Usina de Letras
Usina de Letras
47 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62282 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10386)

Erótico (13574)

Frases (50669)

Humor (20040)

Infantil (5457)

Infanto Juvenil (4780)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140818)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6208)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Frases-->Lembrando Rosa Luxemburgo -- 25/10/2006 - 15:38 (Félix Maier) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Rosa Luxemburgo

Rosa Luxemburgo, fundadora da Liga Spartakus Alemã (comunistas), foi assassinada em Janeiro de 1919 numa emboscada promovida pelo ministro social-democrata Gustav Noske.

Uma das mais conhecidas ideias (e ideal) de Rosa é que A LIBERDADE APENAS PARA OS PARTIDÁRIOS DO GOVERNO, SÓ PARA OS MEMBROS DE UM PARTIDO - POR MAIS QUE SEJAM - NÃO É LIBERDADE. A LIBERDADE É SEMPRE, PELO MENOS, A LIBERDADE DO QUE PENSA DE OUTRA FORMA. SEM ELEIÇÕES GERAIS, SEM UMA LIBERDADE DE IMPRENSA E DE REUNIÃO ILIMITADA, SEM UMA LUTA DE OPINIÃO LIVRE, A VIDA ACABA EM TODAS AS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS, VEGETA E A BUROCRACIA TORNA-SE O ÚNICO ELEMENTO ATIVO.

É bom que alguns auto-proclamados revolucionários reflitam isto e o que se passou na URSS com o surgimento do stalinismo, a eliminação da opinião contrária ou mesmo só crítica, a apropriação da totalidade do poder por burocratas/aparelho e a construção de um Estado amorfo que viria a ruir como um castelo de cartas.

ESSE TIPO DE TEORIA É PROCLAMADO CONTRA OS GOVERNOS CAPITALISTAS (TAMBÉM CHAMADAOS "NEO-LIBERAIS"), MAS QUANDO A LIBERDADE DE IMPRENSA E DE OPINIÃO COMEÇA A SER QUESTIONADA PELOS "REVOLUCIONÁRIOS" (vide problemas na VENEZUELA, ARGENTINA e no "Deitado em Berço Esplêndido" - fechamento de jornais e estações de rádio no Maranhão porque se manifestavam contra a Sra Roseana, filha do lulista desde criancinha Zé Sarney; retirada do ar e aplicação de multa em Arnaldo Jabor por criticar o atual governante; menos recentemente o fato de Boris Casoy ser defenestrado da Rede Record sob a ameaça de cortes de verbas governamentais para a empresa e outros tantos fatos), SERÁ QUE A TEORIA CONTINUA VÁLIDA??????


Obs.: Texto recebido de meu amigo Vargas, via e-mail (F.M.).





Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui