Usina de Letras
Usina de Letras
186 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62188 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22534)

Discursos (3238)

Ensaios - (10352)

Erótico (13567)

Frases (50593)

Humor (20028)

Infantil (5426)

Infanto Juvenil (4759)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6184)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Quanto nos deve um corrupto? -- 12/01/2005 - 08:48 (João Rios Mendes) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Quanto nos deve um Corrupto?

Quem são os servidores públicos? A palavra “servidor” designa alguém que é pontual e cumpre os serviços e obrigações com exatidão. É o criado, o funcionário, o empregado. A palavra “público” nomeia algo que não nos pertence em particular, mas que é “de uso comum do povo”.

Servidores públicos são todas as pessoas que trabalham e são pagas pelo Estado. podem trabalhar numa repartição pública – hospital, empresa de ônibus, escola – ou exercerem cargos de naturezas diversas, como médico, militar, juiz, governador, deputado, senador ou presidente da República.

Todos nós brasileiros, inclusive os servidores públicos, pagamos impostos, taxas e contribuições que são investidos em benfeitorias para a nossa cidade, bairro e rua. O dinheiro público é administrado pelos servidores, que não podem gastá-lo a seu bel prazer. O dinheiro público não lhes pertence, o que lhes pertence são seus salários recebidos mensalmente.

Para ter um servidor público trabalhando em seu benefício, a sociedade paga o salário equivalente à capacidade e responsabilidade dele. Como a sociedade é a patroa, ela paga e exige que o trabalho seja executado com retidão, lisura, transparência e dedicação. O indivíduo é cobrado tal qual acontece na sociedade privada. Quando o servidor público se desvirtua em suas ações e se corrompe, a sociedade tem que demiti-lo “a bem do serviço público”. Nenhum empregador mantém em sua empresa alguém que não mereça confiança.

O bom servidor público vale o que lhe é pago mensalmente . Mas quanto vale o mau servidor, o corrupto? Aquele que não apenas surrupia o dinheiro público, mas também não se dedica aos afazeres, age sem ética e cordialidade com o público e abusa da sua autoridade?

Quando um servidor de cargo mediano comete deslizes com o dinheiro público, a decepção da sociedade é de certo menor. Porém, quando vem à tona as falcatruas dos que ocupam cargos do Poder, seja o Legislativo, o Executivo ou o Judiciário, a decepção é sem tamanho. Principalmente para aqueles eleitores que os elegeram e os colocaram no poder.

É deprimente quando descobrimos a improbidade daquele sujeito cândido, que na campanha eleitoral tinha o sorriso fácil, abraçava e beijava nossos filhos, trazia esperança com suas propostas e pregava trabalhar em nosso benefício. Por acreditarmos nele, empunhamos a sua bandeira, colocamos sua foto na parede ou no carro, compramos bonés, camisetas e outros mimos. Depois de tudo que fizemos para eleger aquele indivíduo de caráter irretocável, vem à tona a notícia de que elegemos um corrupto, uma pessoa totalmente descompromissada com o que pregara durante a campanha eleitoral.

Pois bem, se essa autoridade não vale mais o salário que nós, como sociedade, deveríamos lhe pagar, quanto ela nos deve pelo vazio que ficou em nossos corações? Já que a pagaríamos para que ela exercesse com retidão as suas funções, quanto ela nos deve por frustrar os nossos sonhos?

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui