Usina de Letras
Usina de Letras
217 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62152 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10448)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10339)

Erótico (13567)

Frases (50554)

Humor (20023)

Infantil (5418)

Infanto Juvenil (4750)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140785)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6176)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->PARÁBOLA DO FILHO PRÓDIGO -- 17/03/2005 - 23:46 (Luis Gonçalves) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Parábola do Filho Pródigo

Luís Gonçalves

Com a ida das moças para as mesas dos bares houve uma remodelagem completa do segmento. Algumas, eu acredito, foram bastante importantes para o setor.

A comunicação melhorou e houve um avanço significativo de forma geral. Aqueles modos chulos e despojados foram empurrados contra o muro e ali grudaram.

Na verdade o próprio bêbado profissional, aquele que realmente curte a cachacinha nossa de cada dia, por devoção, sofreu uma remodelagem completa: tornou-se intelectual, prosador, e deveras boêmio.

Legal! Isso se refletiu no atendimento do balcão. Eu não suportava mais aqueles copos de cachaça com dois dedos de fundo. Se o cara não estivesse bem preparado ele caía no quinto só com o peso do copo. Aquilo era uma gozação de gente baixa, sinceramente!

A moçada de saia justa e calça jeans optaram pela tulipa do tipo vidro fino. Interessante.

A maior extravagância que a turma do copinho pé de chumbo cometia, era um limão para espantar a mosca da beira do copo. As minas tomam de tudo e com tudo: com refri, energético, bolado e outros detalhes modernos. Ficou fácil, né?

Pior! Os bares não são mais os mesmo. Acabaram aqueles ambientes escuros, secretos, na penumbra de quem não tem o que fazer. Agora a coisa foi para a calçada. É lá que a bebedeira se arranja. Daí para melhor.

Melhorou pra caramba! Ninguém é mais jogado porta á fora. O máximo que pode acontecer é o cara escorregar da cadeira e deparar com a sarjeta pelo pau da cara. Tudo bem!, faz parte. Mas e daí? Pelo menos não foi chutado. O que é chato é a agressão.

Porém, tem um pequeno detalhe que eu não consigo engolir, essa história da galera querer reduzir tudo ao: fdp, tomar no nariz, ou coisa do gênero; só para ser elegante, me causa náusea.

Se você não pode ir num bar e tomar uma pinga pura daquelas que entorta até a noção do tempo; xingar a mãe, a sogra do seu vizinho com palavrões da largura da alma, você vai fazer o quê?

Sacanagem! Isso é destruir uma cultura popular milenar. Pode parar.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui