Usina de Letras
Usina de Letras
150 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62072 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10301)

Erótico (13562)

Frases (50478)

Humor (20016)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6163)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Discursos-->Acorda Brasil! A Amazônia é nossa! -- 01/09/2008 - 13:08 (Félix Maier) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Prezados compatriotas, estive em Roraima no último fim-de-semana, convidado para participar da recepção à Marcha para Roraima, carreata de produtores rurais de Mato Grosso, Rondônia, Bahia e Amazonas, em defesa da Soberania Nacional e da população e produtores de arroz de Roraima, ameaçados pela insanidade com que tem sido processada a "demarcação de terras indígenas", patrocinada por pressões e interesses não-nacionais.

Os bravos integrantes - homens, mulheres e jovens- percorreram distâncias de até 4.000 km por estradas incertas, cheias de obstáculos e perigos, tendo ainda de desviar de bloqueio de "sem terras" e índios, convenientemente arregimentados e insuflados pelos fazedores do caos, quando já bem próximos de Boa Vista.Tudo venceram, com bravura e valor!

O texto do anexo é o do discurso que proferi na Universidade Catedral, em Boa Vista. É um brado de chamada ao patriotismo responsável dos verdadeiros brasileiros.

Peço que o difundam por suas listas de e-mail. Não podemos permitir que o Brasil seja esquartejado!

Em Pacaraima, ponto final da Marcha, juntei minha voz à de outros patriotas, em improviso emocionado e muito bem recebido pela população e seus líderes, que lá são a guarda avançada do Brasil e que lotavam o Ginásio de Esportes municipal, e pelos integrantes da carreata, em defesa da soberania, da integridade do patrimônio nacional, de todos os Objetivos Nacionais, do Bem Comum!

No portentoso ambiente amazônico, ressoou, com a força do trovão da floresta, o brado heróico trazido pela Marcha, nas laterais de suas viaturas, honradas pelas cores da Bandeira, que tremulava, invicta, nas antenas dos carros, e nos corações daqueles dignos descendentes dos bandeirantes e pioneiros: "ACORDA, BRASIL! A AMAZÔNIA É NOSSA!"

Ao final, elaboramos a CARTA DE PACARAIMA, para ser difundida a todo o Brasil, baseada na verdade de que "A AMAZÔNIA É BRASIL E DE TODOS OS BRASILEIROS".

Não podemos continuar inertes diante do conluio que ameaça a integridade da Pátria! É preciso reforçar um grande movimento nacional contra as forças anti-nacionais!

ACORDA BRASIL!

Um grande abraço do

Sergio Tasso de Aquino

***

BRASIL SOBERANO

VAlte(Ref) Sergio Tasso Vásquez de Aquino



“Incorporando-me à Marinha Brasileira, prometo(...) dedicar-me inteiramente ao serviço da Pátria, cuja honra, integridade e instituições defenderei com o sacrifício da própria vida”. Esse juramento solene, proferi-o diante da Bandeira Nacional, em 11 de junho de 1954, na Escola Naval, e tem sido compromisso de toda a minha vida. Repito-o neste instante, com toda a alma!

Juramentos semelhantes têm sido feitos, ao longo da História e até o dia de hoje, por todos os militares do Brasil e pelos reservistas das Forças Armadas, apenas alternando as expressões “Marinha Brasileira”, “Exército Brasileiro”,”Força Aérea Brasileira”, conforme os casos.

Os militares do Brasil são os defensores da Pátria e da sua soberania, os garantidores da sua independência e da integridade do patrimônio nacional, e os responsáveis maiores por sua segurança, embora esta seja tarefa a ser compartilhada por todos os cidadãos.

As Forças Armadas não são guardas pretorianas de governantes, nem milícias de governos, nem apenas instrumentos de coação do Estado, mas sim servidoras e defensoras da Nação Brasileira, a cuja realização dos Objetivos Permanentes subordinam sua existência, põem à disposição seu gládio e o uso da violência, que é seu apanágio, se e quando necessário. Por isso, são as orgulhosas Forças Armadas Nacionais!

A partir de 1990, um vento de loucura, diabólica e deliberadamente concebido e fomentado, vem varrendo nossa sociedade, atingindo os fundamentos básicos da nacionalidade – Homem, Terra e Instituições – e relegando à desimportância valores, costumes e tradições que sempre nos caracterizaram como brasileiros, um povo único e capaz de grandes feitos. Tudo se vai deteriorando e tornando relativo, mesmo os conceitos de justiça, ética, paz, democracia, e cunhas e divisões se vão, de propósito, plantando numa civilização que sempre foi considerada abençoada, exatamente por ser modelo de harmonia e de fraterno entendimento entre os distintos. Invejados pelo mundo, construíamos uma civilização que era a radiosa promessa para o amanhã, irmanados por aquilo que nos distinguia, destacava e unia: éramos, todos e apenas, Brasileiros!

Os governos do Brasil, ao longo da História e como era natural, sempre colocaram o interesse nacional em primeiro lugar. O mesmo sempre têm feito os governos dos países mais fortes, os que maior influência exercem na arena internacional, a despeito de eventuais arranhões à imagem, antipatias e reações que tal atitude possa provocar. Estranha e infelizmente, porém, a partir de 1990 os sucessivos governos da República vêm cedendo a pressões externas, aceitando imposições e adotando medidas que acabam limitando a soberania e gerando fontes de intranqüilidade no presente e de insegurança para o futuro.

Casos emblemáticos são os da delimitação do chamado “território ianomâmi”, e demais terras que passaram a ser consideradas “indígenas” ou “quilombolas”, e da abertura do mercado nacional aos centros mundiais da usura. O resultado foi a crescente e descabida interferência externa em nossa vida nacional, fato jamais antes visto em nossa trajetória de país independente, e a subordinação crescente da política governamental aos centros mundiais de poder, estatais ou financeiro-econômicos, em detrimento das sólidas Política e Estratégia Nacionais que havíamos formulado ao longo dos tempos, e que nos conduziam ao encontro de glorioso porvir.

Um auge dessa situação negativa foi alcançado no governo FHC, com toda a sorte de concessões tendentes a “permitir o ingresso do País no Primeiro Mundo”, grande e perigosa ilusão adotada a partir do governo Collor. Assim se passou com o generalizado e ainda pouco claro “processo de privatização”, pelo qual importantes projetos estratégicos, concebidos, criados e desenvolvidos por brasileiros e com nossos recursos, para acelerar o crescimento nacional e aumentar os fatores nacionais de segurança num mundo marcado de conflitos, foram transferidos, a preço vil, a privilegiados “investidores” estrangeiros e nacionais, e muitas empresas estatais estratégicas, construídas também com o esforço e os recursos brasileiros, uma vez “privatizadas”, passaram ao controle de estatais estrangeiras! Acentuou-se, então, de forma dramática, o processo iniciado em 1990, deliberado e cumulativo, de enfraquecimento do Estado Nacional e de suas Forças Armadas, as quais passaram a ter cada vez mais diminuído seu papel na vida nacional e restringidos os recursos para aparelhamento e prontificação e para remuneração digna dos seus integrantes.

O danoso processo de apequenamento do Poder Nacional continua em andamento nos últimos anos, agravado pelas tintas ideológicas da adoção de uma renascida “experiência socialista” em âmbito sul-americano, comandada pelos governos esquerdistas da região, entre os quais se inclui o nosso, influenciados por Fidel Castro e sob a égide do chamado “Foro de São Paulo”, que tenta compensar a Queda do Muro de Berlim e o fim do império soviético. Na economia, continuam vigindo os ditames herdados do período anterior, o que “deixa bem” a situação com os centros capitalistas de poder, enseja fontes paralelas de recursos aos poderosos de plantão e mantém iludida a nação, sob a versão, amplamente difundida pela propaganda oficial e pela mídia aliada, e aceita pela maioria pouco crítica e esclarecida da população, de “prosperidade econômica generalizada”. Na política interna, porém, recrudesce e ganha forças o processo de estabelecimento de “nova ordem” baseada nos ensinamentos de Marx e Lênin, mas sob as roupagens mais atraentes, eficazes e fáceis de ser digeridas pelos desavisados, quase sem sentir, de Gramsci! Na política externa, sucessivos e constrangedores episódios têm demonstrado maiores consideração e apoio aos interesses dos parceiros ideológicos externos, do que aos interesses e direitos do Brasil e dos seus nacionais! E as Forças Armadas permanecem sob ataque revanchista, cada vez mais ampliado, contidas, desprovidas dos recursos essenciais ao cumprimento de sua nobre e imprescindível missão, sofrendo em silêncio seu próprio calvário e o da nação esquartejada...

A violência crescente dos criminosos comuns contra os cidadãos é uma praga nacional, gravíssima nas grandes cidades, sem solução à vista. Soma-se a isso a agitação, de cunho político-ideológico, que se estende orquestrada e ciclicamente por todo o país, através das ações criminosas dos chamados “movimentos sociais”, MST e congêneres à frente, nas cidades e no campo, toleradas e mesmo incentivadas por quem tem o dever constitucional de as coibir. Tudo se processa como se vivêssemos situações e episódios de autêntico terrorismo guerrilheiro!

Dando palpites indevidos e de má-fé, porque subordinadas aos interesses ocultos a que servem, sobre assuntos amazônicos e outros, de exclusiva alçada e responsabilidade do País, proliferam, aos milhares e com ampla liberdade de ação, as chamadas ONGs, grande parte das quais estrangeiras e financiadas de fora, em ação paralela e coordenada com as “nacionais”, a maioria das quais recebe subvenção do Estado. Animam-se todas a imiscuirem-se nos assuntos nacionais, a dizerem-nos o que fazer e não fazer e a cobrarem, ruidosamente, obediência às suas ordens!

Assim, também em decorrência desse suspeito proselitismo, vão aumentando geométricamente as “áreas indígenas demarcadas”, cujas superfícies gigantescas e limites, inclusive na faixa de fronteira, são definidos por pequenos grupos de burocratas, reunidos a portas fechadas, sem auscultar os legítimos interesses nacionais, nem ouvir a opinião da Nação, nem mesmo dos seus representantes! Coincidentemente, grande parte delas assenta-se sobre a mais rica província mineral da Terra, plena de recursos raros, alguns dos quais somente aqui encontrados, e extremamente cobiçados pelos poderes internacionais e transnacionais.

Segundo relatos extensamente repetidos, existem já vastas regiões em que brasileiros são proibidos de entrar, na Amazônia Brasileira! E o canhestro e estranho, injustificável voto da diplomacia brasileira na ONU, em setembro do ano passado, se não corrigido e anulado, cria o risco de possíveis secessões no futuro, num país gigantesco cuja grande e invejada característica sempre foi o da unidade nacional, pelo estabelecimento de “nações indígenas” retiradas do território pátrio, a virem a ser reconhecidas internacionalmente pelos centros de poder que as vêm fomentando, para satisfação de seus próprios interesses e apetites sobre tão rica região!

Estamos, aqui e agora, para bradar, aos quatro ventos, nossa fidelidade, visceral e sem limites, ao Brasil Soberano e Senhor dos seus destinos! Sem aceitar interferências indevidas de quem quer que seja, convidamos os brasileiros a cerrar fileiras em torno do Brasil, para voltamos a construir nosso destino de grandeza, com a graça de Deus e o nosso esforço de patriotas!

O grande Projeto Nacional, que com tanta justiça e há tanto tempo acalentávamos, de uma Pátria dadivosa, fraterna e justa para todos os seus filhos, tão citado e conhecido como o “País do Futuro”, não é um sonho inalcançável, mas sim, se quisermos, realidade palpável, ao alcance das mãos e do nosso trabalho continuado, honrado e bem orientado!

Vamos unir nossos esforços, militares e civis, por todos os rincões do nosso Brasil Amado, e cumprir nosso dever de patriotas! Atendendo à exortação da Sabedoria Divina, que cada um doe os seus talentos – morais, espirituais, intelectuais, físicos, financeiro-econômicos - em benefício de todos e sem coisa alguma esperar em troca. Quem mais tiver para oferecer, que abra mais seu coração, mas que todos participemos da grande obra de redenção nacional. Ninguém é tão pobre, que nada tenha a ofertar, nem tão rico que nada tenha a receber!

Voltemos a buscar o Bem Comum, a procurar alcançar os Objetivos Nacionais Permanentes – soberania, integridade do patrimônio nacional, integração nacional, democracia, progresso e paz social – num ambiente de fraternidade sadia, de Segurança e Desenvolvimento, de Ordem e de Progresso. Isso é responsabilidade de todos nós, que nos orgulhamos de ser brasileiros, filhos desta Terra abençoada e dotados de fiel e dedicado coração verde- amarelo-azul-e-branco. Por isso, não traímos, não vendemos o Brasil, nem nos vendemos!

“Acautelai-vos dos falsos profetas, que vêm a vós como lobos rapaces vestidos em peles de cordeiro”. Num ambiente de profunda desorganização ética e moral como o que vivemos, a mentira torna-se arma política de uso permanente, para semear confusão e divisão nas almas e inverter e perverter crenças e lealdades. É preciso vigiar e estar atentos, e jamais perder de vista o BEM e por ele lutar! A grandeza soberana do Brasil, o aproveitamento dos incomparáveis recursos de nossa terra para benefício de todos os brasileiros e a felicidade do nosso povo devem orientar nosso pensamento e nossa ação.

Olhares cobiçosos voltam-se para a Amazônia e projetos espúrios de assalto ao poder rondam o Brasil. Em sinistra simbiose, promovida por seus agentes mancomunados, a pinça internacionalista do capitalismo sem pátria e da mais ultrapassada ideologia de esquerda radical manobra nas trevas, para ameaçar o futuro da Pátria. Fiquemos de pé, com coragem e determinação, prontos a “combater o bom combate”, em todas as frentes, formas e modalidades, pela Terra de Santa Cruz!

A programada destruição da base ética e moral da sociedade, o endeusamento de falsos líderes, o crime, a corrupção, a violência e a impunidade que se espraiam, o repetido mau exemplo das pessoas que detêm o poder, o desprezo pela população, usada como massa de manobra, a aparente apatia de quem teria o dever de reagir ao mal que se espalha, a falta sentida de lideranças e de bons exemplos, vão conduzindo segmentos cada vez maiores do povo à desilusão, à descrença , à desesperança e à perigosa alienação. Impõe-se vigorosa e pronta reação das pessoas de bem!

Sem jactância, voltemos às raízes de nossa alma brasileira, para tornar a construir a grande civilização dos trópicos, exemplo para o mundo, capaz de ser poderosa, mas sem hegemonismo. Subserviência e tibieza, porém, jamais!

Esta portentosa Amazônia Brasileira é nossa, pela garra, pelo valor e pela bravura dos heróicos ancestrais, portugueses e brasileiros, que a penetraram, desbravaram e conquistaram. Custou-nos sacrifício, suor, lutas e sangue, e suas fronteiras – que nos cumpre guardar, proteger e defender - foram demarcadas e estão internacionalmente reconhecidas, graças ao talento diplomático, à cuidadosa, alentada pesquisa histórica e geográfica de brasileiros ilustres, que produziram resultados irretorquíveis e aceitos universalmente. Todos esses heróis da guerra e da paz, com justa razão, são venerados, celebrados e eternizados no seio da nossa História e na memória dos concidadãos.

As inigualáveis riquezas da terra, do subsolo, da água, da biodiversidade são patrimônio dos brasileiros, de todos eles, os cento e oitenta milhões de hoje e todos os demais, dos tempos que hão de vir, e não apenas de pequenos grupos ou facções. De estrangeiros, nunca!

O Brasil é muito maior que os males terriveis que hoje nos assolam, e a solução só depende de nós! Confiemos na Graça de Deus e em nós mesmos, para libertar o País das sombras do atraso que sobre nós, momentaneamente, se abateram! Nossa fé, nossa união, nosso esforço de grande povo serão abençoados, e o Sol da Esperança voltará a brilhar sobre a Terra Amada!

Repetindo o bravo índio do sul, na sua heróica resposta à ameaça de invasão do seu território, elevo meu brado ao mundo e à consciência cívica dos meus concidadãos, de todas as latitudes e longitudes, aos civis comprometidos com o Brasil e aos militares do juramento à Bandeira, esperando que encontre forte eco e pronta resposta: “Esta terra, esta Amazônia Brasileira tem dono!”

E os donos, mercê de Deus, “à força do Direito ou do Canhão”, somos nós, os brasileiros!


TUDO PELA PÁTRIA!

VIVA O BRASIL!


Rio de Janeiro, RJ, 31 de julho de 2008.

(Discurso proferido na Universidade Catedral, Boa Vista, RR, 15 de agosto de 2008).


Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui