Usina de Letras
Usina de Letras
135 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62192 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22534)

Discursos (3238)

Ensaios - (10352)

Erótico (13567)

Frases (50598)

Humor (20028)

Infantil (5426)

Infanto Juvenil (4759)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->A Terceira Onda -- 05/03/2005 - 09:41 (Antonio Jose Laurindo) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
A Terceira Onda



O Capitalismo reina supremo, sem concorrente, sem fronteiras e sem nenhuma barreira hoje no mundo globalizado, a pouco mais de quarenta anos nosso mundo ou nossas fronteiras econômicas eram claramente definidas e divididas em dois blocos ou dois sistemas econômicos dominantes, O Capitalismo e o Socialismo, Capitalismo representado pelo Ocidente e Socialismo pelo Oriente, divisão essa fruto de duas grandes guerras e conflitos que acabaram dividindo o mundo em duas grandes facções, uma comandada pela URSS., e outra pelos Estados Unidos da América, foram décadas de uma corrida desenfreada por conquistas de território, de hegemonia mundial, até mesmo da Conquista do Espaço desconhecido, gastou-se Bilhares de Dólares para conquista do espaço, para se chegar a Lua, enquanto outras milhares de pessoas aqui mesmo na terra, eram desimadas, vítimas de guerras sangrentas e de fome, mas nos finais dos anos 80, o Socialismo já desgastado por guerras internas pela independência de um totalitarismo minoritário que acabou privilegiando uma minoria em detrimento da grande maioria, acabou sucumbindo. O ápice do fim do Socialismo culminou com a queda do muro de Berlim, unificando a Alemanha dividida pela Segunda grande guerra mundial, daí por diante sucedeu-se quase cinco anos de grandes mudanças no mundo com guerras e conflitos entre países que antes eram uma só nação, o mapa do mundo se redesenhou, hoje temos um só regime sem fronteiras, a globalização encurtou caminhos, derrubou barreiras, incentivou as imigrações ilegais, causou grandes desempregos com fechamento de grandes fábricas que migraram para outros centros com mão de obra mais barata, um fenômeno que as mais premiadas cabeças econômicas de plantão não previam e não imaginavam que acontecesse.

Hoje vemos em todas as grandes reuniões de cúpula dos Países ricos, os dominantes do mundo globalizado, protestos exacerbados por mais emprego, melhor distribuição de renda, melhor qualidade de vida, melhoria e preservação do meio ambiente, preço menor para o petróleo, fontes alternativas de energia, será que estaria surgindo aí uma Nova Ordem Mundial, um regime econômico que não seja tão selvagem quanto o Capitalismo e não tão contrastante quanto o Socialismo, acho que nem mesmo os líderes desses protestos pararam para pensar nessa hipótese, mas com certeza esses grandes protestos levarão nossos líderes a encontrar uma nova ordem econômica para esse mundo globalizado que estamos vivendo.



Laurindo (direitos reservados)
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui