Usina de Letras
Usina de Letras
63 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62192 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22534)

Discursos (3238)

Ensaios - (10352)

Erótico (13567)

Frases (50598)

Humor (20028)

Infantil (5426)

Infanto Juvenil (4759)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Os Alçapões da Democracia -- 02/03/2005 - 12:56 (Antonio Jose Laurindo) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Os Alçapões da Democracia







Até alguns anos atras estávamos acostumados a ouvir uma frase que se tornou célebre, “Nos Porões da Ditadura”, hoje passados alguns anos da conquista da tão sonhada Democracia, ela se tornou peça de um vocabulário extinto nas páginas de jornais e noticiários, mas sem dúvida nenhuma outros chavões vieram com a Democracia e um deles não sai dos noticiários do nosso dia-dia, “Os Alçapões da Democracia”, parece até que os democratas de plantão nos governos que se sucedem aprenderam a acumular os vícios dos Ditadores. Será que eles não percebem que os tempos são outros que hoje temos liberdade de Imprensa, que temos um Jornalismo e uma imprensa investigativa, não temos uma Justiça justa, não temos legisladores coerentes, não temos executivos honestos, mas temos pessoas que ainda são capazes de descobrirem os escândalos e torná-los públicos. É bem verdade que esses escândalos que pipocam a cada instante nesse imenso País de Norte a Sul, são as vezes guardados nos Alçapões da Democracia para quem sabe sejam esquecidos e se tornem minúsculas matérias de rodapé de Jornais e revistas, Mas eles voltam a tona a cada novo escândalo.

Mas o que mais nos estarrece é que são escândalos que mexem com a nossa Economia, são milhares e milhares de Reais roubados dos cofres públicos, já tão frágil, do sacrificado imposto que teimamos em pagar para que sejam desviados por corruptos de plantão no Planalto central, e o que é pior roubados justamente por aquelas pessoas que deveriam dar exemplo de honestidade, e como se não bastasse nos roubar ainda ficam ostentando suas riquezas com o dinheiro que nos roubam, vivendo como Reis em um País de miseráveis como o nosso.

Mal conseguimos pagar nossas contas, cumprir com os nossos mais simples compromissos de cidadãos, enquanto que nossos ilustres governantes ficam fazendo a farra as custas de nossos sacrifícios. Até quando vamos assistir pacientes esta verdadeira Torre de Babel sendo construída com as nossas economias, até quando permanecerão fechados Os Alçapões da Democracia, já não é hora de abri-los e expurgar de dentro deles esses cadáveres e bani-los de vez de nossa tão alardeada Democracia.

Os Regimes e os Depósitos são diferentes, mas os vícios de nossos governantes são os mesmos.



Laurindo (direitos reservados)
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui