Usina de Letras
Usina de Letras
151 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62220 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10363)

Erótico (13569)

Frases (50618)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140802)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6189)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Protesto por nome e classdificação corretos! -- 11/01/2005 - 20:26 (Geraldo Lyra) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Na coluna semanal do saudoso sociólogo Gilberto Freyre, em exemplar da antiga Revista O Cruzeiro, há um texto em que o Mestre de Apipucos reclama pelo fato de, algumas vezes(ou muitas?), terem escrito o nome dele com "i" (Freire) e não Freyre(que é o correto). Então, ele diz do trabalho que teve para, por exemplo, retificar documentos, concluindo "não ter culpa de quando foi batizado, ter recebido o nome de Freyre."

É claro que sou um simples bancário aposentado e trovador e não o Mestre, autor de Casa Grande e Senzala!

Todavia, por sofrer dos mesmos inconvenientes, não vejo outra saída que não seja a de lembrar às pessoas - usando o prestígio de uma grande personalidade -, que não é correto se modificar o nome de quem quer que seja, mormente quando a pessoa manda uma ficha digitada (ou datilografada), com sua assinatura: ninguém que tenha o nome Lyra, assina Lira!

A propósito, tenho cópia xerográfica de artigo do escritor Teóphilo de Andrade(Jornal do Comércio,do Rio), em que aborda a genealogia da família Lyra(ou Lira), que teve início no Sec. XVIII, em Nazaré da Mata-PE, quando um italiano casou com uma índia. No texto, o autor diz que tanto Lyra como Lira, são da mesma orígem. Daí, ser Lyra não é melhor, nem pior do que ser Lira : são a mesma coisa. Mas, com o detalhe: se na certidão de nascimento consta uma forma, esta tem que ser respeitada por toda vida da criatura e depois da morte!

Se alguém pedisse, por exemplo, uma audiência ao Governador de São Paulo, Geraldo Alckmim e endereçasse para Dr. Geraldo Alquimim, não receberia nem resposta!

Tais considerações são em motivo de ter obtido uma classificação de Menção Honrosa , no I Concurso Nacional de Trovas de Brumadinho-MG:

"Sendo o sonho uma esperança

também chamada ilusão,

faz-nos, sempre, ser criança,

vendo bolhas de sabão!"



e terem colocado "Geraldo Lira", quando o correto é Geraldo Lyra.

Sei que, assim como o resultado do referido Concurso, em que só obtive uma M.H.; e um dos maiores poetas vivos do Brasil, disse-me ao telefone, que eu merecia o primeiro lugar, "seja pela originalidade, espontaneidade e universalidade da trova", a decisão da Comissão Julgadora "é irrecorrível" e o resultado não será modificado!

Todavia, se vier a participar - se Deus quiser - de novo Concurso em Brumadinho-MG, solicito que escrevam corretamente o meu nome, dando-me a classificação que merecer...
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui