Usina de Letras
Usina de Letras
149 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62225 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22536)

Discursos (3238)

Ensaios - (10364)

Erótico (13569)

Frases (50620)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140803)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6190)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->MORRER UMA SÓ VEZ - O RETORNO -- 10/01/2005 - 00:14 (Lauro Denis) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos





Vamos à análise do texto de uma Leitora - Bela Dona ...





"Não vou aqui dizer que está certo nenhum dos que, com suas numerosas e contraditórias idéias, escreveram a Bíblia. Observo aqui é o quanto cada pessoa força os textos de acordo com a doutrina que as pessoas conseguiram implantar em sua mente."



Acredito que forçar textos sagrados de acordo com a doutrina que se professe, sempre foi uma tarefa muito bem executada por padres e pastores para ajustar a Bíblia aos seus conceitos. E estes sempre são repassados aos fiéis que, após terem implantado em suas mentes  tudo o que escutaram, aceitam e dizem : Amém ...







"Paulo jamais poderia dizer que ao homem está determinado "viver uma só vez"; pois ele acreditava que, depois da morte, não "logo em seguida", mas em um dia que ele chama "naquele dia" (II Timóteo, 4: 8), o chamado "juízo final", na volta de Jesus, que ele pregava (versículo 1), ele iria ressuscitar-se e receber o prêmio da vida eterna, que seria a segunda vida. Então, "morrer", sim, mas viver não poderia ser uma só vez. Que pergunta inútil!"



Segundo a Bíblia Católica, do site da Paróquia Santa Cruz ( http://www.biblia.inf.br/ ), o Texto sob análise está assim : Hebreus 9:27 - Para os homens está estabelecido morrerem uma vez e logo em seguida virá o juízo. ( Destaque meu ).



Está aí uma pequena demonstração de como as traduções variam de Bíblia para Bíblia. E se numa Bíblia está assim, então será que esse "logo em seguida" foi traduzido errado ?? Ou será que a argumentação da leitora é que é uma exclamação inútil ???



E vejam uma interpretação católica, de um professor, Orlando Fedeli, contida no Site Montfort ( www.montfort.org.br ) :



"Quando morremos, nossa alma é julgada imediatamente por Deus, que nos manda, então, ou para o céu, (caso não tenhamos morrido em pecado); ou para o purgatório (se morremos com algum pecado leve ou venial); ou eternamente para o inferno. (No caso de termos morrido em pecado mortal).



Do Purgatório, as almas podem ir pra o céu. Do inferno, as almas nunca mais podem sair.



No fim do mundo, Deus ressuscitará a todos os homens, que voltarão a ter os corpos que tinham. Aí se dará o Juízo Universal, quando Deus mandará eternamente para o céu, com corpo e alma, os homens bons, e para o inferno eterno, de corpo e alma, os homens maus".






Mais uma vez podemos concluir, com as próprias palavras de Bela Dona : "... quanto cada pessoa força os textos de acordo com a doutrina que as pessoas conseguiram implantar em sua mente."







Mais Palavras da respeitável Leitora : "Quanto ao tal Lázaro e a filha de Jairo, o próprio espírita se encarregou de dizer que seriam exceções. O homem, em geral na crença cristã apostólica, morre "uma só vez". Há, segundo escreveram, até os que não morrem nem uma vez (I Coríntios, 15: 51, 52)."



Você se refere a mim como "o espírita". A senhora ( ou seria senhorita ? ) poderia me dizer a sua religião ? Se quiser se referir a mim, pode dizer o meu nome : Lauro. Eu não me importo não...



Mas vamos à resposta : Excessões ? Ora, não são só três. Essas são só as mais conhecidas. Como se não bastasse, há na Bíblia a narrativa de 8 (oito) casos de ressurreição ( retorno do espírito ao corpo que jazia morto ).



3 (três) ocorreram no Velho Testamento : O primeiro está no I livro dos Reis, no capítulo 17, versículos 21 e 22 ; o segundo, no II livro dos Reis, no capítulo 4, versículos 32-37 ; e o terceiro, também no II livro dos Reis, no capítulo 13, versículos 20 e 21.



Os outros 5 (cinco) casos são narrados no Novo Testamento. Três deles foram realizados por Jesus, e os outros 2 foram realizados por Pedro e por Paulo, respectivamente, narrados nos Atos dos Apóstolos, capítulo 9, versículos 36-42, e capítulo 20, versículos 7-12. Os realizados por Cristo são citados em Mateus, capítulo 9, versículos 18-25; Lucas, capítulo 7, versículos 11-17 e João, capítulo 11, versículos 1-43.



Não restam dúvidas de que esses oito casos de ressurreição contrariam a passagem de Hebreus 9,27. Todavia, a Reencarnação não vai de encontro ao referido versículo, que é a pura expressão de uma Lei Divina irrevogável : A morte do corpo físico dá-se uma única vez e é um fenômeno irreversível.



Pode-se concluir, então, que Deus abriu oito exceções a uma de Suas Leis ??? Ora, não é a verdade, porque a concessão de privilégios é atitude própria dos seres imperfeitos, como nós, os homens, mas não dos seres perfeitos, como Deus. É uma questão simples, de raciocínio lógico. Deus é imutável porque é perfeito, pois a onisciência é um de Seus atributos. Portanto, se Ele abre exceções, deixa de ser imutável. E se privilegia somente 8 seres humanos com uma segunda vida, no mesmo corpo de carne e no mesmo período terreno, está agindo com parcialidade, quando sabemos muito bem que Deus é um Ser imparcial, porque trata a todos igualmente. As desigualdades que existem no mundo são conseqüências dos atos e ignorâncias humanas.







Continuando :"Até que todos cheguem à unidade da Fé, ao pleno conhecimento do FILHO DE DEUS, ao estado de homem feito à medida da estatura da plenitude do CRISTO" (Efésios, 4: 13). Isso seria reencarnação?



Estranho... Essa questão não foi refutada objetivamente. Foi citada outra passagem da bíblia, relacionada ao "nascer de novo"...





Então vamos a ela :



Evoca-se o célebre encontro de Jesus com Nicodemos para demonstrar que Jesus ensinava a Reencarnação. Seria essa a evidência maior ? Sem dúvida, é a mais lembrada. O problema é que Jesus emprega uma linguagem simbólica, algo complicado. Favorece a fantasia e a especulação. O profitente sempre a interpreta segundo as conveniências de sua religião. É sempre bom lembrar que a palavra "Reencarnação" não poderia aparecer nos Textos antigos, pois a mesma teve origem Francesa, no Séc. XIX. Porém, a crença na pluralidade das existências já existia na época de Cristo e até antes Dele.



Há que se deixar bem claro o principal argumento usado pelos contrários à Rencarnação, os quais se baseiam na palavra “anóten”, que em grego koiné tanto pode significar “de novo” como “do alto”.



Sem sequer considerar as dificuldades lingüísticas que o grego apresenta ao usar "anothen", podemos ver que a palavra grega empregada por João significa “de novo”. E por que ? Ora, Nicodemos indaga como pode nascer pela segunda vez um homem velho e se poderá voltar para o ventre materno. Esta pergunta revela que o Mestre de Israel entendeu "de novo" sem a menor dúvida. O Rabbi não retira o que disse : Ao contrário, confirma-o, especificando que o nascimento deverá ser "DE água e DE espírito" ( como no grego original e sem artigo ). E repete : É necessário nascer de novo. Reparem : A Tradução é : Nascer DE água e DE Espírito. E não “DA água e DO Espírito”, como está traduzido nas Bíblias atuais, pois na Passagem em grego não há artigo definido diante das palavras "água"   e   "espírito". Não é, portanto, nascer DA água ( o artigo definido, se houvesse na passagem em grego, tornaria o substantivo específico ) do batismo, nem DO espírito, mas DE água ( por meio da água ) e DE espírito ( pela Reencarnação do espírito ).



A essa indagação, longe de protestar que não era isso o que queria dizer, Jesus insiste e confirma Suas palavras : "É o que te disse : Indispensável se torna que o homem nasça DE água ( isto é, materialmente, com o corpo denso, dado que o nascimento físico é feito através da bolsa d "água do liquido amniótico ) e DE espírito ( ou seja, que adquira nova personalidade no mundo terreno, em cada nova existência, a fim de progredir ). Se Nicodemos entendeu à letra as palavras de Jesus, o Mestre as confirma à letra e reforça Seu ensino. Com efeito, o espírito, ao reentrar na vida física, pode ser considerado novo espírito que reinicia suas experiências esquecido de todo o passado.



Ah! Mas poderiam dizer : "Esses detalhes não mudam em nada o ensinamento da Bíblia". Bem, só não vê quem não quer. O Estudo apurado e criterioso é fundamental neste caso. Se não dermos atenção a esses "detalhes" correremos o risco de camuflar o verdadeiro sentido dos Textos Bíblicos.



E se Cristo falava de Batismo, como querem os opositores, por que Ele não convidou Nicodemos para se batizar ? Cristo não batizava ninguém ! Diante de tantas curas e milagres e encontros, como o da “Adúltera”, com “Zaqueu”, com o “Centurião”, com a “Cananéia”, por que Cristo nunca falou em Batismo ??? Não seria uma boa oportunidade para esse convite ??? No entanto, a sua admoestação era para uma mudança interior : “Vai e não peques mais para que coisa pior não te venha acontecer”.







Bela Dona : "Mais uma questão inútil para quem acredita que tudo que está na Bíblia é "a verdade". A expressão "LOGO EM SEGUIDA" não faz parte das palavras de Paulo, mas foi criada pelo nosso colega Lauro Denis. Paulo disse que "... aos homens está ordenado MORREREM UMA SÓ VEZ e, depois disto, o juízo" (Hebreus 9, 27), porque, no seu modo de crer, o homem morre, vai para a sepultura e só é ressuscitado na vinda de Jesus, quando ocorre o tal "juízo". Então, depois da morte, vem mesmo o juízo, que não tem que ser no mesmo dia nem no mesmo ano. Não é simples entender seu pensamento? Só os que pensam diferente e querem ajusta-lo a si próprios que fazem tal confusão."



Inicio a resposta ressaltando a total inutilidade das afirmações acima, face ao que já foi demonstrado em uma Bíblia católica, a qual contém a expressão exata. Vou repetir aqui, não de forma inútil, já que a respeitável leitora voltou ao assunto numa tentativa típica de ajustar tal pensamento "aos que pensam diferente" e que resulta sempre em confusão :



"Segundo a Bíblia Católica, do site da Paróquia Santa Cruz ( http://www.biblia.inf.br/ ), o Texto sob análise está assim : Hebreus 9:27 - Para os homens está estabelecido morrerem uma vez e logo em seguida virá o juízo". ( Destaque meu ).



E já que você gosta de inutilidades, vou repetir também a interpretação de um católico, Orlando Fedeli, do Montfort :



"Quando morremos, nossa alma é julgada imediatamente por Deus, que nos manda, então, ou para o céu, (caso não tenhamos morrido em pecado); ou para o purgatório (se morremos com algum pecado leve ou venial); ou eternamente para o inferno. (No caso de termos morrido em pecado mortal).



Do Purgatório, as almas podem ir pra o céu. Do inferno, as almas nunca mais podem sair.



No fim do mundo, Deus ressuscitará a todos os homens, que voltarão a ter os corpos que tinham. Aí se dará o Juízo Universal, quando Deus mandará eternamente para o céu, com corpo e alma, os homens bons, e para o inferno eterno, de corpo e alma, os homens maus."






Então, onde e quando Eu criei a frase "logo em seguida vem o juizo" ??? Está na Bíblia católica !!! Foram, então, os tradutores católicos que criaram essa frase : "logo em seguida" ??? Ou será que foi o católico Fedeli que inventou essa pequena sentença ??? E quem aqui disse que tudo o que está na Bíblia é verdade ??? Você ??? Eu não fui !!! Mas se você quiser saber um pouco dessas traduções do Hebraico, Aramaico e Grego, há um bom site que demonstra as modificações deliberadas de certos tradutores religiosos. A transliteração e a respectiva tradução dos Textos Sagrados, foi um exaustivo trabalho do Escritor Severino Celestino, auxiliado pelo Israelita Avraham Avdan. As regras utilizadas para trasliteração foram baseadas nas normas gerais estabelecidas pela Academia de Língua hebraica, em 1956 e 1957. Também foram utilizadas as adaptações gramaticais de Gordon Chown, Guilherme Kerr, W. Hollenberg e do Sidur ( Livro de Orações Judaicas ), organizado por J. Fridlin :



http://geocities.yahoo.com.br/fabiohpbr2001/nsheb.html









MAIS ARTIGOS CORRELACIONADOS





Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui