Usina de Letras
Usina de Letras
156 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62190 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22534)

Discursos (3238)

Ensaios - (10352)

Erótico (13567)

Frases (50593)

Humor (20028)

Infantil (5426)

Infanto Juvenil (4759)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->FORTUNA CRÍTICA -- 30/01/2005 - 18:34 (Filemon Francisco Martins) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
FORTUNA CRÍTICA







ABEL B. PEREIRA, da Academia São José de Letras, Florianópolis, SC. Outubro de 1997: “ Você, Filemon, canta a luz do olhar de amores primitivos, canta a ternura, a voz, a paz, o sorriso, a beleza, a sinceridade, o sentimento, a paixão!... O que mais falta você cantar? – Nada. Nada mais! Pois, você canta, também, a vida, e mais do que a vida, a alma! Ou seja, tudo, tudo, TUDO...Porque é da própria Alma que emana o Tudo! E tudo é o próprio DEUS que lhe inspira e ilumina, fazendo de você um POETA com todas as letras em MAIÚSCULO!”





ARITA DAMASCENO PETTENÁ – Campinas, SP, in DESABAFO, março de 2001: “Caríssimo Filemon, você é realmente um grande Trovador. Um abraço carinhoso.”





C.A. BEIRAL – Piúma, ES: “ALVORECER e PREDESTINADO ratificam o que penso dos poetas: eles têm olhos de ver e ouvidos de ouvir, que propiciam “o começo feliz de um novo dia.” FLORES DO MEU JARDIM, cuja amostragem nos autoriza prever uma primavera de versos, hão de contribuir para restabelecer a esperança num mundo menos agressivo e mais fraterno.”



CARLOS RIBEIRO ROCHA - Salvador, Bahia: “Foi você felicíssimo neste primeiro passo publicitário, apresentando em apenas algumas páginas o seu estro total, pois ali se vê, com pujança, o perito sonetista e o trovador fluente. Sua voz é altissonante, através da perfeita ritmia dos seus sonetos, com autênticas chaves-de-ouro.”



CELSO BRASIL, via e-mail: “Caro Poeta e Amigo Filemon, gostaria de expor minha opinião sobre seu trabalho: É simplesmente divino. Nota-se que a espiritualidade está presente quando toma a pena em suas mãos. Parabéns, Amigo! Receba meu abraço fraterno.”

EDUARDO ARAUJO NETO – Fortaleza, via e-mail Usina de Letras: “Cheguei à sua obra pela leitura de “Comemorar o que ?”, que me foi enviada por alguém de um grupo ao qual pertenço. Despertou-me curiosidade o contido ali (no texto). Daí para diante dirigi-me ao site usina de letras. Li suas cartas. Interessantes. Artigos, realistas. Fatos do dia-a-dia, com reclamações que todos gostariam de fazer. Parabenizo-o pela obra (vasta e clara). Quedo-me na esperança de voltar outras vezes à esta boa leitura de sua obra.”



EMILIO CARLOS ALVES – Santos, Advogado, via e-mail: “Li os seus artigos “MEANDROS DO PODER e PERPLEXIDADE” sobre o PT e concordo com sua análise sobre a crise que o país enfrenta atualmente, vítima de um autêntico estelionato eleitoral que a todos nos surpreende e nos deixa indignados.”



ENÉAS ATHANÁZIO – Advogado e Escritor, via carta: “Fiquei muito satisfeito com seu interesse pelo meu trabalho e pelo artigo que escreveu. Não é todo dia que alguém se dispõe a gastar seu tempo escrevendo a respeito da gente. Mandarei cópias de seu artigo a alguns amigos e recomendarei que o vejam na Internet. Eu já acessei e gostei de ver que você tem tantos trabalhos publicados lá, em diversos gêneros. É isso mesmo, companheiro, vamos teimando mesmo que fiquemos os últimos abencerragens das letras impressas. Meus parabéns pela constância.”



MANOEL CARDOSO – São Paulo, Professor, via e-mail: “Fico muito contente quando recebo alguma nova mensagem, sobretudo de conteúdo literário. Li seu texto, atribuí nota máxima, pois todo trabalho inteligente deve ser valorizado à altura. Foi um prazer entrar em contato com você, que detém uma substanciosa folha biográfica, entre formação, atividades e produção.”



MARIA THEREZA CAVALHEIRO – São Paulo, in RADAR. Apucarana, PR, abril de 2004: “FILEMON F. MARTINS é mais conhecido pelos seus bonitos sonetos, mas tem-se mostrado também um trovador experiente. Velho amigo desta coluna, de que participa desde os tempos de sua publicação também em “A Gazeta Esportiva”, quando esse Poeta foi destaque, em 1979.”



MARIA THEREZA CAVALHEIRO – São Paulo, via carta: “Quero cumprimentá-lo pela permanente inspiração e pela boa técnica. Gostei muito de seu soneto “Coisas de amor”, e “Noite e Versos”, assim como da “Grinalda” de uma trova sua, e da “Escada” de uma trova de Mário Barreto França, que muito me enterneceu, pois ele foi meu professor em Itapetininga – um excelente professor, por sinal. Com ele aprendi muito, nos meus oito anos de idade...”



MÁRIO RIBEIRO MARTINS, Escritor e Sociólogo, via e-mail em 26.02.2005: “FILEMON FRANCISCO MARTINS, mais conhecido como Filemon Martins (filemonmartins.com.br) é hoje (2005), um dos mais ilustres nomes da poesia nacional. Baiano, de Ipupiara, foi registrado na Bíblia de seu pai ( Adão Francisco Martins ), uma bíblia antiga, de 1939, aquela aprovada em 1842, pela Rainha de Portugal, D. Maria II, com os seguintes dizeres: “Nasceu nosso filho Filemon, no dia 17 de janeiro, às 14 horas da tarde, em Ipupiara, Bahia, em 1950”. Pois bem, não poderia Adão Francisco Martins (falecido em 1970) imaginar que seu filho se tornaria um homem exemplar e um literato de respeito. Suas produções literárias, incluindo artigos e poemas, em vários sites, entre os quais, Usina de Letras, são dignos dos melhores encômios. Nas antologias de poesia e prosa, seu trabalho é altamente elogiado. Seus livros individuais revelam o talento multiforme do autor, além de uma extraordinária capacidade de questionar, de argumentar e de viver a vida com poesia.”



MEDEIROS BRAGA, via e-mail: “Fiquei deslumbrado com o seu poema “Desejo de Natal.” Grande poema! Imagine se você pudesse, realmente, compor, o que não sairia, então! Parabéns! Tenha a certeza de que irei lê-lo em algumas oportunidades de confraternização e de festas de Natal! A propósito, envio um soneto de minha lavra “O Lago Azul.”



PORPHÍRIO RODRIGUES – Rio de Janeiro – RJ: “Caríssimo FILEMON FRANCISCO MARTINS: FLORES DO MEU JARDIM, ANSEIOS D’ALMA/ Inspiram-me poesia, o poeta diz./ Lindos versos fazendo, está feliz/ Encantando, demais, os seus leitores,/ Muitas “FAGULHAS” com você estão./ O seu amor ardente ao seu irmão,/ Na certa, suavizam suas dores.”



ROSEMARY LOPES PEREIRA, in RADAR, Apucarana, PR, abril de 1998: “Filemon F. Martins, brinda os leitores, com o seu novo livro de poesias, Flores do Meu Jardim. Título singelo onde os poemas, sonetos e trovas exalam o perfume de um espírito de luz que sabe o poder da estrela, conhece o canto das cigarras e dos pássaros; que sabe o poder do amor e do evangelho. É assim, de belezas puras e sentimentos o jardim de suas flores.”



SEBASTIÃO TELES PEREIRA – Patos de Minas/MG – Poeta e cronista, via carta: “Encaminho-lhe em anexo, algumas publicações efetuadas nas colunas “Espaço Poético” e “Cantinho do Poeta”, dos jornais Folha Patense e Folha Olegarense, respectivamente. Fico feliz por você ter brilhado em nossas páginas com suas preciosas inspirações poéticas. Obrigadão por tudo, de coração mesmo! Um grande abraço do amigo mineiro”.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui