Usina de Letras
Usina de Letras
125 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62161 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22530)

Discursos (3238)

Ensaios - (10347)

Erótico (13567)

Frases (50573)

Humor (20027)

Infantil (5422)

Infanto Juvenil (4752)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140790)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6182)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Cidadania na Escola -- 19/03/2005 - 18:18 (Maria Augusta Camargo Schimidt) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
O processo educativo que busca a integração do indivíduo na sociedade é chamado de socialização e este processo ocorre através da construção e troca entre ser humano e grupo social.

Seria impossível falar do papel social e real da escola sem antes falar da atual realidade social neoliberalista, isto porque a escola fazendo parte da sociedade sofre conseqüências das relações capitalistas presentes na sociedade.

Neste caso, a escola acaba por isolar-se da sociedade, parecendo que tudo permanece no mundo das idéias e não do real.

A escola por ser uma instituição social vive em constante mudança política e social.

A escola exerce um papel importante na implantação das idéias capitalistas, pois tem grande aceitação conservadora das idéias liberais, fazendo parte e sendo influencia determinante da sociedade.

O professor tem grande responsabilidade na formação critica dos educandos, pois é o intermediador entre conhecimento, aluno e realidade social.

A leitura critica busca um ensino crítico, pois entende o conteúdo como algo inacabado, através da leitura critica o professor pode reescrever o mundo no sentido de transformá-lo.

Neste sentido, união, respeito e reflexão são três palavras chaves para a liberdade tranqüila na prática reflexiva dos professores onde o objetivo primordial é respeitar as necessidades e aspirações do educando através da afetividade entre professores e aluno.

Vale ressaltar aqui que a desvalorização da carreira do magistério é um fato que se contrapõe à retórica dos discursos políticos sobre educação como prioridade nacional. A racional, eficiente, moderna e democrática produção da escolarização ainda está no ostracismo. Pensando na valorização do processo de humanização da escola, busca-se abordar o verdadeiro sentido da existência humana, conhecendo cada história do aluno que se ensina, valorizando o aluno como ser histórico e social, através do conhecimento de sua realidade.

Este tipo de escola que Paulo Freire propõe, seria uma escola publica alegre,democrática e principalmente competente. Escola que tem como característica a busca da cidadania centralizada entre direitos e deveres, dever de ensinar e direito de ter subsídios governamentais para aquisição de condições favoráveis de trabalho, melhores salários para os profissionais da educação.

Os professores que apresentarem um método como a “salvação da educação”e não se interessarem pela realidade de seus alunos não assumem a educação de forma dinâmica, critica e histórica.

Neste momento, observe como seria diferente se o professor lesse apenas o histórico escolar dos alunos e ao entrar no primeiro dia de aula mostrasse que já conhecia aqueles alunos. Com certeza, ler o histórico não seria o suficiente para o conhecimento da realidade, como no caso ouvir a história oral dos alunos.

A pratica de construção coletiva do conhecimento pode se dar além da historia oral, através de textos trazidos, experiências vividas pelos alunos, pesquisas, relatos, participação social, onde pratica e teoria articulam-se para a construção do conhecimento.





Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui