreu ao redesconto. A linha de empréstimo especial do BC, espécie de "cheque especial" dos bancos, permite que carteiras de créditos da autoridade monetária funcionam como garantias dos empréstimos.

Depois de constatar que a marolinha virou mesmo um tsunami no horizonte, o desgoverno baixou ontem a Medida Provisória 442. Graças a ela, o Banco do Brasil e a Caixa Econômica podem comprar, sem licitação, bancos e empresas em dificuldade ligadas a eles. As operações da Caixa poderão envolver outros setores, principalmente a construção civil, seguradoras, empresas de previdência privada e de capitalização. Para isso, será criada uma nova estatal, um banco de investimento para comprar participações.

O desgoverno abriu caminho para a estatização do setor e a criação de subsidiárias de BB e CEF sem aval prévio do Congresso. Por trás das medidas, o governo embute brechas para socorrer empreiteiras financiadoras de campanhas, bancos envolvidos em corrupção e maus gestores.

© Jorge Serrão. Edição do Blog Alerta Total de 23 de Outubro de 2008
Postado por Alerta Total de Jorge Serrão às 06:43 0 comentários


Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui