Usina de Letras
Usina de Letras
137 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62182 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22532)

Discursos (3238)

Ensaios - (10351)

Erótico (13567)

Frases (50584)

Humor (20028)

Infantil (5425)

Infanto Juvenil (4757)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6184)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Discursos-->COLOCAR A CARA A TAPA. -- 15/01/2008 - 19:40 (GERALDO EUSTÁQUIO RIBEIRO) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
COLOCAR A CARA A TAPA.

Hoje durante a caminhada de todos os dias, uma chuva fina lavou o meu rosto e meus olhos se umedeceram com a água que vinha dó céu e com a que brotou dos meus olhos quando observei mais atentamente o leito aonde corria o rio da minha infância. No lugar da água uma coisa pastosa nem de longe faz lembrar que naquele local, crianças brincavam livres e os adultos pescavam peixes que eram saboreados em família. O que restou desta água pura e fonte de vida nos mostra uma natureza teimosa ainda acreditando que o homem vai mudar hábitos de destruição e voltar a conservar aquilo que nunca deveria ser destruído, mesmo em nome do progresso.
Muito do que foi destruído poderia ter sido preservado.
Margeando o antigo rio, uma obra faraônica com projetos de engenharia super-dimensionados, dá continuidade a uma das principais avenidas da cidade, porém um uma área sem grande movimento e longe do centro.
Não levaram em consideração a agressão ecológica e o impacto na qualidade de vida das futuras gerações.
A extração de areia com a aprovação ou a conveniência política a troco de voto veio para completar de vez a degradação da área e tirar a vida de grossas arvores que resistiam ao tempo que foi menos implacável que o homem.
E o interessante é que os boatos na cidade revelam que os terrenos ao lado da pista de primeiro mundo são de propriedade dos políticos influentes da cidade.
Detesto ter de citar o EUA como exemplo de qualquer coisa, mas hoje uma reportagem sobre a futura eleição mostrou que os jovens estão se interessando pela política.
Isto me encheu de esperança.
Os jovens de todo o mundo serão os grandes responsáveis pela mudança.
Terão que dizer não e consertar a herança maldita que estamos deixando.
Se os jovens daqui não tomarem uma postura de luta contra os crimes ecológicos um futuro de morte pode chegar mais cedo do que se imagina.
Se os jovens brasileiros não tomarem uma postura de luta contra a corrupção que transforma eleitores humildes em vendedores de votos, e eleitores conscientes em traficantes de influencia para conseguir algum beneficio sem importar se os políticos os estão usando somente para enriquecimento ilícito.
O país não terá conserto e continuará sendo do terceiro mundo.
Ainda dá tempo.
Basta querer lutar.
E não ter medo de colocar a cara a tapa para preservar a natureza e a dignidade do ser humano.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui