Usina de Letras
Usina de Letras
145 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62072 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10301)

Erótico (13562)

Frases (50478)

Humor (20016)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6163)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->60 anos -- 25/01/2005 - 00:54 (Érica) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Hoje faz 60 anos que o campo de concentração Auschwitz foi liberado. Tarde demais para os que foram lá assassinados, gaseados e incinerados. Tarde demais para milhares de pessoas.



Em tempo para uns poucos sobreviventes. Daqueles, poucos estão vivos para saborear o minuto de silêncio que a ONU lhes galardoou hoje de tarde.



Um minuto de silêncio é uma homenagem sincera, mas inócua. Pois o mundo silenciou durante todo o percorrer da Segunda Guerra, sabendo tanto uns quanto outros, que uma matança inequívoca tinha lugar na Europa, contra gente indefesa.



Não aprendemos coisa nenhuma. Continuamos sabendo e vendo as barbáries cometidas entre nós, da raça humana, mas ou não podemos ou não queremos fazer alguma coisa. São muito poucos os que denunciam, correm atrás de alguma solução, buscam uma compreensão entre os povos. A grande maioria da nossa raça humana gosta de sangue. É um frisson dos mais importantes - desde que não seja comigo ou com minha gente, claro.



Daqui a uns anos - mais trinta, mais cinqüenta, mais sessenta, talvez - outro minuto de silêncio se fará. Ou muitos minutos de silêncio, em homenagem aos mortos de hoje. Os minutos de silêncio que se coaduanam também com as horas, os dias, os anos, as décadas de silêncio, total silêncio. Meu, seu, nosso.A covardia é genética?

---

E.E.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui