Usina de Letras
Usina de Letras
257 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62073 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10302)

Erótico (13562)

Frases (50483)

Humor (20016)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6163)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->PERDÃO, DOROTHY -- 15/02/2005 - 18:09 (Domingos Oliveira Medeiros) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


PERDÃO, DOROTHY

(Por Domingos Oliveira Medeiros)



Quem teve a oportunidade de ler “A Crônica de Uma Morte Anunciada”, do escritor peruano Mário Vargas Llosa, se não me falha a memória, não pode deixar de traçar um paralelo entre a ficção e a realidade - trágica e rotineira -, da violência, sem preconceito, que graça neste país.



Mais uma vez, mancharam o verde de nossa bandeira com o vermelho da ousadia: assassinaram, de forma brutal e covarde, com seis tiros à queima-roupa, a missionária Dotothy Stang; e, no mesmo embalo, o colono Adalberto Xavier Leal.



Não é a primeira vez, infelizmente, que o roteiro de crimes com requintes de barbárie acontece: alguém lutando por justiça; em favor da dignidade do ser humano; em busca da preservação de nossas florestas; de nossa fauna; dos que trabalham; dos menos favorecidos; dos indefesos e abandonados à própria sorte; dos que vivem no meio da mata, derramando o suor de suas esperanças por dias melhores; e, vez por outra, as lágrimas da indignação, que molham a terra de onde brotam o sustento para si e sua família.



O roteiro é o de sempre: Tentativas de ameaça. Pedidos de proteção e ajuda. Ameaças anônimas. Ameaças explícitas. Denúncias. Promessas e mais promessas. Sem soluções. E tudo volta à normalidade. Até que surge a notícia, na telinha da TV, nas rádios e nos jornais. E o fato toma corpo, com repercussão internacional. A morte ganha destaque. Passa, num segundo, a ser o tema do dia.



Começam, imediatamente, os depoimentos. Ministros e autoridades em geral, todos clamam por justiça. Prometem esforços para elucidar o crime, com todo o rigor da lei. Surgem os discursos inflamados. Providenciam reforço policial e comissão é enviada para o local do crime. Ministério Público entra em cena. Volta-se a falar na necessidade de aumentar o efetivo da polícia, e outras providências afins. Tudo isso regado a pedidos de “um minuto de silêncio” em homenagem ás vítimas.



Convenhamos, senhores! É muito descaso para com o ser humano. Verdadeira indiferença para com o direito à vida, conforme preceituado em nossa Constituição, elaborada pelos senhores parlamentares, e que nossos presidentes se obrigam a cumprí-la. É uma vergonha para todos nós: não temos capacidade de criar condições mínimas para conter à ganância e a especulação fundiária e financeira que sobrevivem graças ao desordenamento jurídico alimentado, em alguns casos, pela conivência e omissão de algumas autoridades; que só pensam em reeleição, cargos, vantagens, benefícios e perpetuação no poder. Como se o nosso país fosse uma grande banca de negócios; e eles, seus eternos donos, e únicos beneficiários. E o povo servindo, apenas, como álibi: emprestando-lhes legitimidade através do voto. Para depois olhar a banda passar, desafinada ou silenciosa.



Um minuto é muito pouco. Precisamos de muitas horas; e até meses de silêncio e de reflexão. Reflexão sobre os crimes que são cometidos, muitos dos quais em silêncio, nos bastidores do poder. Crimes como a CPI do Banestado, que perdeu para a impunidade e para o descaso, indiferente à moral e à ética. Crimes praticados sob a égide da especulação e da mentira, mas que enriquecem poucos, às custas da miséria da grande maioria. Ilícitos praticados pelos que militam, impunemente, no contrabando de drogas, de armas, jogos-de-azar, prostituição infantil, desvio de recursos orçamentários, enfim.



Enquanto crianças, adultos e idosos tombam (mortos, mutilados ou feridos) nas ruas, parques e calçadas das cidades, vitimadas pelo desemprego, pela falta de segurança, de assistência, de proteção, de escolas, hospitais, etc.



Um minuto de silêncio é muito pouco. Que tal aproveitarmos os quarenta dias dedicados à Quaresma para refletirmos sobre tudo isso? Seria um bom começo. Até porque, está em curso a campanha “Solidariedade e Paz!. Paz, que a rigor não depende de leis especiais; ou de recursos financeiros; mas, sobretudo, de atitude que deve começar, necessariamente, dentro de cada um de nós. Só dessa maneira poderemos valorizar cada minuto de nossas vidas.



15 DE FEVEREIRO DE 2005



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui