Usina de Letras
Usina de Letras
149 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62178 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22532)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50582)

Humor (20028)

Infantil (5425)

Infanto Juvenil (4757)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6183)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->BOLÍVIA NOVAMENTE CONVULSIONADA -- 07/03/2005 - 01:58 (Vitor Gomes Pinto) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
BOLIVIA NOVAMENTE CONVULSIONADA

Vitor Gomes Pinto

Escritor, analista internacional





Quando tudo parecia em calma, a Bolívia volta a cair numa trama de disputas políticas e econômicas que ameaça inviabilizar o governo de Carlos Mesa Gisbert e interromper de vez o longo processo democrático que, num raro intervalo histórico, perdura já há 22 anos.

Carlos Mesa é o vice-presidente que em outubro de 2003 assumiu o comando devido à renúncia forçada de Gonzalo Sánchez de Lozada, que não resistiu à pressão das greves e bloqueios das principais estradas do país, terminando por fugir para Miami. Carlos Mesa optou pela conversa, pela negociação, mas se perdeu ao levantar demandas reais e adormecidas que não tinha e não tem como atender. Primeiro, patrocinou eleições municipais pretendendo romper o domínio dos partidos tradicionais, criando duas novas instâncias de representação popular: as Agrupações Cidadãs e os Povos Indígenas, que proliferaram país afora (surgiram 400 em menos de dois meses); depois abriu o processo de uma nova Constituição que deveria estabelecer as bases da nova “Lei de Hicrocarburos”, onde se inclui o gás, a maior riqueza nacional. Para complicar ainda mais o processo, permitiu que a questão das autonomias estaduais viesse à tona (Santa Cruz chegou a declarar-se autônoma).

Rapidamente o presidente perdeu o comando. As organizações populares de El Alto, cidade-dormitório de 800 mil habitantes que está um pouco acima de La Paz e onde se situa o aeroporto, resolveram repetir as paralizações que haviam obtido sucesso com Lozada e bloquearam tudo de novo, desta feita querendo a retirada da empresa Águas de Illimani de propriedade francesa. Evo Morales, o político cocalero de Cochabamba, líder do MAS – Movimiento al Socialismo – e segundo colocado nas últimas eleições, por seu turno paralizou Cochabamba, a segunda cidade do país, cercando os poços de petróleo da região e obrigando seu fechamento. Entusiasmados, seus seguidores começaram a promover protestos de rua em outras importantes cidades, interrompendo rapidamente as atividades nacionais.

Para o Brasil, as preocupações são grandes. Afora o equilíbrio regional, tão ameaçado pelas situações da Colômbia e Venezuela, há o gás boliviano que já abastece boa parte das necessidades do nosso país. Diante do caos, Carlos Mesa foi à televisão ontem à noite e ofereceu sua renúncia para que o Parlamento opine se aceita ou se nomeia um substituto. Não há uma regra a este respeito e tanto podem assumir o presidente do Senado quanto o da Câmara ou o da Corte Suprema de Justiça. Os três costumam guerrear entre si, mantendo a confusão. Para o bem da Bolívia, espera-se que Mesa continue.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui