Usina de Letras
Usina de Letras
253 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62152 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10448)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10339)

Erótico (13567)

Frases (50554)

Humor (20023)

Infantil (5418)

Infanto Juvenil (4750)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140788)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6177)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Existe um Sentido pra História? 300703 -- 12/02/2005 - 04:06 (Rodrigo Moreira Martins) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Rodrigo M. Martins 300703



BODEI, Remo. Existe atualmente uma perda de sentido histórico?. In: BODEI, Remo. A história tem um sentido? Tradução de Reginaldo Di Pietro. Bauru: EDUSC, 2001, pp. 71-81.



O autor caminha em uma linha tênue para, no fim, concluir que já perdemos o sentido histórico, visto depositarmos, ao longo da história, nossa confiança em macrosujeitos (Deus, a Providência, o Estado-nação, o Povo, a Classe, etc) p. 80. Dessa forma, não existe mais esses protagonistas, ou nunca existiram – somente na realidade histórica de cada um.

Essa perda se apresenta em nossos dias com fatores paradoxais, visto termos uma Mídia cada vez mais poderosa e prometedora de informações cada vez mais atuais. Entretanto a noção de verdade ficou interpelada por essa mesma Mídia, que faz papel de um atravessador. Também temos os avanços econômicos como fator de um possível sentido para a história, ou seja, seríamos capazes, como que em uma utopia, de, ao longo dos tempos, conquistar a igual dignidade (p.79) para todos, para o mundo, como um fim desejável... Mas a realidade tem mostrado, e contribuído para que esse tipo de perspectiva ajude a protagonizar um sentido sem sentido. Afinal, um mundo tão rico para tão poucos? Será esse o sentido da história? Como nos pautarmos nessa diretriz?

A hipótese do autor é que “o que chamamos de diminuição do sentido histórico, o esmagamento sob o presente, seja causado pela não crença no fato de que o curso da história se dirige espontaneamente para o melhor”. (p. 77) O progresso já não satisfaz aquele que olha para história procurando um sentido para sua vida, já parece apenas uma utopia. Claro, somente se esse olhar for de modo suficientemente consciente.

Ainda de modo retrocedente ao texto do autor, vemos que em Rousseau, temos o homem bom corrompido pela sociedade, mas a finalidade é faze-lo novamente bom, ou seja, apresenta um telos. (p. 75)

Finalizando, hoje há uma perda do sentido da história por dois motivos básicos, segundo Bodei: falta de espíritos-guia; e o esvazimento da confiança no progresso e no futuro.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui