Usina de Letras
Usina de Letras
156 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62190 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22534)

Discursos (3238)

Ensaios - (10352)

Erótico (13567)

Frases (50595)

Humor (20028)

Infantil (5426)

Infanto Juvenil (4759)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Dicas de leitura 1999 -- 13/01/2005 - 17:04 (Rodrigo Moreira Martins) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Compreendendo e Analisando o Texto



Antes de abordar as diretrizes para a leitura e análise de textos, recomenda-se atentar para a função dos mesmos em termos de uma teoria geral da comunicação, estabelecendo-se assim algumas justificativas psicológicas e epistemológicas fundamentais para a adoção destas normas metodológicas e técnicas, tanto para a leitura como para a redação de textos. Pode-se partir da consideração de que a comunicação se dá quando há transmissão de uma mensagem entre um emissor e um receptor. O emissor transmite uma mensagem que é captada pelo receptor. Este é o esquema geral apresentado pela teoria da comunicação. Assim sendo, o texto-linguagem significa, antes de tudo, o meio intermediário pelo qual duas consciências se comunicam. Ele é o código que cifra a mensagem. A primeira medida a ser tomada pelo leitor é o estabelecimento de uma unidade. Unidade é um setor do texto que forma uma totalidade de sentido. O estudo da unidade deve ser feito de maneira contínua, evitando-se interva-los de tempo muito grandes entre as várias etapas da análise.

A análise textual: primeira abordagem do texto com vistas à preparação da leitura.

O primeiro esclarecimento a ser buscado são os dados a respeito do autor do texto. Deve-se assinalar, a seguir, o vocabulário. Por outro lado, o texto pode fazer referências à fatos históricos, a outros autores e especialmente a outras doutrinas, cujo sentido no texto é pressuposto pelo autor mas nem sempre conhecido do leitor. Esses esclarecimentos são encontrados em: dicionários, textos de história, manuais didáticos ou monografias especializadas, enfim, em obras de referência das várias especialidades. Pode-se também recorrer a outros estudiosos e especialistas.

A análise textual pode ser encerrada com uma esquematização do texto cuja finalidade é apresentar uma visão de conjunto da unidade.

A utilidade do esquema está no fato de permitir uma visualização global do texto. A melhor maneira de se proceder é dividir inicialmente a unidade nos três momentos redacionais: introdução, desenvolvimento e conclusão.

Tratando-se de unidades maiores, retiradas de livros ou revistas, cada subdivisão é referida ao número da pagina em que se situa; tratando-se de textos não paginados, deve-se numerar previamente os parágrafos para que se possa fazer as devidas referências.

A análise temática procura ouvir o autor, apreender, sem intervir nele, o conteúdo se sua mensagem.

Pergunta-se, pois, ao texto em estudo: como o assunto está problematizado? Qual o problema a ser solucionado? A formulação do problema nem sempre é clara e precisa no texto, em geral é implícita, cabendo ao leitor explicá-la.

Note-se que é esta análise temática que serve de base para o resumo ou síntese de um texto. Quando se pede o resumo de um texto, o que se tem em vista é a síntese das idéias do raciocínio e não a mera redução dos parágrafos.

A análise interpretativa é a abordagem do texto com vistas à sua interpretação, mediante a situação das idéias do autor.

Interpretar, em sentido restrito, é tomar uma posição própria a respeito das idéias enunciadas, é superar a estrita mensagem do texto, é ler nas entrelinhas, é forçar o autor a um diálogo, é explorar toda a fecundidade das idéias expostas, é cortejá-las com outras, enfim, é dialogar com autor.

Uma leitura é tanto mais fecunda quanto mais sugere temas para a reflexão do leitor. Durante a leitura analítica, é a formulação de um juízo crítico, de uma tomada de posição, enfim, de uma avaliação cujos critérios devem ser delimitados pela própria natureza do texto lido. Tal avaliação tem duas perspectivas: de um lado, o texto pode ser julgado levando-se em conta sua coerência interna; do outro lado, pode ser julgado levando-se em conta sua originalidade, alcance, validade e a contribuição que dá á discussão do problema.

A problematização é a abordagem da unidade com vistas ao levantamento dos problemas para a discussão, sobretudo quando o estudo é feito em grupo.

Problematização é tomada em sentido amplo e visa levantar, para a discussão e a reflexão, as questões explicitas ou implícitas no texto.

A discussão da problemática levantada pelo texto, bem como a reflexão a que ele conduz, devem levar o leitor a uma fase de elaboração pessoal ou síntese. Significa também valioso exercício de raciocínio- garantia de amadurecimento intelectual.



Resenha:



O autor desse texto coloca-nos a disposição meios e métodos específicos para o meio acadêmico e também para todos os tipos de estudo. Usa termos que são relativamente fáceis de se interpretar e utilizar, pois tem uma linguagem didática e voltada, não só para as interpretações do estudo em questão, mas também para servirem de objeto de estudo, fazendo com que se utilize essas ferramentas para aprimorar os estudos, também dá oportunidade para rever os conceitos e repensar novas fórmulas para a compreensão e análise dos textos. Oque nos interessa é o resultado imediato, conforme nossas necessidades, que na maioria das vezes são orientadas por professores e nossos orientadores, dessa forma se faz o estudo com um horizonte relativamente limitado, apesar de muito vasto

Os autores expõem unidades com decorrentes semelhanças, mas não são mera cópia

um do outro. Encontramos ítens iguais, com aplicações diferentes, fazendo com que o estudante ou pesquisador tenha uma clareza superior ao ato de deflorar um texto. A análise em si, é usada para interpretar a leitura como um veículo de expressiva comunicação e a leitura por sua vez é usada pelo leitor para decodificar o que é análise. Tem-se uma interação cujo objetivo é transmitir ao estudante o real entendimento do que é ler e analisar uma fonte ou texto. A semelhança citada têm ênfase na questão de se ter processos capazes de beneficiar o manuseio de análises e sistemas literários. Concluímos que esses trabalhos fazem jus aos seus conteúdos.





Bibliografia:



- Metodologia Científica Fundamentos e Técnicas “Construindo o saber”

Autor: de Carvalho, Maria Cecília M. - Ed. Papirus, 4º edição - Pags 119-129/137-145

- Metodologia do Trabalho Científico

Autor: Severino, Antônio Joaquim - Pags: 43-57

- Técnica da pesquisa Científica

Autor: Blanco, Ricardo Roman - Vol. I - Pags: 161-162/168/184-195

-Fundamentos Do Trabalho Científico

Autor: Lakatos, Eva Maria



Rodrigo M.Martins

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui