Usina de Letras
Usina de Letras
166 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62072 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10301)

Erótico (13562)

Frases (50478)

Humor (20016)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6163)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->O QUE É JESUS? -- 08/01/2005 - 21:53 (BELA DONA) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


Muito se discute se Jesus é Deus, se Jesus é filho de Deus, ou nada disso. E todos encontram apoio. O que é ou foi Jesus? A realidade é que a Bíblia é cheia de contradições, nela se encontrando todas as diferentes idéias que com que digladiam os muitos cristãos.



JESUS NÃO É DEUS – Segundo o evangelho de Mateus, Jesus deu uma informação aproximada de quando seria o fim do mundo, mas deu a data exata, dizendo assim: "Daquele dia e hora, porém, ninguém sabe, nem os anjos do céu, nem o Filho, senão só o Pai" (Mateus, 24: 36). Se o pai (Deus) sabia, mas o filho (Jesus) não sabia, ele não poderia ser o Deus.



JESUS É DEUS - A segundo carta de S. Pedro começa assim: "Simão Pedro, servo e apóstolo de Jesus Cristo, aos que conosco alcançaram fé igualmente preciosa na justiça do nosso Deus e Salvador Jesus Cristo" (II Pedro, 1, 1). Aí Jesus foi apresentado como "nosso Deus e salvador". Então Jesus era deus. Isso complicou um pouco a situação para quem afirma que há um só deus. Se Jesus era deus, mas não era o mesmo deus criador, uma vez que ele não sabia de uma coisa que o deus criador sabia, haveria pelo menos dois deuses. Esse é um dos problemas que levaram os cristãos a fundir três pessoas em uma, uma vez que o tal "Espírito Santo" também foi apresentado como uma pessoa.



Segundo alguns investigadores do passado, no cristianismo primitivo havia grupos que criam em dois deuses, outros em vários deuses, até um deus para cada dia do ano fazia parte da fé de alguns. Só depois que o imperador romano decidiu que o cristianismo deveria ser um só, que se fixou essa doutrina de um deus "três em um".



Em parte tem razão nosso colega quando diz: "Por outro lado, o Velho Testamento não fala em Santíssima Trindade nem em Espírito Santo..." (Lauro Denis , "JESUS É FILHO DE DEUS OU O PRÓPRIO DEUS?", 08/01/2005).

Mas também não é menos verdade que no nos dias dos reinos de Israel e Judá, não se pensavam e ressurreição nem em reencarnação. Em nenhum lugar na lei mosaica, aquela que apareceu na reconstrução do templo de Josias, dita ter sido dada por Yavé a Moisés, houve qualquer promessa de outra vida em qualquer modalidade a alguém. Yavé só teria prometido aos patriarcas vida longa, riqueza e uma descendência bem-aventurada, nada de segunda vida ou várias vidas.



Jesus é deus para os trinitaristas, é só o filho de Deus para outros grupos cristãos, e nem filho é para os muçulmanos, sendo apenas um profeta, enquanto para os Judeus não foi nada disso. E todos se julgam os donos da verdade.



Ver MAIS



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui