Usina de Letras
Usina de Letras
64 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62192 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22534)

Discursos (3238)

Ensaios - (10352)

Erótico (13567)

Frases (50598)

Humor (20028)

Infantil (5426)

Infanto Juvenil (4759)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->O Imperialismo atraves dos Séculos -- 07/03/2005 - 12:10 (Antonio Jose Laurindo) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
O Imperialismo através dos Séculos



Desde os primórdios da civilização assistimos os constantes conflitos entre as nações mais desenvolvidas e as mais fracas, na luta pela expansão territorial e econômica.

O ser humano a partir do momento em que se organizou em comunidade e essas comunidades se transformaram em nações lançaram a luta para conquista e expansão de seus territórios,, foi assim que aconteceu com o Império Viking, o Império Persa, O Império Romano, O imperialismo Europeu, O Império Britânico, O Soviético e mais recentemente o Americano, todos com o mesmo objetivo e a mesma intenção, expansão territorial, domínio econômico e colonização dos povos.

A nossa nação é um exemplo típico e vivo desse domínio imperialista, já fomos colônia da Espanha, da França, da Grã Bretanha e Portugal, atualmente estamos sob o domínio do Império Americano como tantas outras nações.

A região onde hoje está localizado o Iraque, palco do mais recente conflito imperialista no mundo, impunhado pelo colonizador Americano George Busch, sob o pretexto de caça a Terrorista e de supostas armas químicas, já foi também em um passado distante palco de outras batalhas imperialistas não tão menos sangrentas, ali mesmo onde Jesus Cristo caminhou pelas areias do Deserto, onde um indivíduo não muito menos louco que Sadam Russein construiu a Torre de Babel e os jardins suspensos da Babilônia, já foi também região de disputas pelo fato de possuir naquela época um líquido maravilhoso que era capaz de tornar as terras do deserto tão férteis para produzir alimentos para toda aquela região faminta, coincidentemente é hoje disputada também pela nação mais poderosa do mundo, porque detém as maiores reservas de um outro liquido não menos valoroso que aquele de antigamente que é o ouro negro o Petróleo.

Passam-se os anos, viram-se os séculos e os milênios, as guerras continuam, as armas não são as mesmas, hoje são mais vorazes e mais destrutivas, mas também mais eficazes e certeiras, as vítimas continuam sendo as mesmas, “Os civis inocentes”, como também o objetivo das nações Imperialistas também os mesmos, “A expansão territorial, o domínio econômico e a demonstração de força” , certamente este imperialismo que aí está um dia irá sucumbir, outro irá sucede-lo e o ciclo continuará, porque o Ser Humano é movido pela sede de poder e de conquista e as nações Imperialistas são frutos dos desatinos de seus governantes.



Laurindo (direitos reservados)
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui