Usina de Letras
Usina de Letras
69 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62192 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22534)

Discursos (3238)

Ensaios - (10352)

Erótico (13567)

Frases (50598)

Humor (20028)

Infantil (5426)

Infanto Juvenil (4759)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Dançando o Tango em Ritmo de Samba -- 07/03/2005 - 11:56 (Antonio Jose Laurindo) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Dançando o Tango em Ritmo de Samba



Los Ermanos Argentinos com certeza jamais sonharam que um dia iriam passar por uma crise econômica tão aguda e tão desesperadora quanto esta que estão enfrentando, até pouco mais de uma década nós Brasileiros eramos temas de piadas e de chacotas nas casas de chá e nas reuniões dos nossos patrícios, devido nossos constantes planos econômicos para sairmos de uma inflação crônica que vitimou nosso País por anos e anos.

Como podemos esquecer quando ainda no auge do plano de equiparação Peso-Dolar, o então todo poderoso Ministro da Economia do governo Menen, Domingo Cavalo, vinha constantemente ao Brasil proferir palestras sobre o sucesso de seu plano em nosso País, a invasão de turistas argentinos nos estados do sul, era uma constante anos após anos, com os bolsos cheios de dólares e com uma economia supostamente forte e estável, eles os Argentinos faziam a festa comprando de tudo e hospedando-se em hotéis com diárias irrisórias para seus bolsos.

Podemos nos lembrar com clareza que no início dos anos oitenta a Argentina teve a ousadia e a coragem de declarar guerra contra a Inglaterra, uma das Potências mundiais para reivindicar a devolução das Ilhas Malvinas e até resistiu bravamente por mais de dois meses de uma sangrenta Batalha, foi uma demonstração de ousadia e força do então governo militar Argentino da época, mas também significou o início de um período de constantes instabilidades políticas no País.

Um País que tinha tudo para continuar sendo uma liderança consolidada na América Latina apesar de suas dimensões territoriais bem inferiores ao nosso, com certeza deverá amargar várias décadas para recuperar a falência sumariamente decretada.

Tanto a Argentina como o Brasil estão sofrendo hoje as conseqüências da repressão dos sucessivos governos militares que sufocaram o surgimento de novas lideranças políticas nos respectivos países, estando hoje a mercê de Políticos corruptos e ultrapassados, prova disso foi as sucessivas quedas de Presidentes em um curto espaço de tempo , a constante insatisfação social, e a falta de políticos identificados com o Povo e com o respaldo popular para assumir o poder.

Toda essa crise política e institucional que está se abatendo sobre o nosso maior parceiro econômico do Mercosul, com certeza irá respingar em nossa economia que aos poucos esta se reabilitando depois de sucessivos e fracassados planos econômicos.

Os papeis agora parecem estar se invertendo, hoje nosso Ministro da Economia, está sendo solicitado na Argentina para palestrar sobre a flexibilização cambial que trouxe ao nosso País uma relativa estabilidade econômica e um superávit em nossa balança comercial por vários meses sucessivos.

Finalmente estamos vendo que nem mesmo o ritmo do Tango Argentino, e nem tão pouco o fantasma de Evita Peron são capazes de abalar o nosso Samba.



Laurindo (direitos reservados)
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui