Usina de Letras
Usina de Letras
142 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62072 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10301)

Erótico (13562)

Frases (50478)

Humor (20016)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6163)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Relatório : Cidadania na Escola -- 19/03/2005 - 18:23 (Maria Augusta Camargo Schimidt) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Cidadania na Escola foi a temática escolhida para buscar subsídios para responder se o conhecimento da realidade do educando é importante no trabalho pedagógico desenvolvido pelo professor. E sendo importante, quais os caminhos que o professor tem que percorrer para conhecer esta realidade e quais os valores que são atribuídos a ela.

Pesquisas foram feitas ao longo do curso, visando situar a escola no contexto histórico, político e social, analisando valores que a escola traz e suas influencias no sentido tanto da alienação como na libertação de idéias.

Durante o trabalho realizado, busquei tratar o professor como verdadeiro profissional da educação, dando importância ao seu papel, mostrando como seria um profissional comprometido com a educação. Busquei ainda analisar o aluno como um ser não passivo, onde se deposita conhecimento, mas apresentar um aluno ativo, um ser histórico e social, dando-lhe importância através da valorização de sua história.

Da pesquisa consta ainda dados coletados através de entrevista que realizei com alunas do curso de magistério, analisando se os conteúdos aprendidos têm relação e sentido com a realidade dos alunos, analisando ainda os professores do curso de magistério, sua formação e os aspectos negativos e positivos do curso.

Constatei que respeito é fundamental. O respeito pelos outros nasce do respeito por si mesmo.

Aquele que desenvolve atitudes de respeito pelo eu, pelos outros e pelo meio ambiente, aquele que reconhece seu valor e confia em si, aquele que sabe que respeito é um estado de consciência, aquele que percebe o valor de todas as coisas,

Aquele então, está praticando a cidadania. (Dra. Stela Borghi Bertin – Secretária Municipal da Cidadania – 1998)

A escola tem um papel muito importante no exercício da cidadania, pois além de ser como a nossa segunda casa, a vida que levamos na escola é como uma segunda vida, cheia de descobertas e desafios.

O aluno sofre influencia da escola assim como exerce influencia sobre ela. Seu comportamento, sua cultura, sua consciência e seus atos, influenciam no desenvolvimento geral da comunidade escolar e familiar. Tudo que o aluno aprende na escola, ele acaba levando para casa e de alguma forma, passando para os pais, irmãos etc.

Assim como, se o aluno vem para a escola desestimulado, sem regras e normas, desconhecendo seus direitos e deveres, acaba por transmitir essa insegurança aos colegas mais próximos. Cabe então ao professor e à escola, introduzir as normas e regras necessárias para o bom desempenho dessa criança fazendo valer então a idéia de que a escola exerce influencia assim como sofre influencia do aluno.

Se o aluno desconhece seus direitos, pode deixar de exercer coisas importantes na comunidade onde convive com pessoas de todas as raças, idade, religiões e profissões.

“Saber respeitar é viver bem com todos, é uma arte e é exercer a cidadania”.

Considerando a educação como um processo onde se trabalha a valorização do aluno, busquei analisar através desta pesquisa na EE Dona Valentina Figueiredo, se existe a valorização da realidade dos alunos e como é feito o conhecimento dessa realidade e, sobretudo se existe o direito à cidadania que cada um deve exercer (aluno-escola-familia).

Como método de pesquisa, utilizei a metodologia da História Oral para realizar entrevistas qualitativas, que serviram de fontes de pesquisa para a monografia bem como realizei uma observação participativa na escola Dona Valentina acerca da presença de noções de cidadania em sua cultura escolar.

Sendo assim, este trabalho é importante no sentido de levar o leitor a refletir sobre a profissão professor, ou seja, uma profissão verdadeiramente comprometida com o social e imbuída de amor e dedicação.

Os autores pesquisados para a realização deste trabalho foram:

Paulo Freire, Francisco Catão, Bárbara Freitag, Zuleide Faria de Mello, Paolo Nozela, Dalila Andrade Oliveira.



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui