Usina de Letras
Usina de Letras
268 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62171 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22531)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50575)

Humor (20028)

Infantil (5423)

Infanto Juvenil (4756)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6182)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Planejando ensinar Ciências -- 03/04/2005 - 21:30 (Maria Augusta Camargo Schimidt) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Em um mundo com fronteiras cada vez menos definidas, passamos a conviver com novos conceitos culturais, econômicos e comerciais. Diante disso, os horizontes da escola devem expandir-se na mesma proporção, trabalhando com realidades mais amplas e fazendo-se mais presentes na comunidade em que está inserida.

Quando a criança começa a interagir e a explorar o meio em que vive, vai adquirindo autoconsciência e conhecimento do mundo ao seu redor.

Com o estudo de ciências a criança passa a compreender a si mesmo e a natureza como um todo dinâmico, sendo parte integrante do mundo em que vive. Desenvolve a consciência ecológica, compreende a saúde como bem comum, encara a tecnologia como meio para suprir as necessidades humanas, cria uma visão critica, considerando a vida de todas as espécies como valor principal.



Objetivos:



Ø Observar, registrar e comunicar algumas semelhanças e diferenças entre diversos ambientes, identificando a presença comum de água, seres vivos, ar, luz, calor, solo e características especificas dos ambientes diferentes.

Ø Estabelecer relações entre características e comportamentos dos seres vivos e condições do ambiente em que vivem valorizando a diversidade da vida.

Ø Observar e identificar algumas características do corpo humano e alguns comportamentos nas diferentes fases da vida do homem e da mulher.

Ø Reconhecer processos e etapas de transformação de matérias do objeto do ambiente.

Ø Realizar experimento simples sobre as matérias, objetos do ambiente para investigar características e propriedades dos materiais e de algumas formas de energia.

Ø Comunicar de modo oral, escrito e por meio de desenhos, perguntas , suposições, dados e conclusões obtidas para justificar suas idéias.

Ø Valorizar atitudes e comportamentos em relação à alimentação e a higiene pessoal desenvolvendo a responsabilidade no cuidado com o próprio corpo e com o espaço que habita.



Conteúdo:



Ø A terra

Ø Sistema Solar

Ø Corpo Humano

Ø Alimentos

Ø Mundo animal

Ø Mundo Vegetal

Ø Efeito Estufa

Ø Inversão Térmica

Ø Energia e Magnetismo.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui