Usina de Letras
Usina de Letras
67 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62192 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22534)

Discursos (3238)

Ensaios - (10352)

Erótico (13567)

Frases (50598)

Humor (20028)

Infantil (5426)

Infanto Juvenil (4759)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Duas Janelas para o Mundo -- 02/03/2005 - 12:04 (Antonio Jose Laurindo) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Duas Janelas para o Mundo



Como diz o velho e sempre atualizado dito popular “Os olhos são a janela para o mundo”, e talvez pensando nisso nosso Pai e criador nos presenteou com dois para que numa emergência não tivéssemos nossa janela totalmente fechada para o mundo.

Pois bem, como tudo não é perfeito e tão pouco nem tudo pode ser explicado, muitos de nossos irmãos já nascem para a vida sem a oportunidade de abrir essa Janela para o mundo, outros sentem que ao longo de sua trajetória a bordo do Trem bala da vida, vão aos poucos tendo essa Janela fechada, por conseqüências de algumas patologias adquiridas no percurso, mas nada que os nossos Semi Deuses, de posse de modernas tecnologias não possam recuperar, com o uso de técnicas modernas e os mais variados tipos de lentes, alguns casos são irreversíveis e o paciente tem que desenvolver habilidades para substituírem essa abertura tão necessária para a sobrevivência.

Até pouco mais de duas décadas, centenas de milhares de pessoas com o passar do tempo e a envelhecencia se deparavam com a escuridão da cegueira por uma patologia que hoje é rapidamente e corriqueiramente resolvida pelos Cirurgiões. A Cegueira por Cataratas que é quase uma epidemia natural adquirida pelas pessoas idosas passou a ser enfrentada pelo Governo Federal como um problema social que hoje está sendo erradicada graças à maravilha das cirurgias de Cataratas, através de um convenio entre SUS e Prefeituras municipais de todo o País.

Em meu caso particular tive uma experiência recente, apesar de minha pouca idade e de já haver adquirido outras patologias oculares como Miopia, Pressão Alta na Vista, me deparei com esse problema quase que precocemente, percebi e pude sentir na pele e em meu cotidiano a minha janela para o mundo ir se fechando rapidamente, sem plano de saúde comecei a procurar meios de reabrir novamente minha janela para o mundo e voltar a viver normalmente como vivia até bem poucos meses. Candidatei-me com a maior brevidade possível a uma vaga no convenio de Cirurgias de Cataratas entre o SUS e a Prefeitura de minha cidade.

Tudo aconteceu rapidamente, foi apenas o tempo de efetuar o mapeamento de minha patologia pelo Oftalmologista, exames clínicos rotineiros para uma cirurgia e lá estava eu numa bela manhã de sábado dia 13 de dezembro de 2003, por coincidência ou não dia de Santa Luzia, protetora dos olhos e por conseqüência da Janela para o Mundo, ao lado de outras duas dezenas de senhores e senhoras com o mesmo objetivo, voltar a abrir uma Janela para o mundo. Tudo foi tão rápido que mal pude tomar consciência dos riscos que poderiam advir da cirurgia, operação terminada olho vedado e a partir daí a expectativa para após 24 horas abrir novamente a janela para o mundo. No dia seguinte 10 hs. da manhã de um domingo igualmente ensolarado, óculos de sol no bolso, lá estávamos novamente na expectativa positiva de voltar a enxergar, Dr., de Jaleco branco com sotaque levemente nordestino que no dia anterior nos operara com suas habilidosas mãos de Cirurgião, de todos foi retirando a bandagem, as mais diversas reações de alegria e prazer iam sendo manifestada por todos. Ao abrir novamente os olhos viam novamente o mundo com seu brilho rotineiro, as fachadas com seus letreiros e as pessoas com seus sorrisos felizes, foi assim que aconteceu comigo quando saí na rua e pude vislumbrar ao longe um letreiro que jamais conseguia decifrar antes da cirurgia, as letras se expuseram para mim com uma nitidez imensa e prazerosa. Foi nesse momento que pude avaliar a amplitude e o valor desse órgão tão precioso que nosso Pai nos deu gratuitamente e com tanta perfeição, pude ver também a amplitude do papel social que a administração publica de nossa cidade está desempenhando juntamente com esses Semi Deuses da Medicina moderna ao devolver a tantas pessoas algo de tão precioso que nós seres humanos às vezes damos tão pouco valor. Nossos olhos que são a verdadeira, Janela para o mundo. Obrigado Doutores da Visão, obrigado administradores da razão que não medem esforços para devolver ao ser humano a capacidade de enxergar novamente.



Laurindo (direitos reservados)
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui