Usina de Letras
Usina de Letras
239 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62073 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10302)

Erótico (13562)

Frases (50483)

Humor (20016)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6163)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->ATIRANDO NO ESCURO -- 21/04/2005 - 12:04 (Domingos Oliveira Medeiros) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos




ATIRANDO NO ESCURO

(Por Domingos Oliveira Medeiros)



A questão do desarmamento parece que deu um tempo: está com o gatilho desativado. Faltou, num primeiro momento, dinheiro para o ressarcimento dos cidadãos que se dispuserem a entregar as armas que possuem. E agora, para realizar a consulta popular, aproveitando as eleições. Decisão que, por conta do excesso de MPs, que entopem a pauta do Congresso, poderá ser prejudicada; não haverá tempo para colocar ao idéia em prática. Tudo isso, para atrapalhar a decisão governamental de tentar acabar - e/ou diminuir – com a violência e os acidentes provocados por armas de fogo; além da constatação de que tais armamentos acabam, quase sempre, nas mãos de criminosos, por conta da absoluta falta de preparo e habilidade de seus donos no tocante ao seu correto manuseio.



A propósito, é por demais conhecida a metáfora, segundo a qual o voto é a principal arma do eleitor. Assim sendo, nada mais justo do que sugerir ao governo que o inclua entre o rol de armas que estão sendo objeto de recolhimento.



E isto porque, no meu entendimento, o voto é tão ou mais perigoso do que um simples revólver, seja qual for o seu calibre; e, principalmente, em relação às garruchas enferrujadas e as espingardas utilizadas para espantar ladrões de galinha, e/ou gatos e ratos que invadem chácaras., sítios e fazendas, em busca de comida para atender às suas necessidades básicas de sobrevivência.



Basta lembrar, que o número de mortes, ou, quando menos, de mutilações e seqüelas diversas, ocasionadas pela inabilitação ou má utilização do voto, supera, em muito, as vítimas de armas de fogo ; mesmo incluso, naquele universo, as metralhadoras e as granadas de última geração, em mãos de bandidos de toda ordem, e que fazem parte do arsenal do crime organizado.



Ademais, o voto constitui-se arma de extremo perigo para seus usuários, quando disparado com negligência, indiferença ou desinformação, justamente porque de difícil combate a curto prazo.



Uma vez disparado o voto, e errado o alvo, qualquer acidente grave só poderá ter chances razoáveis de reparação do erro, após decorridos, no mínimo, quatro anos, para deputados, prefeitos e vereadores, cinco anos para o presidente da República , e oito anos para os senadores.



Finalmente, é bom lembrar, em relação aos perigos ocasionados pelo voto, que o raio de sua abrangência não se limita, tão-somente, à violência de assaltos e roubos seguidos de morte; vai mais além: pode causar o desemprego, o aumento do custo-de-vida, da inflação, dos juros, dos impostos, dos remédios, das mensalidades escolares, da cesta básica, das doenças ... e, sobretudo, pode ferir de morte a esperança por dias melhores e a auto-estima dos brasileiros.



Se não tivermos a certeza de que valerá à pena acertar no alvo escolhido, melhor é abrir mão do voto; deixá-lo guardado no porão de sua casa, evitando o mal maior: o perigo da bala perdida, que poderá atingir, inclusive, e por longo tempo, seus amigos e familiares.









Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui