Usina de Letras
Usina de Letras
143 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62071 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10301)

Erótico (13562)

Frases (50478)

Humor (20016)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6163)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Existe um Sentido pra História? II 300703 -- 12/02/2005 - 04:10 (Rodrigo Moreira Martins) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Rodrigo M. Martins 300703



BODEI, Remo. As tendências atuais. In: BODEI, Remo. A história tem um sentido? Tradução de Reginaldo Di Pietro. Bauru: EDUSC, 2001, pp. 61-70.



De modo didático, o autor apresenta três estratégias para uma possível reação diante da falência das filosofias da história.

A primeira é a renúncia a qualquer projeto teleológico, visto ser o sentido da história algo complexo e disperso, demonstrando, assim, a impossibilidade de um fim definido. Em segundo lugar, temos a racionalidade universalística, aos moldes kantianos; o agir-comunicativo de Habermas. E, de modo oposto mas complementar, o relativismo extremo de Gadamer, segundo o autor.

O terceiro momento é o mais desenvolvido no texto de Bodei, visto apresentar uma estratégia literária para se reagir à falência vivente. Fala-se do esquema triádico das fábulas, que seriam utilizados pelos historiadores para dar um final feliz à história, tratando-a como arte histórica.

Logo, em seqüência, o autor passa a apresentar alternativas para um possível sentido da história mais atualizado, ou seja, distingue a história por meio da arte, com a história regida por acontecimentos reais (p. 67); também apresenta critérios de julgamento para os fatos históricos. É o nós entrando em ação para que o sentido histórico seja mais consensual, e já agora temos “dois elementos, da salvação do esquecimento e o de dar significado aos acontecimentos, que fazem parte integrante da atividade do historiador”. (p. 68) Também fala de um construtivismo histórico, onde, mais uma vez, o “nós” estaria em primeiro plano para significar a história, visto essa ser feita de indivíduos que possuem características únicas e vivências singulares que se moldam umas às outras por meio do contexto onde vivem.

Enfim, parece que já começamos a verificar no autor um certo apontamento do que seria o sentido da história para o nosso contexto contemporâneo, ainda mais quando ultrapassamos a visão teleológica que nos aparece superficialmente na mentalidade comum.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui