Usina de Letras
Usina de Letras
142 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62069 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10301)

Erótico (13562)

Frases (50476)

Humor (20015)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6162)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->MORRER UMA SÓ VEZ -- 09/01/2005 - 21:46 (BELA DONA) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

"E, assim como aos homens está ordenado MORREREM UMA SÓ VEZ e, depois disto, o juízo" (Hebreus 9, 27). Por que Paulo teria dito isso? Não estaria ele combatendo a idéia de que o homem morre e renasce várias vezes?



"A passagem de Hebreus 9, 27 é citada inúmeras vezes, como argumento contra a Reencarnação. Se Paulo estivesse querendo dizer que temos uma só vida aqui na Terra, por que ele então, não disse assim: Ao homem está determinado VIVER uma só vez???



Muito bem, vamos analisar alguns fatos:



No Novo Testamento é narrada a ressurreição da filha de Jairo, do filho da viúva de Naim e de Lázaro. Se de fato houve essas ressurreições, vale dizer que ELES MORRERAM DUAS VEZES !!!



E se eles não morreram duas vezes, temos que procurá-los pois hoje essas pessoas fariam parte do Guinness, o Livro dos Records, pois teriam mais de 2.000 anos !!!



Ademais, Paulo, não estava de forma alguma combatendo a Reencarnação, pois não é o contexto dessa narrativa. Mas, por outro lado, não deixa de ser uma verdade, já que o corpo que possuímos em cada Reencarnação, realmente morre somente uma vez.



Além disso, esse versículo ( "aos homens está ordenado morrerem uma só vez " - Heb. IX, 27) tem sido uma pedra de tropeço para todos os que desconhecem o que realmente é a reencarnação, limitando-se a ler a letra que mata e não percebendo o espírito que vivifica. Não há contradição nenhuma entre o que diz Paulo nesse versículo e a teoria da reencarnação. Mas vamos por partes:



* Inicialmente, ninguém precisa acreditar na reencarnação como dogma, pois que ela existe, creiam os homens nela ou não. Da mesma maneira, não é pelo fato de alguns homens não crerem em DEUS que Ele deixará de existir.



* Um Espírito necessita conhecer e praticar o Bem, progredir, evoluir e subir tanto, tanto, que chegue, como diz Paulo na Epístola aos Efésios, a ser igual a JESUS. Eis suas palavras: "Até que todos cheguem à unidade da Fé, ao pleno conhecimento do FILHO DE DEUS, ao estado de homem feito à medida da estatura da plenitude do CRISTO" (Efésios, 4: 13).



* Ora, haverá homem sobre a face da Terra que tenha a pretensão de poder chegar até essa altitude numa só vida humana? Percorrendo a história da Humanidade, APONTEM-NOS QUEM JÁ CHEGOU LÁ, EXCETO O PRÓPRIO JESUS??? No entanto Paulo diz: ...até que TODOS cheguemos..." TODOS ...



* Então se o Espírito necessita evoluir até esse ponto, evidentemente o fará por intermédio de muitas vidas no corpo, neste tabernáculo no qual habitamos temporariamente, no dizer de São Pedro (II Pedro, 1: 13 e 14).



* Ora, é fora de qualquer dúvida que cada homem só pode morrer uma vez...e depois disso vem o juízo que determinará para onde irá o Espírito: para as zonas de luz ou para as zonas de trevas. Só morreram "duas vezes", segundo a interpretação comum, aqueles que foram ressuscitados, como Lázaro... ninguém mais. Cada homem (conjunto de Espírito e corpo) só pode morrer uma vez. Porque, separado que esteja do corpo, não mais se poderá a ele se unir, a não ser por outro nascimento.



* Então qual a dificuldade de compreender-se, dentro da teoria da reencarnação, a frase de Paulo? Nenhuma. Está certíssima : "É ordenado aos homens que morram uma só vez, e depois disso vem o juízo".



* Entretanto é inegável que o homem morre, ou seja, que a personalidade deixa de existir, naquela sua união terrena. E isso logicamente só pode OCORRER UMA VEZ em cada personalidade, em cada homem."



* Desaparece, então, a personalidade daquela vida terrena. Mas prossegue, em forma ainda invisível aos sentidos da maioria dos seres humanos, a parte eterna de todos nós: o Espírito imortal, a Individualidade. Diz o CRISTO que o Espírito sopra onde quer, isto é, manifesta-se onde for necessário à sua evolução, até integrar-se no Amor Universal, em DEUS. E isto, na Terra, se dá por meio das reencarnações.



Além de tudo isso ( e por outro lado ), se formos analisar tudo ao pé da letra, ficaremos diante de uma contradição, senão vejamos : Se LOGO EM SEGUIDA à nossa morte, virá o juízo ( pressupõem-se que cada um terá um juízo após a sua morte ), qual a necessidade do JUÍZO FINAL, tão apregoado pelas Religiões Ortodoxas, se anteriormente já fomos julgados ? Será que se formos condenados ao "inferno" no primeiro juízo poderemos de lá sair quando do juízo final ? Ficam aí estas perguntas para quem quiser responder. (Lauro Denis, SÃO PAULO CONDENOU MESMO A REENCARNAÇÃO ??? -- 28/12/2004).





Não vou aqui dizer que está certo nenhum dos que, com suas numerosas e contraditórias idéias, escreveram a Bíblia. Observo aqui é o quanto cada pessoa força os textos de acordo com a doutrina que as pessoas conseguiram implantar em sua mente.



Vejamos:





1- "...por que ele então, não disse assim: Ao homem está determinado VIVER uma só vez???".



Paulo jamais poderia dizer que ao homem está determinado "viver uma só vez"; pois ele acreditava que, depois da morte, não "logo em seguida", mas em um dia que ele chama "naquele dia" (II Timóteo, 4: 8), o chamado "juízo final", na volta de Jesus, que ele pregava (versículo 1), ele iria ressuscitar-se e receber o prêmio da vida eterna, que seria a segunda vida. Então, "morrer", sim, mas viver não poderia ser uma só vez. Que pergunta inútil!





2- Quanto ao tal Lázaro e a filha de Jairo, o próprio espírita se encarregou de dizer que seriam exceções. O homem, em geral na crença cristã apostólica, morre "uma só vez". Há, segundo escreveram, até os que não morrem nem uma vez (I Coríntios, 15: 51, 52).





3- "Até que todos cheguem à unidade da Fé, ao pleno conhecimento do FILHO DE DEUS, ao estado de homem feito à medida da estatura da plenitude do CRISTO" (Efésios, 4: 13). Isso seria reencarnação?



Quando Jesus, em sua linguagem figurada, teria dito: “Se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus”, Nicodemos teria perguntado se era “voltar ao ventre materno e nascer segunda vez”, que é o que pregam os reencarnacionistas. Jesus, porém, teria explicado que não era nenhum novo nascimento físico, mas uma renovação espiritual: “o que é nascido da carne” (nascer fisicamente) “é carne; o que é nascido do espírito” (uma nova mentalidade, novo caráter) “é espírito” (S. João, 3: 3 a 6). Imaginem se a condição para a salvação fosse a reencarnação. Não estaria à escolha do homem; pois ninguém escolhe se vai ou não reencarnar. Se assim fosse, Paulo, mensageiro do evangelho de Cristo, teria pregado para os cristãos morrerem e tornarem a nascer, ao invés de dizer: “quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe segundo as concupiscências do engano, e VOS RENOVEIS NO ESPíRITO DO VOSSO ENTENDIMENTO, e vos revistais do novo homem, criado segundo Deus, em justiça e retidão procedentes da verdade” (Efésios, 4: 22 a 24). Paulo estava recomendando uma mudança de caráter, não morrer e renascer.



Vejam o que disse Paulo: "Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé. Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua vinda" (II Timóteo, 4: 7 e 8). O seu aperfeiçoamento espiritual, segundo cria, se deu de sua conversão ao cristianismo até o fim da sua vida, não em várias vidas. Ele não pensou que iria reencarnar-se, mas disse: "acabei a carreira". E essa carreira não teria começado em outra vida antes daquela, mas na sua conversão ao cristianismo, a partir da qual somente poderia dizer: "Combati o bom combate".





4- "Se LOGO EM SEGUIDA à nossa morte, virá o juízo (pressupõem-se que cada um terá um juízo após a sua morte), qual a necessidade do JUÍZO FINAL, tão apregoado pelas Religiões Ortodoxas, se anteriormente já fomos julgados ? Será que se formos condenados ao "inferno" no primeiro juízo poderemos de lá sair quando do juízo final? Ficam aí estas perguntas para quem quiser responder".



Mais uma questão inútil para quem acredita que tudo que está na Bíblia é "a verdade". A expressão "LOGO EM SEGUIDA" não faz parte das palavras de Paulo, mas foi criada pelo nosso colega Lauro Denis. Paulo disse que "... aos homens está ordenado MORREREM UMA SÓ VEZ e, depois disto, o juízo" (Hebreus 9, 27), porque, no seu modo de crer, o homem morre, vai para a sepultura e só é ressuscitado na vinda de Jesus, quando ocorre o tal "juízo". Então, depois da morte, vem mesmo o juízo, que não tem que ser no mesmo dia nem no mesmo ano. Não é simples entender seu pensamento? Só os que pensam diferente e querem ajusta-lo a si próprios que fazem tal confusão.



Se outro apóstolo pensou diferentemente de Paulo, isso é outra questão. Pedro acreditava que os mortos estivessem conscientes, tendo até a chance de se converterem (I Pedro, 3: 18-21; 4: 6); embora na parábola "Rico e Lázaro" a mensagem seja que após a morte não há mais oportunidade de salvação (Lucas, 16: 19-31). Não obstante, segundo Pedro os mortos possam ouvir o evangelho e ainda se converterem, e conforme Lucas, ao contrário, o homem morre com o destino selado para ir irremediavelmente logo em seguida para o inferno ou para o paraíso, Paulo, por sua vez, deixou bem definida a sua crença na ressurreição, jamais dando a entender que o homem tivesse mais de uma oportunidade de salvação.



Ver MAIS



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui