Usina de Letras
Usina de Letras
290 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62171 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22531)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50576)

Humor (20028)

Infantil (5423)

Infanto Juvenil (4756)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6182)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Discursos-->A Grande Imprensa e o Sonho de ser Igreja -- 02/03/2008 - 16:44 (Ivan Guerrini) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Luis Nassif presta grande serviço à sociedade brasileira com a série de denúncias sobre a Revista Veja. Se você ainda não leu, veja aí: http://www.projetobr.com.br/web/blog/4#6635. Como a internet ajuda muito nessas horas!!! Não adianta a mídia dominante (a tal da PIG - Partido da Imprensa Golpista, segundo Paulo Henrique Amorim) trazer estampada em suas manchetes de jornais quase todos os dias ou nas revistas semanais impressas que o PT é o grande vilão do “Brasil ser o país que é”, que o Lula deveria ser cassado, que o presidente não sabe falar, que esse governo é podre, etc... Essa é somente a versão da mídia dominante. Quem quer, pode concordar com ela e se achar “mais culto”, "mais estudado", "mais intelectualizado", "mais entendido", como posam em seus pedestais alguns energúmenos por aí, principalmente os doutores da lei, os diplomados, MAS QUEM NÃO PENSA ASSIM, NÃO ESTÁ ERRADO DE FORMA ALGUMA!!! Não é a imprensa majoritária que dita a verdade, apesar da Veja e o PIG se acharem donos dessa verdade, se auto-definindo muito mais como igreja ou como uma nova seita do que como órgãos de imprensa. Esqueceram o juramento??? Talvez resida neles um sonho de ser igreja, com a mesma arrogância de seus proprietários ou emissários de Deus. Note-se o que a Veja conseguiu fazer com a sociedade brasileira nestes últimos anos: uma radicalização de posições! A Veja jogou tão pesado contra o PT e o Lula que radicalizou posições, ou seja, provocou uma revolta contra a esquerda em boa parte de seus leitores de elite (e naqueles que, frustrados na vida pessoal, inconscientemente também querem ser elite), os quais, sem base de cidadania suficiente e com grande carga de miopia política, conseguiram contaminar boa parcela da sociedade em suas classes média, média-alta e alta. Claro que já havia nessas classes condições favoráveis para tanto desvio patológico. Havia, digamos, um "germe" de direitismo oculto, um DNA torto para a direita, aliás, bem torto. De outro lado, a Veja provocou uma resposta até certo ponto esperada da esquerda, por necessidade de defesa, imagino, que muitas vezes também se radicalizou. Tudo ficou mais polarizado por conta de um grande órgão de imprensa ter se perdido em suas metas originais e ter se esquecido de seu compromisso de busca (ao menos) da neutralidade. Não fosse o trabalho insano da Veja, talvez nosso presidente não estivesse hoje com 66,8% de popularidade, mesmo com todos esses ataques. Não seria o mesmo fenômeno dos debates entre Lula e Alckmin nas últimas eleições? Quanto mais o Alckmin "batia", essa batida era tão falsa e inócua que o índice de Lula subia. Lula sempre foi muito sábio e ainda o é, o que talvez deixe o PIG enraivecido e ainda mais emporcalhado. A Veja se perdeu e o que Nassif escreve até mesmo os peessedebestas (eu me permito entrar na radicalização sometimes, até mesmo trocar o quinto “e” por “o” para os fanáticos antilulistas) reconhecem quando vão para casa e começam a pensar (a sós) na função desvirtuada da revista nos últimos anos. As denúncias do Nassif só confirmam o que já se sabia, ou se presumia, agora com requinte de detalhes. O ideal para um país ser uma nação (ainda não somos), seria um ponto em que pudéssemos aplaudir até mesmo as posições de partidos contrários, quando fosse o caso, porque os objetivos da nação são maiores, sem dúvida. Do jeito em que estamos, com a Veja instigando contra a esquerda de forma vil, ficou muito difícil. A Veja, com sede de vingança da esquerda, e por motivos que Nassif ajuda a esclarecer, acabou pregando uma volta à lógica aristotélica do certo-errado, de forma radical. Penso que estamos vivenciando um Ponto de Mutação na vida política e social brasileira, só que esse ponto demora para se instalar e trazer a nova fase. Capra falou disso em 1980 para a sociedade mundial, lembram-se? Para se chegar lá, muitas rupturas precisam ocorrer, algumas drásticas, nas estruturas de poder. Os de direita vão dizer que seriam as rupturas no governo de esquerda do PT. Ora, algumas já até ocorreram e "eles" não conseguem derrubar o homem. Na minha opinião, não é isso que ainda falta se romper. Aliás, é esse mesmo governo de esquerda que está ajudando nesse processo, mesmo com todas as possíveis falcatruas, porque agora o jogo é muito mais claro. Ou o governo anterior não praticava falcatruas??? As estruturas que precisam cair são as que querem "construir uma realidade" que só aos dominadores convém, aos manipuladores da opinião pública, e, obviamente, aos que estão de seu lado. A Veja já começou sua derrocada. Virou uma igreja com suas posturas dogmáticas e está ruindo... Quais as próximas peças desse dominó gigante??? Afinal, 2008 entrou com Plutão em Capricórnio, não???
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui