Usina de Letras
Usina de Letras
142 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62073 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10301)

Erótico (13562)

Frases (50480)

Humor (20016)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6163)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Discursos-->O Sonho é a Construção da Vida! -- 06/06/2008 - 22:32 (Academia Passo-Fundense de Letras) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
O Sonho é a Construção da Vida!

(Discurso pronunciado pelo acadêmico Jabs Paim Bandeira, em nome da Academia Passo-Fundense de Letras, na Sessão Solene, em que foram homenageados o acadêmico Irineu Ghelen e seu filho, cavaleiro Irineu Ghelen Filho, no dia 4 de junho de 2008)


O sonho é a construção da vida!
Por bondade de meus pares da ACADEMIA PASSO-FUNDENSE DE LETRAS, fui incumbido de traduzir em palavras a homenagem que todos nós prestamos, e tenho o dever de interpretar os sentimentos que vão ao âmago de cada um de nós, integrantes desse sodalício.
Dirijo-me a dois homens, vertentes da mesma água, couro do mesmo couro, contas do mesmo rosário tratam-se de IRINEU GEHLEN e IRINEU GEHLEN FILHO, dois bravos, dois valentes, dois iminentes e respeitados cidadãos, os quais se confundem na mesma linhagem.
O CRIADOR E A CRIATURA são os nossos homenageados desta noite.
Tenho a honra de saudá-los, e o faço com emoção e redobrado sentimento, pois é inédito em nosso sodalício pai e filho receberem na mesma sessão, uma justa homenagem, como acontece nesta noite.
Inicio buscando palavras, extravasando a emoção que me vem aos lábios, palpitantes e enérgicas por tratar-se de um amigo, e um irmão, começo destacando o tronco frondoso, o bom pai, o excelente companheiro, o firme, visionário e corajoso DR. IRINEU GEHLEN.
Assim com recurso de minha voz e a autorização dos senhores e senhoras me ponho a cantar.
Para distrair pessoas já de si desatentas, não canto. Canto apenas quando dança, nos olhos que me ouvem, a esperança!
Emprestem-me os ouvidos, falo agora de IRINEU GEHLEN:
Dizia que nossa vida é feita de sonhos, que eles emolduram e, são também, o alicerce e o acabamento de nosso perene existir. Na verdade os sonhos são usinas de esperanças!
Não muitos anos atrás, um menino, com 12 anos de vida, um lenhador, como Abraão Lincoln, sonhou ser advogado e, dos calos nas mãos marcadas pelo cabo do machado, transmutaram estas marcas para seu cérebro, na busca constante do conhecimento.
Estudou, trabalhou, sofreu, perdeu e ganhou, sempre vencendo obstáculos, numa aura de sucesso que sempre emoldurou suas lutas. Até que então atingiu os objetivos propostos, a meta traçada, formando-se em direito.
Dr. Irineu soube se cercar dos melhores e mais reconhecidos mestres - amargou decepção, mas plantou sempre esperança e com fé confiou no tempo. Colecionou vitórias e mais vitórias, conseguindo o respeito dos lidadores do direito, como um dos mais brilhantes advogados de nosso tempo, exímio na área trabalhista, onde se fez conhecido em todo o território nacional.
Sua vida sempre se constitui de exemplos virtuosos, capacidade de enxergar muito além de seu tempo, suplantador de obstáculos e colecionador de conquistas. Sua colheita acumulada em anos de prosperidade, hoje reparte com todos nós o pão intelectual do saber e a dádiva de suas realizações no campo material em nossa comunidade, como foi ressaltado em seu currículo vitae!
IRINEU, viveste sempre além de sua época, um visionário convicto, aqui projetou e construiu o primeiro ginásio particular de esportes, nos altos da Petrópolis, já no bairro São José.
Idealizou e construiu A Boca Maldita, lá na Praça Marechal Floriano em frente ao Oásis, sendo até hoje presidente.
Aqui também projetou e construiu a maior Hípica particular do Brasil, a Hípica Gehlen, trazendo grandes competições de nível nacional e internacional a Passo Fundo. Não se tem notícia, MEU AMIGO, que tenhamos no Brasil ou na América, uma Hípica particular desse quilate.
E não param aqui teus projetos. Iluminado pelo sol dos sonhadores e a certeza de tua vocação para o pioneirismo, eles passam por tua imaginação, no campo das edificações. Entre tantos tenho que mencionar o teu projeto futurista, a confecção da lista dos convidados para a grande festa, quando completares cem anos de vida. Sei que já passa de uma centena de pessoas que constam na relação de convidados, e que muitos deles e delas aqui hoje se encontram!
Por isso a ACADEMIA está engalanada, como moeda de pagamento, reconhecimento e retribuição de tudo o que fizeste por ela, como integrante e presidente, e pela comunidade; fora as inúmeras pessoas que sempre ajudastes sem qualquer espera de retribuição, o fazendo muitas vezes no anonimato, quer no dia a dia, quer como presidente da Liga de Defesa Nacional, ou como Coordenador da ADESG.
Estamos aqui, todos juntos prestando ao homem, ao advogado, ao acadêmico e ao pai essa justa, significativa e sentimental homenagem, para ficar gravada na tua retina e na tua memória, como uma marca da verdade, em imagens não escritas nas lembranças do tempo, que nos ensina que vale a pena sonhar!
Olhe IRINEU! Sinta as marcas dos teus pés que ficaram das tuas largas passadas ascendentes, nos caminhos que antes tu desbravaste a golpe de machado, depois, muito depois, já no cume desta montanha, quando na esgrime subida, a escalastes a golpe de inteligência e bom senso!
Irineu, Dr. Irineu Gehlen. Por favor, olhe em sua volta e veja o caminho percorrido! Contemple o teu patrimônio, feito de glorias e de amigos, os quais convidaste para sonhar contigo o teu sonho, eles estão todos presentes, aqui e agora, para te homenagear e repartir o sabor da alegria desta noite!
Irineu, agora olhe para trás. Quem está chegando junto contigo ao cume desta montanha?
Reconhece aquele menino que você fez nascer? Que leva o teu sangue e a quem tu te dedicaste tanto? Teu amigo e parceiro?
Veja, é IRINEU GEHLEN FILHO, o Irineuzinho que já está junto contigo, seguindo tua mesma pegada, com a mesma garra! Com os mesmos sonhos! Com a mesma esperança!
Ele conseguiu te escutar e seguir o teu exemplo buscou nas tuas instruções o alimento intelectual e material da vida!

PAI E FILHO hoje dividem o palco do nosso reconhecimento e das nossas homenagens!
Assim meu amigo Irineu, poderia nesta minha alocução, inserir frases lapidares de um Júlio César, um Ruy Barbosa, um Paulo Brossard, Luiz Juarez Nogueira de Azevedo, um Nelson Silva ou um Carlos Galves, de cujas citações, por certo seria merecedor e, traduziria melhor e com maior justiça a tua trajetória.
Mas desejei te homenagear, como mandatário de meus colegas acadêmicos e acadêmicas, com aquilo que penso ter de melhor, o meu interior, o meu coração, que hoje se abriu para com palavras simples e verdadeiras - plasmada na emoção - dizer um pouco do que és! Mais uma vez, um grande homem, competente advogado, insubstituível amigo, um pai amoroso!
Meus cumprimentos Irineu Gehlen, por ter tido a honra e a felicidade, neste sodalício, de te homenagear!
Neste momento, por certo passa pela cabeça do Dr. Irineu o segredo como enfrenta o seu dia a dia, provavelmente seu pensamento se confundiria com a expressão usada por um juiz canadense:
“Estou trabalhando, com a mão no arado e a face encarando o futuro. A sombra da tarde estende-se a minha volta, mas trago o amanhã no coração. Aqueci ambas as mãos no fogo da vida, e meu testemunho é este: o castelo do encantamento está ainda dias adiante de mim, e diariamente pego uns vislumbres de suas ameias e torres. O melhor da minha vida está a minha frente, oculto a vista atrás das distantes colinas do tempo.”
Por fim falo, também, pelos amigos que não puderam estar aqui presentes, como Desembargador João Loureiro, Dr. Jauro Gehlen e tantos outros que como nós te admiram.
Hoje, levas um pouco de nós, Dr. Irineu! Mas tenhas a certeza que ficará muito de ti, em especial a admiração que sentimos por tua pessoa, por tua vida e por teus feitos!
Cabe agora falar e homenagear IRINEU GEHLEN FILHO:
O jovem cavaleiro passo-fundense Irineu Gehlen Filho, que se dedica ao hipismo clássico desde os 8 anos de idade, consagrando-se líder isolado do Ranking Brasileiro 2007 da Confederação Brasileira de Hipismo na Categoria Júnior, saltando 1,40 m.
Falar do homem cavaleiro, do acadêmico de Direito, do apaixonado pela vida, do jovem e brilhante companheiro, amigo, cujos afazeres que são muitos e intensos, diga-se de passagem, não impede de priorizar um atributo próprio dos homens de bom gosto e dos melhores princípios, a sua ternura e admiração ao convívio com mulheres, preferencialmente as belas, pois segundo ele, todas merecem essa qualificação, pois cada uma tem seu atrativo próprio, basta descobrir em cada uma as suas belezas quer intrínseca ou extrínseca, cada uma se distingue por uma característica atávica.
Só por esse particular podemos afirmar tratar-se de uma pessoa especial, merecedora de nossa melhor atenção e destinatário de nossas homenagens.
Mas antes do grande cavaleiro, tenho que sublinhar suas qualidades como filho reconhecido aos seus pais, por tudo o que fizeram e fazem por ele. Irmão afetuoso, companheiro leal, dedicado aos objetivos que sempre teve em mente e se propôs a fazer, para melhorar a vida daqueles que emolduram sua existência.
A minha missão é das melhores, pois para falar de um jovem de apenas 18 anos, tendo como integrantes de sua Vida, estas páginas extraordinárias lidas pelo protocolo, que muitos homens maduros, nas suas longas existências, não experimentaram, ao contrário desse menino que conseguiu conquistar em tão curto espaço de tempo seu lugar ao sol.
Como mostrou seu currículo, o faz um privilegiado, cuja determinação e obstinação trazem as marcas daqueles escolhidos por Deus, dadas sua capacidade de vencer, tão jovem tantos obstáculos, marcantes vitórias num encontro com o sucesso, desafiando situações, para finalmente construir seu próprio caminho. Pois, é daqueles que se filiam ao pioneirismo, como o velho espanhol que afirmava: “Caminhante não hay camino. Se hace camino al andar”. Caminhante não há caminho. Faz-se o caminho ao andar.
Todas essas conquistas, como “Atleta do Brasil “campeão do ranking oficial da Confederação Brasileira de Hipismo, com o “Prêmio Hipismo do Brasil”, recebido em São Paulo no dia 11.02.2008. Campeão Júnior, 1,40 m, do Ranking Brasileiro-2007, o credenciando para competições internacionais. Conquistou o primeiro lugar no Concurso Internacional Indor de Hipismo em São Paulo, em 2007. Vice-campeão do Campeonato Americano de Hipismo 2006 (das três Américas), representando a equipe brasileira em Buenos Aires. Além de ser campeão citadino, gaúcho, como também, campeão e vice-campeão em provas disputadas na Bahia e Pernambuco.
Credenciando-se e passando a disputar na categoria de 1,45m. e 1,55 m., já tendo participado em abril de 2008, em Porto Alegre, do The Best Jump, uma das mais importantes competições hípicas do País, classificando-se para a disputa do Grande Prêmio, na altura de 1,50 m.
Por toda a sua história no hipismo brasileiro e internacional, pode-se considerar um campeão, um vencedor, superando muitos experimentados atletas nesse esporte. A sua rápida, mas intensa carreira é um prêmio à determinação, a entrega e seu comprometimento com seu projeto de vida!
A par dessa escolha, surpreendente e vitoriosa, diga-se de passagem, pois um adolescente neste estágio, com sua posição, poderia fazer como muitos, viver de festas, antecipando a sua vivência, queimando etapas numa escala onde vivem e naufragam tantos jovens de sua geração. Ele conseguiu graças a uma disciplina castrense, dividindo o tempo, entre os estudos, pois cursa a faculdade de Direito na Universidade de Passo Fundo, na preparação de atleta, em sua vida familiar e as festas, próprias de sua idade! E com direito a namorar, e, ainda, preparar-se para ser o campeão que ele é, de fato e de direito.
Irineu Gehlen Filho, não fez isso sozinho! Avaliou e fez suas escolhas, como realmente, na vida há duas certezas: a morte e nossas escolhas. Assim sendo ele soube dar prioridade, numa escala de valores, de ouvir os mais experimentados, foi fundamental no sentido de dispor o seu tempo.
E fez mais, com dedicação e disciplina na prática do esporte, sempre buscou o aprimoramento técnico e conhecimento do hipismo, se valendo de profissionais competentes, professores altamente qualificados e reconhecidos nacional e internacionalmente.
Mas este esporte não se realiza, apenas pelo preparo do atleta, requer muito mais, pois tem que treinar o cavalo, entender o animal e tratá-lo com toda a competência e dignidade, para isso, deve valer-se e liderar uma equipe de profissionais, como veterinário, ferreiro e tratador. O que vale é o conjunto, o que distingue é a harmonia entre a equipe de pessoas e o modo que dispensa ao animal.
No caso do Irineu Gehlen Filho, seu cavalo, Jujuy da Lagoa, é uma das melhores revelações recentemente surgidas no hipismo.
Com Jujuy forma um conjunto imbatível, são cúmplices e parceiros comprometidos com o sucesso. Ele domina o animal até mesmo pelo pensamento, ou, ainda, com comandos determinados e executados pelo cavalo, numa cumplicidade impressionante. Os entendidos no hipismo dizem que cavalo e cavaleiro, cada qual, contribuem com 50% para se complementarem e alcançarem o sucesso desejado. Eu, como conheço apenas os meus cavalos, entendo que no caso de Irineu Filho e Jujuy da Lagoa é de 60% de contribuição do cavaleiro e 40% de participação desse cavalo na parceria.
Irineu Ghelen Filho se fosse se referir a Jujuy da Lagoa, seu cavalo, por certo diria assim:
“A beleza de um homem se revela pela sua compreensão com os outros homens. A nobreza de um cavalo se exprime através de sua amizade pelo homem. A amizade de quem trata esse homem de igual para igual e que, a inteligência, contrapõe sua força, sua compreensão e sua magia”.
Caso Jujuy da Lagoa fosse se dirigir a Irineu Gehlen Filho, seu dono, diria:
“Eu sou um corredor dos campos, amo os espaços abertos. Não gosto de viver sozinho, tenho necessidade da companhia de meus semelhantes para galopar, para comer, para brincar ou para brigar. É entre eles que me sinto em segurança e que sou feliz. Como herbívoro, sou um animal de fuga. Sou, portanto, facilmente impressionável, a agressividade me traumatiza, e em caso de perigo, real ou fictício, minha primeira reação é fugir. É por isso que preciso que as coisas me sejam explicadas e, sobretudo, que eu habitue com elas. Com paciência e com amor. Aos que me dominam, ofereço minha força, minha rapidez, minha resistência. Mas, aos que pedem minha amizade, abro as portas de minha magia, porque sou mais que instrumento, sou um iniciador. Meu universo é o de uma ordem esquecida, o das forças vivas e das sensibilidades, onde o homem encontra o seu ser original e a sua identidade”. Palavras de Ruy Bueno de Arruda Camargo.
De modo que não existe milagre, nem sorte, o que é preciso e necessário é determinação, nesse caso, de um pai e de uma mãe, Irineu e Anna, os quais são os esteios e os estimuladores, responsáveis diretos de uma parte do sucesso de Irineu Filho, nem que para isso tenham que investir, como investiram, num ótimo cavalo e numa estrutura, como a Hípica Ghelen, estimada em dois milhões de reais. Contando sempre com o amor e cumplicidade da irmã Iriana. Valeu a pena o investimento, pois o seu maior patrimônio, são seus filhos, que para eles estão antes da mente, na retina e no coração, como dádiva de Deus, retribuindo tanto carinho e amor que une a família representada pelos herdeiros de suas esperança e de seus sonhos!
Cavaleiro IRINEU GHELEN FILHO, queira aceitar em nome dos integrantes da Academia Passo-Fundense de Letras, dos amigos e convidados especiais, nossa homenagem, nosso carinho pelos teus feitos e a maneira digna que representas tão bem o povo de Passo Fundo, por onde tua inteligência alcança, acompanhada pelas patas e elegância de teu cavalo, num vôo vencedor!
Leva nossa gratidão, de modo muito especial deste teu companheiro que no entardecer da vida, busca alimento e a raiz da juventude, no teu exemplo de homem, cidadão e atleta. E pelo tudo que já vivi tenho a credencial necessária outorgada pelo tempo, mais de seis décadas, de definir o que tu és e o que tu representa:
Primeiro o que é talento, o que não é o teu caso, pois para mim tu és mais, és gênio!
Chamam de talento a um atirador que atinge um alvo que os outros não conseguem.
Já o gênio é quando um atirador atinge um alvo que os outros não vêem. Este é o teu caso, quando fazes o cavalo ir para as alturas e permanecer no ar por segundos, atingindo um patamar inimaginável por aqueles que assistem ao espetáculo, demonstrado por ti, o gênio e, teu cavalo.
Finalizo esta homenagem, com a poesia de Fernando Pessoa, para que sirva de farol e direção aos meus amigos Irineu Ghelen e Irineu Gehlen Filho:
“De tudo ficaram três coisas:
A certeza de que estamos sempre começando
A certeza de que é preciso continuar.
A certeza de que seremos interrompidos.

Fazer da interrupção um novo caminho.
Fazer da queda um passo de dança,
Do medo uma escada,
Do sonho uma ponte,
Da procura um encontro.”
OBRIGADO PELO ENCONTRO DESSA NOITE!

(Jabs Paim Bandeira, advogado, poeta, cronista e pesquisador da história do Rio Grande do Sul, é membro efetivo da Academia Passo-Fundense de Letras, do Instituto Histórico de Passo Fundo e de outras instituições culturais).
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui