Usina de Letras
Usina de Letras
242 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62073 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10301)

Erótico (13562)

Frases (50480)

Humor (20016)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6163)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Não Bula na Dose -- 26/01/2005 - 16:24 (Domingos Oliveira Medeiros) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


NÃO BULA NA DOSE

(Por Domingos Oliveira Medeiros)



O decreto federal que permite fracionar os medicamentos e vendê-los na quantidade exata das necessidades de cada paciente é uma boa idéia, visto que caminha no sentido de evitar o desperdício e defender o bolso do cidadão brasileiro. Com efeito, não faz sentido comprar uma cartela com trinta comprimidos, quando o tratamento receitado indica a utilização de apenas dez.



Todavia, a execução da medida, no meu entendimento, possui “interações medicamentosas” que a torna impraticável; ou, quando menos, de duvidosa eficácia. Há um erro de origem na composição política da fórmula proposta. Mais uma vez, o governo planta idéias no campo teórico, porém não trata, com o devido rigor, das implicações de ordem prática, na hora de colher os frutos.



Ao transferir a responsabilidade pelo fracionamento às farmácias, os riscos são muitos. A começar pela quebra de qualidade, seja pelas condições ambientais desfavoráveis - temperatura ambiente, luz e falta de higiene na manipulação – seja pelos riscos advindos da possibilidade de confusão e troca de cápsulas/comprimidos parecidos, ou mesmo de alteração de dosagem de um mesmo remédio, durante o processo de venda e armazenamento desses produtos. Sem falar na falta de segurança em relação aos prazos de validade, que exigirão um controle a parte. No caso de eventuais intoxicações, agravamento do quadro clínico ou mesmo de óbitos, decorrentes de superdosagens ou ingestão trocada de medicamentos, quem seria o responsável?



Por tudo isso, entendo que o assunto deveria merecer maior exame, antes de posto em prática. Mais do que o aspecto meramente de ordem econômica, está em jogo a saúde do cidadão brasileiro.



No meu modo de ver, o fracionamento deveria merecer exame mais acurado, envolvendo governo, classe médica e laboratórios. Desse modo, acredito, seria possível estabelecer padrões de fabricação de fármacos em quantidades mais próximas do receituário médico.



Para tanto, a partir da experiência colhida no dia-a-dia das clínicas e consultórios, há farto material para subsidiar estudos que permitam aos laboratórios optarem pela produção de remédios em quantidades mais próximas dos interesses e necessidades propostos pelo governo.



É possível, portanto, produzir remédios, como os antibióticos, por exemplo, em caixas contendo a quantidade mínima usualmente indicada pelos médicos.



O governo precisa acabar com essa mania de jogar a solução dos problemas para o lado errado. Dois casos semelhantes: a questão do pagamento de meia entrada para cinemas, teatros e eventos afins, e a gratuidade em ônibus interestaduais para idosos.



Em ambos os casos, há custos que deverão ser absorvidos pelos empresários, que se vêm obrigados a aumentar seus preços ou descumprir às determinações legais. Resultado disso: o tiro sai pela culatra. Ao invés de estimular, inibe-se a produção artístico-cultural e aumenta-se a frustração dos pretensos beneficiários dessas medidas.



Mandar fazer as coisas, sem colaborar com recursos ou isenções fiscais, não dá certo. É bater continência com o chapéu alheio.



Domingos Oliveira Medeiros

26 de janeiro de 2005







Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui