Usina de Letras
Usina de Letras
237 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62152 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10448)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10339)

Erótico (13567)

Frases (50554)

Humor (20023)

Infantil (5418)

Infanto Juvenil (4750)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140788)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6177)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Cidadania é Liberdade em Companhia -- 19/03/2005 - 18:30 (Maria Augusta Camargo Schimidt) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos




Cidadania é liberdade em companhia

Mas liberdade social não significa apenas ausência de constrangimentos e sim a possibilidade de empreendermos uma ação.



(Coletânea do Saber)





Projeto de Pesquisa

Cidadania na Escola

Apresentação:

Respeito é Fundamental

(Dra. Stela Borghi Bertin –Secretária Municipal da Cidadania/1997 a 1998 / Prefeitura Municipal de Campinas)



O respeito pelos outros nasce do respeito por si mesmo.

Aquele que desenvolve atitudes de respeito pelo eu, pelos outros e pelo meio ambiente, aquele que reconhece seu valor e confia em si, aquele que sabe que respeito é um estado de consciência, aquele que percebe o valor de todas as coisas,

Aquele então, está praticando a cidadania.



Justificativa:

A crise socioeconômica que vivemos atualmente tem como uma de suas causas principais as mudanças sociais ocorridas bruscamente.

A industrialização e suas conseqüências e o avanço da tecnologia e da ciência são fatores presentes direta e indiretamente no nosso dia a dia, afetando a família brasileira que passa por mudanças sociais, afetivas e emocionais.

Podemos afirmar que dependendo dos recursos disponíveis para o atendimento das necessidades expressas ou sentidas em maior ou menor grau em relação ao meio ambiente onde a família está inserida, desenvolvemos mais facilmente um processo de restabelecimento da ordem social isto porque quando a sociedade dispõe de recursos tanto na escola como na saúde e em todos os outros seguimentos de sua vida, torna-se mais fácil a adaptação no meio em que está inserida.

Assim sendo, podemos afirmar que um dos maiores desafios da vida é descobrir como viver com responsabilidade e respeito, ou seja, viver com cidadania.

A escola tem um papel muito importante no exercício da cidadania, pois além de ser como a nossa segunda casa, a vida que levamos na escola é como uma segunda vida, cheia de descobertas e desafios.

O aluno sofre influencia da escola assim como exerce influencia sobre ela. Seu comportamento, sua cultura, sua consciência e seus atos, influenciam no desenvolvimento geral da comunidade escolar e familiar. Tudo que o aluno aprende na escola, ele acaba levando para casa e de alguma forma, passando para os pais, irmãos etc.

Assim como, se o aluno vem para a escola desestimulado, sem regras e normas, desconhecendo seus direitos e deveres, acaba por transmitir essa insegurança aos colegas mais próximos. Cabe então ao professor e à escola, introduzir as normas e regras necessárias para o bom desempenho dessa criança fazendo valer então a idéia de que a escola exerce influencia assim como sofre influencia do o aluno.

Se o aluno desconhece seus direitos, pode deixar de exercer coisas importantes na comunidade onde convive com pessoas de todas as raças, idade, religiões e profissões.

“Saber respeitar é viver bem com todos, é uma arte e é exercer a cidadania”. (Coletânea do Saber/Augusta Schimidt)



Ojetivo Geral:



Através do processo educativo, verifica-se a integração do indivíduo na sociedade. Processo este que ocorre de maneira continua e permanente cujo objetivo fundamental é a troca de experiências entre indivíduos.

Perceber as noções de cidadania presentes na cultura escolar da EE Dona Valentina Silva de Oliveira Figueiredo.



Objetivo Específico:

Ø Verificar se existe nos alunos o sentimento de confiança em suas capacidades afetivas, física, cognitiva, ética, estética, de inter-relação pessoal e de inserção social para agir com perseverança em busca de conhecimentos e no exercício da cidadania.

Ø Refletir criticamente sobre as normas morais, buscando legitimidade na realização do seu bem comum.

Ø Salientar as reais possibilidades dos alunos, através de um ambiente escolar estimulante e desafiador que aguce a curiosidade para o conhecimento do mundo em que vive.

Ø Compreender a vida escolar como participação no espaço público, utilizando os conhecimentos adquiridos na construção de uma sociedade democrática.

Ø Verificar se existe atitude de respeito pelas diferenças entre as pessoas repudiando as injustiças e discriminações.

Ø Valorizar e empregar diálogo como forma de esclarecer conflitos e tomar decisões coletivas.



Metodologia:



Considerando a educação como um processo onde se trabalha a valorização do aluno, buscamos analisar através desta pesquisa na EE Dona Valentina Figueiredo, se existe a valorização da realidade dos alunos e como é feito o conhecimento dessa realidade e, sobretudo se existe o direito à cidadania que cada um deve exercer (aluno-escola-familia).

Como método de pesquisa, utilizarei a metodologia da História Oral para realizar entrevistas qualitativas, que sirvam de fontes de pesquisa para a monografia bem como realizarei uma observação participativa na escola Dona Valentina acerca da presença de noções de cidadania em sua cultura escolar.

Nesse sentido, também realizarei leitura de bibliografia específica sobre a temática, com a finalidade de orientar a pesquisa de campo e posterior redação da monografia.





Bibliografia



Freire, Paulo: Educação como prática da liberdade, ed. Paz e Terra – Rio de Janeiro, 1999 – Brasil.



Freire, Paulo: Pedagogia da Autonomia, ed. Paz e Terra – Rio de Janeiro, 1996 – Brasil.



Schimidt Augusta: Coletânea do Saber, não editado – Campinas SP – 2001. – Brasil



Paula, Paulo Afonso Garrido de A educação como direito.



Kruppa, Sonia M. Portella; Sociologia da Educação, Ed. Cortez (Coleção Magistério), 2º grau, São Paulo, 1994.



Freitag, Bárbara; Escola, Estado e Sociedade 4º Ed, Editora Morais, São Paulo, 1996.



Catão, Francisco, A pedagogia ética. Ed. Vozes – Petrópolis, Rio de Janeiro – 1995.



Melo, Zuleide de Faria de Neoliberalismo e Educação, In Revista de Educação AEC, ano 25 nº 100, Associação de Educação Católica do Brasil, Rio de Janeiro – 1996.















Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui