Usina de Letras
Usina de Letras
90 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62296 )

Cartas ( 21334)

Contos (13268)

Cordel (10451)

Cronicas (22541)

Discursos (3239)

Ensaios - (10392)

Erótico (13574)

Frases (50682)

Humor (20041)

Infantil (5461)

Infanto Juvenil (4783)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140825)

Redação (3310)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6212)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Os filhos mudaram e as mâes também -- 22/04/2005 - 16:56 (Francisco das Chagas de Sousa) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


Os filhos mudaram e as mães também



Nada é mais o mesmo. Tudo parece que passou por uma transformação que não vimos acontecer; quando nos deparamos foi com a súbita impressão de que não estávamos mais no mesmo mundo. Os filhos mudaram e as mães não ficaram por baixo, acompanharam a evolução dos tempos.

No próximo domingo, 14 de maio, comemora-se o Dia das Mães, a tradicional comemoração que muda a rotina da vida das pessoas, deixando-as ansiosas numa expectativa como se fosse acontecer alguma coisa. Tudo não passa de uma festa, que faz parte do calendário individual de cada ser humano. Neste dia, todos têm a preocupação de se fazer presente numa comemoração harmoniosa tradicional da casa de cada mãe de família que, sabendo da visita dos filhos, prepara aquela festa.

Mas tudo não passa de uma festa, no dia seguinte, tudo começa a voltar à rotina e não se lembra mais do Dia das Mães se não no ano seguinte e, muitas vezes, nem ano seguinte terá.

A mudança a que se refere é que não existe mais o reconhecimento da maternidade por parte dos filhos, que não tem mais aquele amor e respeito por aquela que um dia sofreu para dar à luz, pois ele só se lembra que a mãe existe ou quando precisa dela ou então quando chega o Dia das Mães e, então procura cinicamente com presentes para comparar o elo perdido durante tempos e tempos, a mãe, em sua maioria com o coração que só ela tem, deixa passar como se estivesse às mil maravilhas; mas também não são somente os filhos que agem friamente não, muitas mães que não tem instinto materno, também erram. A quantidade de mães que abortam, sem mesmo dar oportunidade da criança vir ao mundo, cometendo um crime que a criança não tem culpa e a quantidade de mães que coloca seus filhos nas portas dos outros por atos irresponsáveis ou por falta de condição para criá-los e outras mães que não querem trabalhar o colocam seus filhos na rua para pedirem, roubarem e matarem para assaltar a fim de garantir a sobrevivência dela num total desrespeito a vida da criança.

Ser mãe não é só colocar o filho no mundo, bem como ser filho não é só vir ao mundo, é muito mais. Ser filho não é somente dar o presente do Dia das Mães e tudo bem, é muito mais.

O mundo não é mais o mesmo, as pessoas não são mais as mesmas, os filhos não são mais os mesmos e as mães também não.

(Francisco das Chagas de Sousa, jornalista e professor)





Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui