Usina de Letras
Usina de Letras
140 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62182 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22532)

Discursos (3238)

Ensaios - (10351)

Erótico (13567)

Frases (50584)

Humor (20028)

Infantil (5425)

Infanto Juvenil (4757)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140792)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6184)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->RICARDO NACIF - JORNAL UBÁ -- 09/03/2005 - 19:54 (J C Guimarães Martins) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos






Um adeus a Ricardo Njaim




Ricardo Nacif Njaim + 11/01/1950 a 27/02/2005 +




Filho de Paulo Salomão Njaim (tio Paulo) e Olga Nacif Njaim, Ricardo Nacif Njaim nasceu em 11 de janeiro de 1950, em Ubá. Os estudos primários foram concluídos no Externato Nossa Senhora do Carmo e os secundários na E.E. Raul Soares, em Ubá, e no Colégio dos Padres do Trabalho, em Conselheiro Lafaiete.



Graduou-se em Letras pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ubá e, posteriormente, em Direito, pelo Instituto Vianna Júnior, em Juiz de Fora. Professor, advogado e pesquisador nas áreas em que atuou, principalmente em Literatura e Ciências Jurídicas e Sociais, teve trabalhos produzidos para cursos de Mestrado e Doutorado. Como escritor, poeta e jornalista, colaborou em diversos órgãos de imprensa, inclusive em sites da Internet (vide www.usinadeletras.com.br e www.prefacio.net). Embora indicado para assumir uma cadeira na Academia Ubaense de Letras, Artes e Ciências, não chegou a tomar posse dela.



Além da própria língua materna, era conhecedor também de outros idiomas, como espanhol, italiano, francês, esperanto e inglês (este último, inclusive, chegou a lecionar por um bom tempo). No campo da arte popular, era conhecido ainda como excelente violonista e cantor.



Ricardo Njaim exerceu os cargos de diretor da E.E. Prof. Cícero Torres Galindo (Senador Firmino), foi presidente do PEAE (Programa Estadual de Alimentação Escolar (Região de Ubá), secretário municipal de Educação (Silveirânia e Ubá), além de delegado e presidente do Diretório de Ubá do Partido Popular Socialista (PPS).



Ele viajou por todo o Brasil e visitou cerca de 54 países para estudos, lazer, reconhecimento e pesquisas. Participou de diversas associações e entidades, no Brasil e no exterior.



Suas últimas funções foram a de Conselheiro da APP-MG (Associação dos Professores Públicos de Minas Gerais) e de professor das cadeiras de Português, Literatura e Inglês, na E.E. Senador Levindo Coelho, em sua terra natal.



Embora sempre alegre e brincalhão, Ricardo Nacif Njaim foi vítima de insidiosa moléstia, vindo a falecer na UTI do Hospital Albert Sabin, em Juiz de Fora, em 27 de fevereiro de 2005, deixando muitas saudades em seus irmãos Antônio (Toninho), Zeina (Zeni), Paulinho, Carla, Luiz Fernando (Tanando), seus cunhados, sobrinhos e primos, bem como em sua esposa, Marilda, e em todos os demais familiares, amigos, colegas e alunos, que tanto o admiraram em vida.



Por Vinícius Njaim Duarte

sobrinho de Njaim

Ubá, MG, 28 de fevereiro de 2005.






PUBLICADO EM "O NOTICIÁRIO" DE UBÁ
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui