Usina de Letras
Usina de Letras
163 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62070 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10301)

Erótico (13562)

Frases (50478)

Humor (20016)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6163)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->A Lenda do Cupido -- 08/10/2001 - 09:19 ( Andre Luis Aquino) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Contam os historiadores que o conhecido Cupido ( ou Eros) era filho de Vênus ( a Deusa do Amor ), e do Deus Marte, que por sua vez era filho de Júpiter. Logo ao nascer, teve que ser escondido por sua mãe em meio aos bosques por causa de sua beleza que deixou júpiter enciumado. Viveu muito tempo em meio à natureza . O pequeno anjinho cresceu tomando leite dos animais e para se distrair manuseava o arco e flecha. Flechava o coração dos homens com o amor. Quando ele estava aprendendo dava flechadas para todos os lados, enfeitiçando corações, mesmo onde belos romances não têm chance de existir e com isso fazendo a maior confusão. Hoje sabemos que sua missão era de semear o amor na Terra, um sentimento tão nobre e capaz dos maiores milagres dentro das pessoas. A lenda continua com a paixão do Cupido pela mortal Psiquê. Psiquê era uma jovem tão linda que Vênus passou a ter ciúmes dela. A deusa deu ordens a Cupido para induzir Psiquê a apaixonar-se por alguma criatura de má aparência, porém o próprio Cupido tornou-se seu amante. Cupido a pôs num palácio, mas somente a visitava na escuridão e a proibiu de tentar vê-lo. Movidas pelo ciúme às irmãs de Psiquê disseram-lhe que ele era um monstro e iria devorá-la. Certa noite Psiquê pegou uma lamparina e iluminou o quarto para ver Cupido adormecido. Excitada diante da visão de sua beleza ela deixou cair sobre Cupido uma gota do óleo da lamparina, e o despertou. Por causa disso o deus abandonou-a, ressentido pela sua desobediência. Os dois se amam muito, mas por causa da desconfiança de Psique, Eros vai embora dizendo: “O Amor não vive sem confiança”. Sozinha e cheia de remorsos Psiquê procurou o amante por toda a terra, e várias tarefas difíceis lhe foram impostas por Vênus. A primeira delas foi separar na escuridão da noite as impurezas de um monte enorme de várias espécies de grãos, porém as formigas apiedaram-se de Psiquê e vieram em grande número para realizar a tarefa por ela. E assim, por um meio ou por outro, todas as tarefas foram executadas, graças ao amor que transforma,que tudo pode, ela desempenhou tudo bravamente e com isso conseguiu o respeito da Deusa e de Júpiter o dom de ser imortal e o mais importante, o perdão de seu amado ,então subiu aos céus para ficar com Cupido seu amado, foram felizes para sempre, dessa união nasceu à filha Volúpia. Cupido continua até os dias de hoje com seu arco e flecha e às vezes chegamos a pensar que ele não ainda não aprendeu......e continua brincando.......Mas o amor quando é verdadeiro é imortal...

Nos dias de hoje o cupido ainda apaixonado por psiquê queria ver o amor eternizado nos corações dos humanos, mas suas flechas já não faziam mais efeito...

O cupido continuava a querer espalhar o amor, mais suas flechas já não faziam as pessoas se apaixonarem, nos dias de hoje as pessoas estão tão preocupadas consigo mesmas, presas a um egoísmo enorme que nem as poderosas flechas do cupido eram capazes de faze-las se apaixonarem.

“O que fazer?”- pensou o cupido

“ Vá até a terra, busque um ser humano que ainda acredite no amor, deve ter restado ao menos um, sem amor a terra padecerá e será o fim da humanidade, não podemos deixar que isso aconteça...”- ordenou Afrodite a deusa do amor.

O cupido então deu um beijo em psiquê e desceu dos céus em busca de um ser humano que ainda acreditasse no amor, talvez essa fosse a última esperança que a humanidade ainda pudesse ser salva.

Como um Deus em pele de mortal, Cupido era um homem muito bonito e não demorou muito para ele perceber que as mulheres caíram aos seus pés, mas como um Deus ele podia ver que elas gostavam apenas de sua beleza, não havia amor no coração daquelas mulheres.

Afrodite então ordenou que Psiquê também descesse para saber o que se passava com o coração dos homens.

E os homens caiam aos pés da bela mulher que ela era, mas não havia amor no coração deles também, eles só queriam a beleza.

E o cupido e Psiquê vagaram pela terra muito tempo, sem nunca encontrar o amor no coração das pessoas, ela só queriam beleza, dinheiro, segurança, conforto, o amor já não tinha importância na vida dos humanos.

Desanimados, Afrodite e o Cupido já estavam quase desistindo, mas pensaram num ultimo lance:

Resolveram espiar os sonhos dos humanos, pelo menos quando adormecidos, talvez o amor ainda habitasse seus corações e seus sonhos...

Mas o que encontram foram as pessoas sonhando com preocupações, com seu futuro com seus medos, nada muito diferente da vida real...

Quando estavam quase desistindo um sonho chamou atenção:

Um homem sonhava com uma mulher, mas não por desejo, mas sim pelo bem-querer, ele ainda a amava, eles já tinham sido enamorados um dia, mas a vida tomou um outro rumo...

A humanidade estava salva, bastava que aquele humano chamado Daner tivesse seu amor de volta, que ele acreditasse no amor que o amor seria novamente espalhado nos corações dos humanos.

“As vezes o amor vive na dificuldade, as vezes o amor só florece diante de uma dor, as lágrimas o regam, a saudade é o seu adubo, o arrependimento é a sua raiz, o amor é sentir dor e prazer, é rir e chorar, é fugir e encontrar...”- falava Afrodite ao seu filho Cupido.

Clara era o amor da vida de Daner , mais viviam tão distantes, tão separados, Clara sabia do amor de Daner mais nada podia fazer, a mágoa era maior que o carinho por ele.

“Daner cometeu um erro com Clara, mas todos nós erramos, até nós deuses, o perdão é algo nobre, ele a traiu mais se arrependeu do que vez,ele merece perdão...”

“Meu filho o perdão é concedido , mais a mágoa fica, a única salvação para esse amor é que essa mágoa seja extirpada do coração dessa jovem...”.

E assim foi feito, como por milagre a mágoa se foi, e num sonho Daner encontrou Clara, lá do alto os Deuses torciam para que aquele amor desse certo, agora sem mágoa o caminho estava aberto.

Noites frias e dias quentes se passaram até que aqueles jovens finalmente se encontrassem, não foi preciso muito para que eles voltassem a se amar, bastou um olhar...

A humanidade foi salva por um único amor, pois o amor é contagioso, da união de Daner e Clara nasceu Nicole.

Os deuses ficarem felizes e mais uma vez o amor venceu, mais uma vez as pessoas voltaram a acreditar que o amor é a razão de estarmos vivos, o amor é a razão de nossas vidas.



"Detestamos o erro, mas sempre amamos as pessoas erradas.É melhor abraçar os espinhos da verdade do que as rosas da ilusão."



Deco.

21-09-2001

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui