Usina de Letras
Usina de Letras
148 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62220 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10363)

Erótico (13569)

Frases (50618)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140802)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6189)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Trova sobre trova -- 05/02/2005 - 18:25 (Geraldo Lyra) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Em dias de março de 2000, conversávamos por telefone, quando o médico e escritor Dr. Nicolino Limongi, ex-Presidente do Clube de Poesia do Recife, disse-me umas trovas de sua autoria, com o tema Trova. Então, lembrei-me do recebimento da coletânea "Trovas sobre a Trova", idealizada e organizada pelo trovador portiguar Reinaldo M. Aguiar - Natal - RN - 1999(foi mera coincidência

o fato do poeta Nicolino Limongi ter falado em "trovas sobre trovas" e o recebimento, de minha parte, do livro do Reinaldo Aguiar).

Então, comecei a ler as trovas da referida coletânea, desde as de A.B. Fontes - pág. 01 (estão em ordem alfabética) até as de Zeni Barros Lana - pág. 52; em três ou quatro oportunidades (dias diferentes), em que falamos no assunto. Depois, levei a coletânea para que o poeta a lesse, e, alguns dias após, ele avisou-me ter escolhido 8 (oito) trovas que considera as melhores de tal publicação.

Fui receber a obra de volta e fiquei surpreso com a escolha para a primeira colocada da minha trova - pág. 21 :"A trova há de ser, na certa,/ o envelope transparente / de pequena carta aberta / dos sentimentos da gente."; seguindo-se-lhe a de João Bastista Soares- - pág. 29: "Num simples verso se prova / este mistério profundo: / - Na pequenez de uma trova / cabe a grandeza do mundo."; a de José Octávio Ventureli - pág. 31: "Há rosas em várias cores / e trovas em tons diversos. / A rosa é a Trova das flores, / a Trova - a rosa dos versos; a de Joamir Medeiros - pág. 28:"A Trova, quando bem feita, / expressa muita harmonia, / pois é mensagem perfeita / de vida e sabedoria.";a de Oscar Vieira Soares - pág. 42:"Que a chamem de miniatura.../ Mas, a Trova, verso a verso, / quantas vezes configura / a grandeza do Universo."; a de Lilinha Fernandes - pág. 34:"A trova é a alma da gente / desventurada ou feliz. / Em quatro versos somente, / quanta coisa a gente diz!"; a de Miguel J. Malty - pág. 40:"Como pedra lapidada / de cortes os mais diversos,/ a Trova é jóia assentada / no engaste de quatro versos." e a de Luiz Gonzaga F. de Arruda - pág. 36:"Se um infinito resume / a Trova bem feita, amena, / é tal qual um bom perfume / numa embalagem pequena."

A Coletânea do trovador Reinaldo M. Aguiar é composta de 259 trovas, de 189 trovadores - é um trabalho importante no mundo trovadoresco - e, a opinião espontânea de um Nicolino Limongi, vale muito!
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui