Usina de Letras
Usina de Letras
100 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62295 )

Cartas ( 21334)

Contos (13268)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10391)

Erótico (13574)

Frases (50680)

Humor (20041)

Infantil (5461)

Infanto Juvenil (4782)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140824)

Redação (3310)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6211)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Academia Piauiense de Letras -- 22/04/2005 - 16:42 (Francisco das Chagas de Sousa) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


Folheando a Revista de Academia Piauiense de Letras de nº 50, uma curiosidade me chamou a atenção. No final da Revista se encontra o quadro atual da APL, onde se registram todos os nomes dos ocupantes das 40 (quarenta cadeiras) existentes atuais e passadas com seus respectivos patronos. Mas o que chamou à atenção não foi propriamente isso, mas sim, a cadeira de nº 16, quando se destacava entre os demais, sendo a única que teve o maior número de ocupantes, chegando a sete, com o atual. A diferença entre as demais é superior a 30 (Trinta por cento), pois encontra apenas duas cadeiras que tem 05 (cinco) ocupantes com o atual sendo a nº 01, que tem como patrono José Manuel de Freitas e atual ocupante o ex-governador do Piauí Alberto Tavares Silva e a cadeira de nº 08, a qual tem como patrono José Coriolano de Sousa Lima e atual ocupante o escritor conhecido nosso Francisco Miguel de Moura (Chico Miguel). A cadeira de nº 16 a que me deixou curioso tem como patrono Taumaturgo Sotero Vaz e ocupante atual Eustáchio Portella Nunes Filho, tem sido ocupantes da cadeira em ordem crescente: Raimundo Zito Barbosa, José Pires Rebelo, Adelmar Soares da Rocha, Edgar Nogueira, o ilustre Valenciano e conhecido do Brasil ex-ministro Petrônio Portella e Zenon Rocha.

Inicialmente a Academia Piauiense de Letras completou 30 cadeiras, e dessas trinta a que se encontra com maior número de ocupantes é a de número 16, e de menor número de ocupantes foram a 05, que tem como patrono Areolino Antônio de Abreu e teve como primeiro ocupante o notável Edison da Paz Cunha, único membro fundador da APL que conseguiu chegar a comemorar 50 anos de Academia e depois dele José Miguel de Matos assumiu a cadeira, onde permanece até hoje. Além da cadeira nº 05, outras também tiveram somente uma mudança na cadeira, as quais foram: 19- que tem como patrono Antônio José de Sampaio, primeiro ocupante Luis Mendes Ribeiro Gonçalves e ocupante atual Renato Pires Castelo Branco; 23 – patrono Lucídio Freitas, nome que deu lugar à sede da APL, 1º ocupante - Amélia de Freitas Beviláqua e atual Joaquim Raimundo Ferreira Chaves (Monsenhor) e 30 a qual o patrono é Deolindo Mendes da Silva Moura, 1º ocupante – Antônio Bona e atual Cláudio Pacheco Brasil.

Na comemoração dos 50 anos de APL

(Francisco das Chagas de Sousa, jornalista e professor)



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui