Usina de Letras
Usina de Letras
126 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62164 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22530)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50574)

Humor (20027)

Infantil (5423)

Infanto Juvenil (4753)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6182)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Projeto Água -- 04/03/2005 - 19:22 (Maria Augusta Camargo Schimidt) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
I – Introdução:



E.E. Professor Norberto de Souza Pinto



Alunos Atendidos : 4ª Série

Duração : 15 dias

Período : Setembro / 2003



II – Objetivos:



Ø Reconhecer a importância da água na nossa vida

Ø Identificar a utilização adequada da água em nossa vida

Ø Reconhecer as situações em que a água é prejudicial à saúde

Ø Identificar os Direitos Universais da Água

Ø Identificar os estados físicos da água e sua utilização

Ø Reconhecer e aplicar os diversos cuidados higiênicos com a água

Ø Desenvolver a criatividade e imaginação

Ø Reconhecer a utilidade da água nas usinas hidrelétricas

Ø Desenvolver a atenção e o raciocínio

Ø Identificar a importância da água no corpo humano.





III - Desenvolvimento:



Ø Leitura de diferentes textos: informativos, literários, recreativos.

Ø Caça-palavras

Ø Poesia

Ø Pesquisas

Ø Atividades matemáticas

Ø Atividades com encartes

Ø Montagem de murais

Ø Confecção de cartazes

Ø Atividades ortográficas e gramaticais





IV – Justificativa



O tema escolhido, Projeto Água, permitiu um trabalho interdisciplinar, envolvendo conhecimentos de Português, Matemática e Ciências, Geografia introduzindo os temas transversais Saúde e Cidadania.







V – Culminância:



Excursão à Sanasa e Estação de Captação do Rio Atibaia







A Água e o Meio Ambiente





Os ambientalistas não se cansam de chamar a atenção dos governantes e principalmente da opinião publica para o descaso com que as gerações atuais tratam o planeta Terra que, na opinião de alguns, se tornará inabitável. Citam-se exemplos de civilizações e de cidades, outrora prosperas, que desapareceram, e em todos os exemplos o fator primordial foi a falta de água.

Nunca será demais repetir que 2/3 do corpo humano são constituídos por água; que 80% de nosso sangue é água; que a perda de 15% da taxa normal de água do organismo representa uma ameaça fatal à vida. E o mesmo se aplica aos paises e às cidades.

Todo povoado se instala inicialmente junto a uma fonte de água, geralmente um rio. Com o passar do tempo, com o aumento populacional e de habitações, ocorre a degradação das ribanceiras e a poluição da fonte hídrica, forçando os seus habitantes a buscar novos suprimentos de água pura em locais cada vez mais distantes e a desenvolver técnicas capazes de reproduzir o fenômeno da autodepuração natural das águas, mediante a qual todos os detritos orgânicos despejados nos rios se acabem decompondo por si próprios.

A poluição dos rios com toda a espécie de detritos principalmente os despejados pelas industrias, representa uma das grandes preocupações de todos os paises...

A proteção qualitativa e quantitativa da água é um dos problemas mais sérios que a comunhão internacional deve enfrentar. E a importância do problema é maior em alguns paises em desenvolvimento, onde a falta de liquido ou o mau aproveitamento dos recursos existentes, ligados a um aumento populacional, representam uma ameaça a sua sobrevivência.

(Geraldo Eulálio do Nascimento e Silva/ Jornal do Brasil – 20.5.1991)



Trabalhando com texto



1. Sobre o que os ambientalistas não se cansam em avisar?

2. Qual foi o fator principal do desaparecimento de muitas civilizações?

3. Complete abaixo de acordo com os dados do texto



__ Corpo Humano-__



Sangue_____



___ Perda de Água__





4. Procure o significado de:

Ø ambientalistas

Ø degradação

Ø hídrica

Ø autodepuração

Ø sobrevivência



5. Por que nos paises em desenvolvimento o problema da água se agrava?





6. Procure em jornais e ou revistas reportagens sobre poluição dos rios. Recorte, cole no caderno e faça um pequeno comentário.





7. Responda:

Ø Quais os estados Físicos da água?

Ø Quais as utilidades da água?

Ø Quais os perigos que a água traz?



A água também tem direitos



A água é o maior bem da natureza e sem ela não podemos viver. Apesar da Terra estar coberta em dois terços de sua superfície pela água, o homem não dá muito valor a ela. Para conscientizar a todos sobre a grande importância da água, foi criada a Declaração Universal dos Direitos da Água.



Artigo 1º - A água faz parte do patrimônio do planeta. Cada continente, cada povo, cada nação, cada região, cada cidade, cada cidadão é plenamente responsável aos olhos de todos.



Artigo 2º - A água é a seiva do nosso planeta. Ela é condição essencial de vida de todo ser vegetal, animal ou humano. Sem ela não poderíamos conceber como são a atmosfera, o clima, a vegetação, a cultura, a agricultura. O direito à água é um dos direitos fundamentais do ser humano: o direito à vida, tal qual é estipulado no Artigo 3º da Declaração Universal dos Direitos do Homem.



Artigo 3º - Os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados. Assim sendo, a água deve ser manipulada com racionalidade, precaução e parcimônia.



Artigo 4º - O equilíbrio e o futuro de nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos. Esses devem permanecer intactos e funcionando normalmente para garantir a continuidade da vida sobre a terra. Esse equilíbrio depende, em particular, da preservação dos mares e oceanos, por onde os ciclos começam.



Artigo 5º - A água não é somente uma herança de nossos predecessores; ela é sobretudo um empréstimo aos nossos sucessores. Sua proteção constitui uma necessidade vital, assim como uma obrigação moral do homem para com as gerações presentes e futuras.



Artigo 6º - A água não é uma doação gratuita da natureza; ela tem um valor econômico. Precisa-se saber que ela é, algumas vezes, rara e dispendiosa e que pode muito bem escassear em qualquer região do mundo.



Artigo 7º - A água não deve ser desperdiçada, nem poluída, nem envenenada. De maneira geral, sua utilização deve ser feita com consciência e discernimento, para que não chegue a uma situação de esgotamento ou de deterioração da qualidade das reservas atualmente disponíveis.



Artigo 8º - A utilização da água implica o respeito à lei. Sua proteção constitui uma obrigação jurídica para todo homem ou grupo social que a utiliza. Essa questão não deve ser ignorada nem pelo homem nem pelo estado.



Artigo 9º - A gestão da água impõe um equilíbrio entre os imperativos de sua proteção e as necessidades de origem econômica, sanitária e social.



Artigo 10º - O planejamento da gestão da água deve levar em conta a solidariedade e o consenso em razão de sua distribuição desigual sobre a Terra.

(Gurilandia)



Trabalhando com o texto



1. Qual a finalidade da Declaração Universal dos Direitos da Água?

2. De quantos artigos ele é composto?

3. Escreva em palavras os numerais abaixo

4. Qual é a sua opinião sobre a declaração Universal dos Direitos da Água?

5. Escolha um dos artigos da Declaração e crie um slogan sobre ele:

A importância da Água no nosso organismo



Pensando quimicamente, o corpo humano pode ser encarado como uma grande e complexa solução aquosa. A água representa nada menos que 60 % em media, do peso de um adulto. Os outros 40% são gorduras , proteínas e outras substancias.



Saiba como o corpo reage à perda de líquidos . Os sintomas valem para todas as faixa etárias, mas são fortes em crianças e idosos, ou em casos de vômitos e diarréia.

Ø fraqueza generalizada

Ø língua seca

Ø olhos fundos

Ø pele ressecada e sem elasticidade

Ø redução no volume de urina

Ø sede intensa



Veja como nosso organismo adquire água: A fonte de água mais importante do nosso organismo é a ingestão. E isso só quando tomamos em refrescante copo de água, mas também através dos alimentos.



O corpo perde água:

Ø Evaporação: Faça frio ou calor, a água evapora do nosso corpo através da pele.

Ø Suor: Ao contrario da evaporação, a quantidade de suor eliminada pelo corpo é afetada pela temperatura do ambiente. E o volume perdido é muito individual.

Ø Urina: É uma das principais vias de eliminação de água do organismo e o volume depende da quantidade de liquido ingerido pela pessoa.

Ø Perdas anormais: Vômitos e diarréias são situações mais comuns. Lesões extensas na pele e queimaduras também levam à perda de água.



Mais cuidado:



Ø crianças pequenas e idosos são mais sensíveis à perda de água por terem menos recursos para equilibrar a concentração corporal. É comum a desidratação nessa faixa etária e leva à morte.

Ø Portadores de diabetes não podem se descuidar.

Ø Quem já teve calculo renal deve tomar bastante água diariamente.

Ø Fumantes e portadores de doença pulmonar.

Ø Quando a pessoa está gripada.





Trabalhando com o texto

1. De acordo com o texto, a água representa 60% do peso de uma pessoa adulta. Assim sendo, calcule os pesos abaixo:



Pessoa A - Peso total 100 kg – peso de água – 60%

Pessoa B - Peso total 60 kg -- peso de água - ____

Pessoa C – Peso total 50 kg – peso de água - ____

Pessoa D - Peso total 90 kg – peso de água - ____

Pessoa E – Peso total 120 kg – peso de água - ____



2. Como nosso organismo adquire água?



3. O nosso organismo elimina água de duas maneiras. Quais são elas?



4. Sinais de perdas anormais de água

Ø ----------------------------------------

Ø ----------------------------------------

Ø ----------------------------------------

Ø ----------------------------------------



Grupos de pessoas que merecem atenção especial quanto à água

Ø ----------------------------------------------

Ø ----------------------------------------------

Ø ----------------------------------------------

Ø ----------------------------------------------



Mecanismos normais de eliminação de água

Ø ------------------------------------------------

Ø ------------------------------------------------

Ø ------------------------------------------------



Alimentos que substituem a água

Ø ------------------------------------------------------

Ø ------------------------------------------------------

Ø ------------------------------------------------------



A água é o principal elemento da vida e está presente em todos os seres vivos.

A água saudável é incolor, não tem cheiro e nem gosto. Depois de usada em nossas casas ou nas industrias passa a conter substancias que a tornam impuras. É uma água poluída.

A água que sai dos nossos banheiros é poluída e contaminada, porque contem fezes, urina, sabão, papel, micróbios, parasitas ou substancias químicas que fazem mal a saúde.

Assim, a água, quando poluída, pode ser devidamente tratada. Uma comunidade com boa saúde, trabalha e vive melhor.





Água limpa e tratada



Cuidados que devemos ter com a água:



Ø clorar a água: O cloro é uma substancia química usada para a esterilização da água para consumo humano, principalmente quando não existe rede de distribuição de água.

Ø Ferver a água: Se na sua casa a água é de poço e/ou não tiver cloro, é preciso ferve-la antes de usar.



Ø Filtrar a água: Mesmo se sua casa não é servida pela rede de abastecimento de água, é importante que você filtre a água, para ter certeza de que a mesma está limpa e boa para beber, após ferve-la ou clora-la.





Cloro: Como usar:

Ø pingar uma gota de cloro em cada litro de água

Ø agitar

Ø deixar descansar 20 minutos

Ø A partir daí a água estará boa para beber.



Atividades Propostas:

1. Pesquise 12 fatores que poluem ou danificam a existência da água no mundo.

2. Recorte de revistas ou jornais, palavras relacionadas à água, meio ambiente, poluição. Monte um mural.

3. Escreva as palavras na coluna certa: desmatamento – mineração – fezes – urina – sabão – papel – lixo – micróbios – parasitas – produto – químico – agrotóxicos – detergente.



Oxítonas Paroxítonas Proparoxítonas



A água



Um passeio no céu



No céu azul de todas as estações, viviam dois amigos; o sol e a nuvenzinha cor-de-rosa. Eles adoravam brincar de esconde-esconde e assim passavam os seus dias. Viviam felizes e à noite dividiam seu espaço com a lua e as estrelas que quando o sol se retirava para dormir, tomavam conta do céu iluminando o caminho para os anjos.

Ao amanhecer, o sol voltava e a lua e as estrelas iam descansar. Logo cedinho, a nuvenzinha aparecia para fazer companhia ao amigo sol e assim ficavam horas na mais perfeita harmonia.

Certo dia, uma gotinha de água e suas irmãs resolveram sair do mar para passear e voaram para o céu. No meio do caminho, sentindo-se pesadas pediram ao sol que lhes mandasse calor. Ele as atendeu prontamente e aquecendo-as o mais que pode, transformou-as em vapor fazendo com que ficassem mais leves que o ar.

Assim, lá foram as irmãs água passear no céu. A nuvenzinha cor-de-rosa, entusiasmada com a visita, rapidinho se espalhou para receber as novas amigas e nem percebeu que se afastou tanto do sol que acabou ficando geladinha.

Logo que o vapor chegou, ao entrar em contato com a nuvenzinha gelada, tornou-se novamente mais pesado que o ar, voltando a se transformar em gotinhas. Mal deu tempo para uma boa conversa, pois o frio era tanto que acabaram formando uma linda cascata e choveram sobre a Terra.

Augusta Schimidt/2003





Objetivos do texto:





Ø Levar a criança a:

Ø Saber dividir

Ø Saber conviver

Ø Ser solidária

Ø Ser amiga

Ø Não temer as chuvas

Trabalhando com o texto:



1. Leia o texto atentamente.

2. Faça a comparação dele com o ciclo da água, completando abaixo conforme exemplo.



Estados da água Frase correspondente

Mar Certo dia uma gotinha de água e suas irmãs resolveram sair do mar

para passear.

Evaporação



Nuvem



Chuva



4. Pesquise de que é formada a água.

5. Dividir a classe em grupos e pedir que criem uma palavra cruzada com palavras do texto.

6. Pesquisar musicas e poesias em que aparece água. Montar um painel com o material coletado.

7. Pesquisar benefícios da água.

8. Pesquisar prejuízos da água ( inundações, seca, etc)

9. Desenhar o ciclo da água e fazer um painel.



A água



Dona água andava triste pois queria ter uma identidade. Pensou, pensou e saiu pelo mundo a procura de alguém que pudesse ajuda-la.

Certo dia, depois de passar por diversas pessoas, acabou por encontrar um químico famoso, o Senhor J.B. Dumas, que realizou o seu desejo. A partir daí, dona Água ficou conhecida como H2O.

Feliz com sua identidade, resolveu que queria também trabalhar. Precisava agora pensar no que fazer.

Enquanto pensava, percorreu a Natureza até que encontrou o seu amigo Sol. Contou a ele seu desejo que entusiasmado com a idéia resolveu ser seu parceiro.

Juntos, dona Água e o Sol, saíram a procura do amigo Frio para convida-lo a fazer parte da equipe.

Encontraram o amigo Frio conversando com o Vento bem no alto de uma montanha.

Pronto! Feliz coincidência! Estava formada a equipe e todos teriam muito trabalho pela frente pois para dona Água trabalhar no Estado Sólido, precisa do amigo Frio para transforma-la em gelo, e quando está no Estado Liquido precisa do amigo Sol e do amigo Vento para ir para o Estado Gasoso.

Juntos os quatro amigos fizeram grandes feitos.

Num certo dia de trabalho, percorrendo a Natureza, chegaram até o Peru bem no alto da Cordilheira dos Andes. O Frio fez seu trabalho transformando dona Água em neve e o Sol fazendo sua parte, derreteu a neve transformando-a novamente em liquido.

Dona Água desceu então do alto da montanha formando o importante e imponente Rio amazonas.

Continuando sua viagem, dona Água e seus amigos vão até Minas Gerais, na Serra da Canastra onde encontram dona Fonte. Para surpresa de dona Água estava bem ali, muitas de suas irmãs com as quais se juntou e num momento de alegria e muitas brincadeiras escorregando pela encosta do morro, formaram o Rio São Francisco.

Até hoje, dona Água e seus amigos, percorrem a Natureza trabalhando duro e sem cessar, fazendo nascer cachoeiras, fontes, riachos para alegrar a vida dos que nela habitam.

(Augusta Schimidt – 15/09/2003 – Ciências, Geografia e Magia.)



A chuva e seus problemas



As moradias construídas em baixadas e brejos estão sujeitas a inundações provocadas por fortes pancadas de chuva. Aquelas localizadas junto aos barrancos laterais dos córregos ainda correm o risco também de sofrerem erosão provocadas pelas águas do córrego.

As causas mais comuns de inundações são:

Ø ocupação das baixadas

Ø jogar lixo nos córregos e rios

Ø construções junto aos córregos e rios

Ø erosão.



Fique alerta quando a água começar a subir rapidamente, mesmo que não esteja chovendo; verifique se a água está ficando barrenta; observe se há lixo dentro do córrego e nos barrancos. Ele pode entupir o canal e represar a água.

Caso ocorra inundação, não feche as passagens das ruas com moveis ou objetos; não procure moveis e utensílios na enchente. Sua vida vale mais; Procure sempre os bombeiros ou a Defesa Civil.



Atividades Propostas:



1. Procure o significado de:

Ø ocupação

Ø erosão

Ø baixadas

Ø solapamento

Ø desmoronamento

Ø inundação.



2. Crie faixas com as causas mais comuns de inundações, prevenindo a população.

3. Que atitudes você deve tomar caso ocorra uma inundação onde mora?

4. Cite alguns sinais de possível inundação.





Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui