Usina de Letras
Usina de Letras
137 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62164 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22530)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50574)

Humor (20027)

Infantil (5423)

Infanto Juvenil (4753)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6182)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->SOBRE O SORRISO -- 04/04/2005 - 17:30 (Francisco Miguel de Moura) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


SOBRE O SORRISO





O "sorridor" é aquele que sorri constantemente. Substantivo. Melhor que o adjetivo sorridente. E o presente mais valioso para um doente ou um desesperado não é remédio nem conselho. Nem mesmo a oração, digo sem medo de ser sacrílego. É a dádiva silenciosa de um sorriso.

Há dias, semanas talvez, que a idéia de escrever sobre o sorriso me persegue. Não tanto focalizando a alegria, a faceirice, a sensualidade, a juventude, essas nuances que caracterizam cada uma de suas espécies. Porque a pessoa pode estar alegre sem que esteja constantemente com um sorriso nos lábios. Tanto como há sorrisos amarelos: de decepção, desgosto, desengano, ou mesmo os que demonstram certa melancolia e tristeza profundas. Caracterizam a personalidade do "sorridor".

De qualquer forma, o sorriso descontrai, seja o cor de rosa (que é aquele do amor), seja aquele vermelho de vida, calor e verdade, mesmo que saia da boca de uma pessoa desdentada. A gente sorri com todo o rosto, melhor dizendo, com toda a alma. Não é preciso ter dentes. Creio que não exagero se disser que o sorriso é uma forma interior que flui por espontaneidade, por bondade, e irradia beleza e simpatia. É também a forma mais evidente de saúde, em todos os níveis. Contagia mais que as lágrimas, mais que o tédio, muito mais que a palavra, talvez na mesma profundidade que o grito de dor. Ninguém está imune a um sorriso verdadeiro. Mas não é proveitoso apenas para quem recebe. "Rir é o melhor remédio" para o próprio "sorridor".

As recepcionistas que honram seu trabalho, todos os que atendem o público em qualquer casa comercial ou repartição do governo, conquanto possam fazer bem o seu serviço sem outro expediente que a operosidade, prontidão e cordialidade no trato, melhor atenderão se com sorrisos no início e na despedida, com sorriso sempre que puder.

Já o riso é outra história, é próprio do palhaço. Ele ri profissionalmente mas com a sinceridade do personagem que interpreta, para que seu público sorria com gosto e até gargalhe. E volte ao espetáculo sempre.

Tenho vontade de formar uma imagem com o sorriso. Eis que é esta: o sorriso é a badalada do sino de Deus, que nos chega trazendo poderes infinitos. Talvez não seja um pensamento velho, "sambado".

Outro pensamento: o sorriso é uma flor de carne que traz em seu hálito os eflúvios doces da vida.

Estou poetizando? Não faz mal.

Toda a paz do mundo pode ser simbolizada no sorriso de uma criança dormindo, como diz a canção de Dolores Duran. É outra imagem simples porém muito forte. Só uma canção pode dizer isto, assim, tão bem. E disse. Por isto, em matéria de música popular, eu fico com aquelas do passado.

Mas não deixemos o assunto do sorriso, já que me propus um ensaio. O assassino mais covarde pode ser vencido e domesticado com a dádiva de um sorriso. Claro que não é tão fácil de fazer. Mas pode, sabendo, usando bem...

Um dia destes, mergulhado na mais cinzenta melancolia, encontro na rua uma mocinha que eu conhecia de algum lugar. Naquela idade é natural que seja uma pessoa saudável, como de fato é. E vinha debulhando um formoso sorriso. Quem por ela passava... Falou-me "bom dia" eu elogiei sua beleza, seu vestido, seu sorriso, sua generosidade (porque os alegres e os jovens são naturalmente generosos). E segui em frente, ia pensando com as casas de minha camisa (os botões haviam caído quase todos e a mulher ainda não vira):

- "Por que não desamarro também minha cara diante das pessoas? Sou feio, é verdade, mas sorrindo melhoro cinqüenta por cento e os circunstantes se sentirão melhor comigo."

Foi o que fiz. O dia foi de sucesso em sucesso. Abandonei a tristeza naquela esquina e resolvi os pequenos quefazeres domésticos com rapidez e correção. Parece até que repito o Lair Ribeiro, gente. Não, pelo amor de Deus. Não o consultei uma só vez para pensar este ensaio. É que, sendo um aposentado, procuro aprimorar a comunicação, melhorando os meus relacionamentos já por si tão escassos.

Não caiamos, portanto, no isolamento. Rir é um estado de graças e o melhor sinal para a abertura de um conversa proveitosa, de uma amizade duradoura. O sorriso comunica mais que um rio de palavras.



"Meio Norte", 8-8-2000

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui