O uso prolongado de piercings na boca pode causar retração das gengivas, indicou uma pesquisa feita pela Universidade Estadual de Ohio, nos Estados Unidos. Além de causar a perda de dentes, a retração tem relação com várias doenças na gengiva. De acordo com os cientistas, a profundidade média de retração nas pessoas com o adorno é duas vezes maior do que a das pessoas que não os usam.
Os resultados foram apresentados na conferência da Associação Internacional e Americana para Pesquisa Odontológica. Para o professor Jimmy Steele, da Escola de Odontologia da Universidade de Newcastle, no Reino Unido, as pessoas que têm ou pensam em colocar piercings na boca deveriam analisar os resultados da pesquisa.
"O metal do piercing entra em fricção com a gengiva junto à parte mais fina dos dentes, fazendo a gengiva retrair", explicou o professor.
Ele alertou que depois desse processo, a gengiva não volta a crescer, o que dificulta sua limpeza e eleva as possibilidades de contrair doenças.
"O efeito é bem localizado, e por isso somente um ou dois dentes são afetados. Mas normalmente são os dentes da frente, que as pessoas não necessariamente querem perder.", completou Steele.
O professor disse que os riscos são maiores para quem usa o adorno há muito tempo. Contudo, afirmou que retirar o piercing durante a noite e cuidar da higiene dental pode diminuir o risco de complicações.
Ver MAIS
|