Usina de Letras
Usina de Letras
64 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62240 )

Cartas ( 21334)

Contos (13264)

Cordel (10450)

Cronicas (22537)

Discursos (3239)

Ensaios - (10368)

Erótico (13570)

Frases (50639)

Humor (20031)

Infantil (5436)

Infanto Juvenil (4769)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140810)

Redação (3307)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6194)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->LER É UMA QUESTÃO DE SOBREVIVÊNCIA -- 27/11/2001 - 22:03 (Felipe Cerquize) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
A leitura é um hábito que se adquire ao longo da vida. Quem lê quer ler mais e, desta maneira, o hábito torna-se uma necessidade. Antes de tudo,é preciso que, durante a nossa formação, apareçam pessoas que nos orientem para tal. Mestres que nos exercitem, escritores que sejam espontàneos na intenção de divulgar um livro, grupos capazes de criar círculos literários. É preciso criar caminhos que despertem a curiosidade do homem comum. É preciso que o Estado vença a inércia que mantém um índice de analfabetismo tão grande em nosso país. É preciso ter muita vontade para que haja o bem-estar coletivo. Não podemos mais admitir que conjunturas político-regionais criem bolsões com ignorantes, que, por estarem nessa condição, não fazem a menor idéia do real motivo que os levou à situação em que se encontram.

O atleta que faz exercícios físicos diariamente sente vontade de fazer mais. Isto é biologicamente explicado pelos estímulos hormonais que ocorrem dentro do corpo. Talvez, de maneira semelhante, aconteça a voracidade de um leitor assíduo: quando termina de ler um livro, quer ler outro. A cultura também é um exercício auto-estimulado, pois as pessoas que conseguem um certo grau de conhecimento, naturalmente vão querer saber mais. É uma espécie de alimentação da alma e da mente que acaba refletindo na saúde do próprio corpo.

Afinal de contas, qual é o diagnóstico para toda essa carência literária em que a maioria se encontra ? Eu arriscaria dizer que faltam estruturas planejadas para disseminar a educação e a cultura de forma contundente. Muitas vezes, falta também o dinheiro para que belos projetos culturais saiam das gavetas e sigam para as cabeças que tanto necessitam deles. Na verdade, pela própria desvalorização concebida no seio de nossa sociedade, a boa leitura é um artigo barato, com mais oferta do que procura.

Diante de todos esses fatos, não devemos nos acanhar. Pelo contrário, temos mais é que colocar a boca no mundo e avisar aos menos atentos sobre as oportunidades que deixaram de ter quando, por preguiça ou por falta de orientação, desprezaram o conhecimento que uma boa leitura poderia lhes proporcionar.


Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui