Usina de Letras
Usina de Letras
119 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62159 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22530)

Discursos (3238)

Ensaios - (10345)

Erótico (13567)

Frases (50569)

Humor (20027)

Infantil (5422)

Infanto Juvenil (4752)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140790)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6181)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Aquanário -- 13/04/2005 - 19:13 (Maria Augusta Camargo Schimidt) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Aquanário



A



Aeração - Reoxigenação da água com ajuda do ar.

Adutora - Tubulação normalmente sem derivações que liga a captação ao tratamento da água, ou o tratamento à rede de distribuição.

Água - Forma líquida do composto químico H2O. A água é essencial para a vida.

Água-cinza - Termo geral para água servida, domestica, que não contém contaminação de esgoto ou fecal. Um exemplo de água-cinza é o efluente de máquinas de lavar roupa.

Água de captação - Qualquer rio, lago ou oceano em que a água servida tratada ou não-tratada é finalmente descarregada.

Água de esgoto - Corrente de água servida que é drenada de um pátio de fazenda, de um monte de escória ou de uma rua.

Água de superfície - Ocorrência de água na superfície da terra.

Água de tempestade - Volume de escoamento de fluxo de água subterrânea, de fluxo de rio atribuída a um evento de tempestade.

Água doce - água que contém muito pouco sal (menos de 0,05 por cento), em comparação com a água salobra (que tem entre 0,05 e 3 por cento), como a dos rios, lagos e lagoas.

Água do mar - A água salina do oceano. Os componentes dissolvidos da água do mar montam a uma média de 34 partes por mil medidas por peso.

Água doméstica - Fonte de água disponível para uso doméstico e geralmente distribuída por um sistema de tubulações.

Água freática - água que ocupa os vãos dentro de uma rocha ou solo num nível abaixo do lençol de água.

Água meteórica - água recentemente derivada de processos atmosféricos (chuva, neve)

.Água servida in natura - Lixo aquoso civil ou industrial que não passou por purificação ou tratamento.

Águas interestaduais - Termo aplicado a rios e vertentes ou bacias de captação que se situam dentro de dois ou mais limites políticos estaduais.

Água sub - superficial - Termo que se aplica a toda água abaixo da superfície da terra, nas formas sólida, líquida ou gasosa. A água subsuperficial inclui a do solo, do fundo de rocha e da litosfera.

Água subterrânea - Toda a água que está contida nos espaços porosos de rochas e no solo abaixo da elevação do lençol freático.

Autodepuração da água - Processo natural de purificação da água, que reduz a poluição orgânica. Por exemplo, há espécies de plantas aquáticas que absorvem poluentes.

Alcalinidade da água - Qualidade da água em neutralizar compostos ácidos, em virtude da presença de bicarbonatos, hidróxidos, boratos, silicatos e fosfatos. Esgotos são alcalinos, por receberem materiais de uso doméstico com estas características.

Aqüífero - Formação porosa (camada ou estrato) de rocha permeável, areia ou cascalho, capaz de armazenar e fornecer quantidades significativas de água.

Assoreamento - Processo em que lagos, rios, baías e estuários vão sendo aterrados pelos solos e outros sedimentos neles depositados pelas águas das enxurradas, ou por outros processos. Obstrução do leito de um canal, estuário ou rio por sedimentos; isso geralmente ocorre devido à erosão das margens ou redução da correnteza. A mineração é um dos agentes diretos ou indiretos desse processo.

B

Bacia hidrográfica - Conjunto de terras drenadas por um rio principal e seus afluentes. A noção de bacias hidrográfica inclui naturalmente a existência de cabeceiras ou nascentes, divisores d água, cursos d água principais, afluentes, subafluentes, etc.

Bacia de Captação - Mais de que o rio, lago ou reservatório de onde se retira a água para consumo, compreende também toda a região onde ocorre o escoamento e a captação dessas águas na natureza.

Bacia de Drenagem - área de captação que recolhe e drena toda a água da chuva e a conduz para um corpo d água (por exemplo, um rio), que depois leva ao mar ou um lago.

Bacia Hidrográfica ou Bacia Fluvial - Conjunto de terras, rios e seus afluentes, que forma uma unidade territorial. Em alguns casos, usa-se como sinônimo a palavra vale. Por exemplo: Vale do Rio São Francisco ou Bacia do Rio São Francisco.

Banhado - Setor de uma planície de inundação em que habitualmente acontece o transbordamento de águas pluviais/fluviais, durante a estação chuvosa; várzea, vazante.

Barragem - Construção para regular o curso de rios, usada para prevenir enchentes, aproveitar a força das águas como fonte de energia ou para fins turísticos. Sua construção pode trazer problemas ambientais, como no caso de grandes hidrelétricas, por submergir terras férteis, muitas vezes cobertas por importantes florestas, e/ou por desalojar populações que vivem na área.

Biota - Conjunto de fauna e flora, de água ou de terra de qualquer área ou região, que não considera os elementos do meio ambiente.



C

Cabeceira ou Nascente - Local onde nasce o rio, ou curso d água.

Calha - Vales ou sulcos por onde correm as águas de um rio.

Captação da água - Conjunto de estruturas montadas para retirar água dos mananciais, para abastecimento público ou outros fins.

Chuva ácida - Chuva contaminada por poluentes atmosféricos, como os óxidos sulfúricos (de enxofre) e nítricos (de nitrogênio), emitidos por exemplo pelas chaminés das indústrias e escapamentos de automóveis. As gotas contaminadas (PH mais baixo) penetram no solo, envenenando-o, o que causa a morte de florestas. Também contaminam rios, lagos e corroem elementos como mármore, ameaçando patrimônios artísticos e arquitetônicos. A chuva ácida pode cair longe das fontes de poluição, já que o vento carrega os poluentes atmosféricos.

Ciclo Hidrológico - Movimento da água através do ecossistema. O ciclo depende da capacidade de a água estar presente nas formas líquida e gasosa. O ciclo tem quatro fases: evaporação, condensação, precipitação e deflúvio.

Classe de águas - Classificação da qualidade da água dos rios, mares e outros corpos d água. No Brasil, a Resolução 20/86, do CONAMA - Conselho Nacional do Meio Ambiente, define cinco classes para as águas doces, e determina que tipo de uso pode se fazer da água, em cada caso (de consumo humano à navegação). No caso de águas salobras (com 0,5 a 30% de salinidade) e salinas (salinidade acima de 30% de salinidade) a Resolução estabelece duas classes para cada uma.

Corpo d água - Rio, lago, ou reservatório.

Córrego - Pequeno riacho, ou afluente de um rio maior.

Contaminação da água - Contaminação de águas correntes devido às crescentes descargas de resíduos procedentes de indústrias e de águas servidas; poluição da água.

Contaminação do Mar - Deterioramento das águas marinhas, como vazamentos de petroleiros, experiências nucleares, lixo, esgotos, etc.; poluição do mar, poluição marinha, poluição marítima.

D

Deflúvio - Escoamento superficial da água. Aproximadamente um sexto da precipitação numa determinada área escoa como deflúvio. O restante evapora ou penetra no solo. Os deflúvios agrícolas, das estradas e de outras atividades humanas podem ser uma importante fonte de poluição da água

Divisor de águas - Linha que separa a direção para onde correm as águas pluviais, ou bacias de drenagem. Um exemplo de divisor de água é a montante.

E

Efluente - Substância líquida, com predominância de água, contendo moléculas orgânicas e inorgânicas das substâncias que não se precipitam por gravidade.

Erosão - Desgaste do solo devido ao vento, à chuva, ou a outras forças da natureza. A erosão pode ser acelerada pela agricultura, excesso de pastagem, atividade madeireira e construção de estradas.

Estuário - Foz de um rio ou baía, onde se misturam a água doce do rio e a água salgada do mar. Os estuários são importantes por se constituírem num dos mais diversificados ecossistemas.

Esgotos - Resíduos líquidos, divididos, pelos técnicos, em quatro tipos:

1- esgotos domésticos, que contém matéria fecal e águas servidas, resultantes de banho, lavagem de roupa e louças,

2- despejos ou efluentes industriais, que compreendem resíduos orgânicos (por exemplo, de indústrias alimentícias ou matadouros), ou inorgânicas, podendo conter materiais tóxicos;

3- águas pluviais (da chuva);

4- águas do subsolo, que se infiltram no sistema de esgotos.

Eutroficação - Processo de alterações físicas, químicas e biológicas de águas paradas ou represadas, associado ao enriquecimento de nutrientes, matéria orgânica e mineral; é o envelhecimento precoce da água de lagos e reservatórios, que afeta a transparência da água, o nível de clorofila, a concentração de fósforo, a quantidade de vegetais flutuantes, o oxigênio dissolvido, e leva à alteração do equilíbrio das espécies animais e vegetais

Eutrófico - Diz-se do meio aquático rico em sais, que são neutros.

Eutrofização - Aumento de nutrientes (como fosfatos) nos corpos d água, resultando na proliferação de algas podendo levar a um desequilíbrio ambiental a ponto de provocar à morte lenta do meio aquático. A eutrofização acelerada é problemática, porque resulta na retirada de oxigênio da água, matando os peixes ou outras formas de vida aquática não-vegetais.

F

Floração das águas - Fenômeno em que um grande número de algas, num corpo d água, interfere em outras formas de vida, devido, principalmente, ao consumo do O2 dissolvido na água. Esse fenômeno pode ser causado pela eutrofização.

Flotação - Processo de elevação de partículas existentes na água, por meio de aeração, insuflação, produtos químicos, eletrólise, calor ou decomposição bacteriana, e respectiva remoção.

Floração de algas - Proliferação ou explosão sazonal da biomassa de fitoplâncton como conseqüência do enriquecimento de nutrientes em uma massa aquática, o que conduz, entre outros efeitos, a uma perda de transparência, à coloração e à presença de odor e sabor nas águas.

Fluoretação - Adição de flúor (à água) sob forma de fluoretos para prevenir a cárie dentária, à razão de 0,5 a 1 mg/l de flúor.

Fonte - Lugar onde brotam ou nascem águas. A fonte é um manancial de água, que resulta da infiltração das águas nas camadas permeáveis, havendo diversos tipos como: artesianas, termais etc...

Fossa séptica - Câmara subterrânea de cimento ou alvenaria, onde são acumulados os esgotos de um ou vários prédios e onde os mesmos são digeridos por bactérias aeróbias e anaeróbias. Processada essa digestão, resulta o líquido efluente que deve ser dirigido a uma rede ou sumidouro.



Foz - Ponto mais baixo no limite de um sistema de drenagem (desembocadura). Extremidade onde o rio descarrega suas águas no mar.

Boca de descarga de um rio. Este desaguamento pode ser feito num lago, numa lagoa, no mar ou mesmo num outro rio.

G

GEMS/ÁGUA - Projeto do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) que diz respeito ao controle mundial da qualidade da água.

Golpe de aríete - Fenômeno de oscilação na pressão d água em um conduto fechado, resultante da retenção brusca do fluxo. Um aumento momentâneo excessivo, da pressão estática normal pode ser produzido deste modo.

H

Hidrófilo - I. Diz-se de ou planta adaptada à vida na água ou em ambientes encharcados. II. Que gosta de água. III. Que absorve bem a água. IV. Que é polinizado pela água.

Hidroponia - Técnica de cultivo de plantas que dispensa a terra, utilizando para tal um meio inerte (resina ou água), no qual as raízes são diretamente alimentadas com soluções nutritivas sintéticas: hidrocultura, hidropônica.

I

Ilha - Porções relativamente pequenas de terra emersa circundada de água doce ou salgada.

Ilha fluvial - É aquela que é circundada apenas por água doce, aparecendo no leito de um rio.

Inundação - É o efeito de fenômenos meteorológicos, tais como chuvas, ciclones e degelo, que causam acumulações temporárias de água, em terrenos que se caracterizam por deficiência de drenagem, o que impede o deságüe acelerado desses volumes.



J

Jaú – Peixe de água doce

L

Lago - Depressões do solo produzidas por causas diversas e cheias de águas confinadas, mais ou menos tranqüilas, pois dependem da área ocupada pelas mesmas. As formas, as profundidades e as extensões dos lagos são muito variáveis. Geralmente, são alimentados por um ou mais rios afluentes . Possuem também rios emissários , o que evita seu transbordamento.

Lago oligotrófico - Lago ou represamento pobre em nutrientes, caracterizado por baixa quantidade de algas planctônicas.

Lagoa - Depressão de formas variadas, principalmente tendentes a circulares, de profundidades pequenas e cheias de água salgada ou doce..

Lagoa aerada - Lagoa de tratamento de água residuária artificial ou natural, em que a aeração mecânica ou por ar difuso é usada para suprir a maior parte de oxigênio necessário.

Laguna - Depressão contendo água salobra ou salgada, localizada na borda litorânea. A separação das águas da laguna das do mar pode se fazer por um obstáculo mais ou menos efetivo, mas não é rara a existência de canais, pondo em comunicação as duas águas.

Leito maior - Calha alargada do rio, utilizada em períodos de cheia.

Lençol freático - É um lençol d água subterrâneo que se encontra em pressão normal e que se formou em profundidade relativamente pequena.

Lixiviação - Processo que sofrem as rochas e solos, ao serem lavados pela água das chuvas

Lodo - Mistura de água, terra e matéria orgânica, formada no solo pelas chuvas ou no fundo dos mares, lagos, estuários etc.

Lodo bruto - Lodo depositado e removido dos tanques de sedimentação, antes que a decomposição esteja avançada. Freqüentemente chamado lodo não digerido.

M

Manancial - Qualquer corpo d água, superficial ou subterrâneo, utilizado para abastecimento humano, industrial, animal ou irrigação.

Manguezal - Ecossistema costeiro de transição entre os ambientes terrestre e aquático sujeito a regime das marés.

Mata ciliar - É o conjunto da flora existente à beira de um rio, córrego ou espelho d água. Também conhecido como floresta ciliar.

Meio Ambiente - A totalidade dos fatores fisiográficos (solo, água, floresta, relevo, geologia, paisagem, e fatores meteoroclimáticos) mais os fatores psicossociais inerentes à natureza humana (comportamento, bem-estar, estado de espírito, trabalho, saúde, alimentação, etc.) somados aos fatores sociológicos, como cultura, civilidade, convivência, o respeito, a paz, etc; ambiente.

N

Nível da água subterrânea - Limite superior da zona saturada, do solo ou aqüífera.

Nerítico - Zona de água do mar que cobre a plataforma continental.

Níuston - Organismos minúsculos que flutuam na camada superficial da água.

O

Osmose - Fenômeno produzido quando, duas substâncias liquidas ou dissolvidas, com concentrações desiguais e separadas por membrana serniperrneável, atravessam-na e se misturam.

Olho d água, nascente - Local onde se verifica o aparecimento de água por afloramento do lençol freático

Onda cheia - Elevação do nível das águas de um rio até o pico e subseqüente recessão, causada por um período de precipitação, fusão das neves, ruptura da barragem ou liberação de água por central elétrica.

P

Poluente - Substância. meio ou agente que provoque, direta ou indiretamente qualquer forma de poluição.

Poluição - É qualquer interferência danosa nos processos de transmissão de energia em um ecossistema. Pode ser também definida como um conjunto de fatores limitantes de interesse especial para o Homem, constituídos de substâncias nocivas (poluentes) que, uma vez introduzidas no ambiente, podem ser efetiva ou potencialmente prejudiciais ao Homem ou ao uso que ele faz de seu habitat; Efeito produzido por um agente poluidor num ecossistema.

Plâncton - Conjunto dos seres vivos que flutuam sem atividades nas massas de água de lagos ou de oceanos.

Q

Qualidade da água - Características químicas, físicas e biológicas, relacionadas com o seu uso para um determinado fim.

R

Recarga artificial - Processo de aumentar o fornecimento natural de água a um aqüífero bombeando água para dentro dele através de perfurações ou para dentro de bacias de captação que drenam a água para dentro do aqüífero.

Recife de coral - Calcário biogênico depositado por coral vivo e organismos afins que vivem em águas oceânicas rasas e quentes.

Recife de mar - Recife costeiro que se forma pela ação das ondas no limite terrestre da erosão da praia.

Recife em franja - Recife de coral que se forma junto à costa.

Rede de drenagem - Sistemas de canais numa bacia de drenagem.

Rede de esgoto - Termo coletivo para o sistema de coleta e usina de tratamento de esgoto num determinado bairro ou região.

Regressão marinha - Queda do nível do oceano numa escala regional ou global.

Reservatório - Corpo artificial de água de superfície que é retido por uma represa.

Ribeiro - Termo usado para designar um pequeno rio ou curso d água nas áreas superiores de uma vertente.

Rio - Canal natural de drenagem de superfície que tem uma descarga anual relativamente grande. Um rio geralmente termina oceano.

Rio decapitado - Rio que perdeu parte da área de cabeceira por causa de intromissão de bacia hidrográfica ou falha de deslizamento de veio.

S

Saneamento - Realização de disposições municipais direcionados à renovação de bairros, melhoria do traçado das ruas, colocação de esgotos e água encanada, drenagem de pântanos. Limpeza de rios e valas, etc; saneamento básico.

Salinidade - Medida de concentração de sais minerais dissolvidos na água.

Sedimentação - Acúmulo de solo e/ou partículas minerais no leito de um corpo d água.

Solo aluvial - Solo resultante do depósito de material por correnteza, como ocorre quando a enchente de um rio ultrapassa suas margens naturais e cobre as terras adjacentes.





T





Tratamento de água - É o conjunto de ações destinado a alterar as características físicas e ou químicas e ou biológicas da água, de modo a satisfazer o padrão de potabilidade adotado pela autoridade competente

Terras úmidas - área inundada por água subterrânea ou de superfície, com uma freqüência suficiente para sustentar vida vegetal ou aquática que requeira condições de saturação do solo.

Tomada d água - Estrutura ou local cuja finalidade é controlar, regular, derivar e receber água, diretamente da fonte por uma entrada d água construída a montante.

Tratamento - Processo artificial de depuração e remoção das impurezas, substâncias e compostos químicos de água captada dos cursos naturais, de modo a torná-la própria ao consumo humano, ou de qualquer tipo de efluente liquido, de modo a adequar sua

Tratamento de água - É o conjunto de ações destinadas a alterar as características físicas e/ou químicas e/ou biológicas da água, de modo a satisfazer o padrão de potabilidade.

Tratamento biológico - Forma de tratamento de água residuária na qual a ação de microorganismos é intensificada para estabilizar e oxidar a matéria orgânica.

Tratamento químico - Qualquer processo envolvendo a adição de reagentes químicos para a obtenção de um determinado resultado.

Turbidez - Medida da transparência de uma amostra ou corpo d água, em termos da redução de penetração da luz, devido à presença de matéria em suspensão ou substâncias coloidais. Mede a não propagação da luz na água.

U

Usos benéficos da água - São os que promovem benefícios econômicos e o bem-estar à saúde da população". Os usos benéficos permitidos para um determinado corpo d água são chamados usos legítimos de corpos d água: abastecimento público - "uso da água para um sistema que sirva a, pelo menos, 15 ligações domiciliares ou a, pelo menos, 25 pessoas, em condições regulares"; uso estético - "uso da água que contribui de modo agradável e harmonioso para compor as paisagens naturais ou resultantes da criação humana"; recreação - "uso da água que representa uma atividade física exercida pelo homem na água, como diversão"; preservação da flora e fauna - "uso da água destinado a manter a biota natural nos ecossistemas aquáticos"; atividades agropastoris - uso da água para irrigação de culturas e dessedentação e criação de animais"; abastecimento industrial - uso da água para fins industriais, inclusive geração de energia.

Umidade - Medida da quantidade de vapor d água contido no ar atmosférico.



V

Voçoroca - Processo erosivo subterrâneo. causado por infiltração de águas pluviais, através de desmoronamento e que se manifesta por grandes fendas na superfície do terreno afetado, especialmente quando este é de encosta e carece de cobertura vegetal.

Vazão - Volume fluído que passa, na unidade de tempo, através de uma superfície (como exemplo, a seção transversal de um curso d água).

X –

Xiririca – no idioma tupi – guarani , nome dado a um ribeirão, atualmente com o nome de Eldorado

Z





Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui