Usina de Letras
Usina de Letras
149 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62225 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22536)

Discursos (3238)

Ensaios - (10364)

Erótico (13569)

Frases (50620)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140803)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6190)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Crime e castigo(com licença de Dostoiewsky) -- 18/03/2005 - 17:55 (Geraldo Lyra) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Diz-se que "O Direito é como o ar, a que só damos valor quando sentimos-lhe a falta."

Imagine-se sobre a assertiva acima e avalie-se o valor do Direito, que é por demais conhecido de advogados, promotores e juízes (principalmente), por ser uma constante em suas vidas.

Então, no que diz respeito à Criminologia, com tantos casos de violência em todo País, os advogados especialistas em Direito Penal, juízes, promotores e peritos criminais, são os que mais lidam com a matéria e sabem ser o crime um desperdício para a vítima e seus familiares; uma perda de tempo e prejuízo para o sistema punitivo, desde o inqüerito policial à ouvida em Juízo de acusados e testemunhas,etc., até o julgamento. Ou seja, é uma perda, em todo sentido, para a comunidade, porque, de fato, "o crime não compensa"...

Mas, se assim é, por que um ex-juiz, como o de Sobral-CE, tira a vida de um pai de família que tinha a idade de ser seu filho, só porque este - depois de um dia de trabalho ... - impede-lhe a entrada no Supermercado Lagoa, alegando, com propriedade, que já estava fechando? Por que a ira contra um humilde servidor, quando poderia ter procurado o patrão dele, para fazer sua queixa(mesmo improcedente...)

Foi uma pena que o vigilante tenha sido morto por motivo banal!

E uma pena, também, que um homem culto, que chegou ao posto de Juiz de Direito de importante comarca cearense, tenha cometido um ato tão cruel, que o condena perante a opinião pública, independente de ser ou não réu primário!

No mundo de violência em que vivemos (ou sobrevivemos?), um Magistrado, "data venia", deve dar, sempre, bom exemplo, fazendo-se respeitar pela conduta equilibrada que se exige de um homem da Lei, e não agir como um marginal, um assassino perverso , que não quis ouvir o pedido de clemência da vítima - "Não me mate!"(dito por testemunha na tevê), e dispara a sua arma a queima-roupa, atingindo-a na nuca, com um só tiro mortal!

Que mau exemplo, "seu" Percy! Que contribuição para o aumento da violência! No seu íntimo, o senhor acha que agiu certo? Que deve ser aposentado e sair impune?
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui