Usina de Letras
Usina de Letras
112 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62163 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22530)

Discursos (3238)

Ensaios - (10348)

Erótico (13567)

Frases (50573)

Humor (20027)

Infantil (5423)

Infanto Juvenil (4753)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6182)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->VISÃO DE FUTURO -- 08/02/2005 - 11:39 (Lílian Maial) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


Visão do Futuro

®Lílian Maial









“O futuro a Deus pertence”, já dizia aquela máxima, muito conhecida de todos. É a velha mania de se delegar a terceiros a responsabilidade sobre o futuro, as decisões difíceis, enfim, a vida.



Futuro é uma palavra muito vaga, pois as dimensões do tempo gostam de brincar com nossa imaginação e nossa atávica ansiedade. Podemos falar em futuro desde os próximos 5 minutos, até os próximos 50 anos, como também sobre um tempo indefinido.



Eu não gosto muito de falar em futuro porque, a cada dia, acordo buscando um presente. Tento fazer de cada dia o melhor de todos.



É natural que se faça planos, que se sonhe e se tente dar asas aos devaneios, mas não creio que delinear um futuro, sem prestar muita atenção ao presente, seja a maneira mais fácil de se buscar felicidade.



Êpa, será que misturei os canais? Nada, misturei não. Falar de futuro implica em falar de felicidade, pois esta é o fim, que tantos meios teimam conduzir.



Quando se planeja algo, é com o objetivo de alcançar um alvo, e esse alvo certamente trará felicidade, caso contrário, não se planejaria ficar infeliz. Então, pela lógica, encaramos o futuro como felicidade. Quando alguém planeja fazer uma carreira, ter emprego, casar, constituir família, qual o objetivo? Hummm... está ficando interessante... então o futuro é a felicidade?



Muito bem, se o futuro é a felicidade, por que deixar pra depois? Por que não ser feliz agora? E é muito mais simples do que se pensa, basta entender o que já se tem, o que já se fez, o que já se é, para perceber o quanto já caminhamos nas trilhas da tal felicidade.



Muito do que se planejou de futuro um dia, hoje já aconteceu, já é agora. Se alguém planejou se formar, na solenidade de formatura esse alguém atingiu o futuro. Naquele dia, o futuro é presente. Se planejou ter uma família, no dia do casamento ou nos dos partos, olha lá o futuro virando presente!



E hoje, qual tempo é hoje, presente ou futuro? Será que nada foi planejado um dia, para futuro, que esteja acontecendo hoje? Se estiver, o futuro é presente...



Enrolado? Nem um pouco. O que pretendo mostrar é que o presente é um futuro que aconteceu. Portanto, a minha visão de futuro é hoje, aqui, agora. Quando planejo o futuro, tenho plena consciência que estou numa roda-vida, num ciclo, numa dimensão em constante movimento, onde o tempo é relativo, como a minha vontade de percebê-lo.



Se hoje estou feliz com alguma coisa, há algum tempo posso ter imaginado aquilo muito distante, ou até mesmo impossível. Foi exatamente a visão de futuro no presente, aliado à relatividade do tempo, que fizeram com que acontecesse. Pessoa certa, na hora certa, no lugar certo? Ou pessoa intensa, a qualquer hora e em qualquer lugar, simplesmente vi-vendo?











******************



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui