Usina de Letras
Usina de Letras
171 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62165 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22531)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50574)

Humor (20027)

Infantil (5423)

Infanto Juvenil (4753)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6182)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->A Maldição de Deus -- 09/04/2005 - 23:38 (Vera Bassoi) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos




À mulher disse Deus: “Multiplicarei sobremodo os sofrimentos da tua gravidez; em meio de dores dará à luz os teus filhos; o teu desejo será para o teu marido, e ele te governará”. E a Adão disse: Visto que atendeste a voz de tua mulher e comeste da árvore que eu te ordenara não comesses, maldita é a terra por tua causa; em fadigas obterás dela o sustento durante os dias de tua vida. Ela produzirá também cardos (espinhos) e abrolhos, e tu comerás a erva do campo. Com o suor do rosto comerás o teu pão, até que tornes à terra, pois dela foste formado; porque tu és pó e ao pó tornarás”. (Gênesis – A queda)



Sem dúvida alguma, a simbologia dos textos bíblicos tem diversas interpretações. Quero contribuir com mais uma, sem a pretensão de afirmar ser a mais correta, porém, apenas que seja considerada sob um ângulo diferente, uma visão transpessoal do ser.



Na Carta aos Romanos, Paulo apóstolo afirma que toda a humanidade está por natureza sob a culpa e o poder do pecado, sob o reino da morte e sob a inescapável ira de Deus. Ele relaciona a origem desse estado ao pecado de um homem – Adão - , que ele descreve como nosso ancestral comum.



Deus colocou Adão num estado de felicidade e prometeu a ele confirmá-lo nesse estado permanente se, e somente se, Adão mostrasse fidelidade e obediência não comendo do fruto proibido da “árvore do conhecimento do bem e do mal”. Aparentemente, salta aos nossos olhos o grande teste a que Adão foi submetido – será que Adão aceitaria que Deus lhe determinasse o que era bom e mau, ou se procuraria decidir por si mesmo, independentemente do que Deus lhe havia dito?



Adão, levado por Eva – que por sua vez foi induzida pela serpente – afrontou a Deus comendo do fruto proibido. Como conseqüência, primeiro de tudo, a disposição mental que se opõe a Deus e se engrandece a si mesmo, expressa na desobediência de Adão, tornou-se parte dele e da natureza moral e espiritual que ele transmitiu aos seus descendentes – “o pecado original”.

Em segundo lugar, Adão e Eva foram dominados por um senso de profanação e culpa, que os levou a ter vergonha e medo de Deus (conheceram que estavam nus). Em terceiro lugar, eles foram amaldiçoados com expectação de sofrimento e morte e foram expulsos do Éden. Ao mesmo tempo, contudo, Deus começou a mostrar-lhes graça salvadora. Fez, para eles, vestimentas que cobrissem sua nudez e prometeu-lhes que, um dia, a Semente da mulher esmagaria a cabeça da serpente. Essa promessa prenunciou a vinda de Cristo.





Foi necessário que houvesse a “tentação” para que Adão e Eva exercitassem o seu poder de decisão pessoal – o chamado “livre-arbítrio”, e também ficou muito evidente que Deus não interferiu na tomada de decisão. Sim, Deus nos deu o livre-arbítrio e, sem dúvida, nem Ele próprio e nem ninguém poderá interferir. Este é um dos maiores aprendizados que o ser humano necessita introjetar: cada um é responsável pelos rumos da sua própria vida, pelas conseqüências dos seus atos, pela sua evolução espiritual.



Ao expulsar Adão e Eva do Paraíso, o Senhor Deus disse: “Eis que o homem se tornou como um de nós, conhecedor do bem e do mal; assim, para que não estenda a mão e tome também do fruto da árvore da vida e o coma para viver eternamente, os lanço fora do Jardim do Éden”. E Deus colocou querubins ao oriente do Jardim para guardar o caminho que leva à árvore da vida.





Pois bem, Deus deu a inocência, a felicidade e a paz para a sua criatura, mas deu-lhe também o livre-arbítrio. E, assim como Adão, todos nascemos no contato direto com a nossa essência, com o nosso “self”, onde reside o hálito de Deus, o mesmo sopro de vida que nosso ancestral recebeu. E é aí que a Mente de Deus e a nossa mente se encontram e se tornam UMA só; e é aí que o homem, assim como Deus, é conhecedor do bem e do mal.



À medida que vamos crescendo, vamos fazendo uso do nosso poder de escolha e, sem que tenhamos consciência, o nosso ego vai tomando conta de nós, vai inflando, crescendo, nos dando a ilusão de sermos os donos do mundo e, desse modo, vamos nos afastando de Deus.

Conforme a vida vai nos mostrando os percalços, as dificuldades, passamos a nos sentir abandonados, medrosos, inseguros e, então, culpamos Deus por haver nos abandonado. O vazio toma conta do nosso peito, da nossa vida, e começamos a perguntar: por quê? Por que isso está acontecendo comigo?

E a resposta não vem e jamais virá de fora para dentro. A resposta está dentro de nós mesmos. Está lá na nossa essência divina, lá onde a nossa mente e a Mente de Deus se encontram e se fundem.



E então, por que os sofrimentos e as dificuldades? – Simplesmente porque nos esquecemos da maldição de Deus a Adão e Eva, mas também nos esquecemos do caminho da redenção proposto por Cristo, para nos levar de volta à casa do Pai: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida”.



E que caminho é esse?



É o caminho para dentro de si mesmo. É a nossa via sacra com seus mistérios dolorosos e seus mistérios gloriosos. É um caminho torturante e que, para perseguí-lo, é necessário muita fé em Deus e em si mesmo, é necessária muita coragem para se desarmar e deixar das proteções que o nosso ego, desde cedo, se encarregou de nos arranjar.

Todos nós, seres humanos, descendentes de Adão e Eva, somos atingidos pela maldição de Deus.



Aqui se faz necessário relembrar que na Bíblia a linguagem é simbólica, que Adão e Eva, que a expulsão do paraíso, que a maldição de Deus, são apenas, e tão somente, metáforas para se transmitir as mais belas mensagens que vem do Plano Divino.



Assim sendo, neste momento de lucidez e de certeza que tudo é como deve ser mesmo, quero dizer o que parecerá, a primeira vista, uma grande incongruência: louvemos a benfazeja maldição de Deus!







A autora é especialista em Autoconhecimento e, há 10 anos, desenvolveu um método próprio, o qual vem aplicando e ajudando muita gente a encontrar a tão almejada “Paz Interior”.

Para os grupos que estudam o livro “Um Curso em Milagres”, ela oferece as Chaves e os Instrumentos para que o Milagre da cura interior se concretize efetivamente na vida das pessoas.

Para entrar em contato: tel: (15) 9774-2890 ou (15) 3202-9268 (em horário comercial) ou veramunizbassoi@terra.com.br

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui