Usina de Letras
Usina de Letras
286 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62174 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22531)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50577)

Humor (20028)

Infantil (5424)

Infanto Juvenil (4756)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6182)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Discursos-->Natal de 2007 - Casa do poeta e do escritor -- 16/12/2007 - 18:36 (Leon Frejda Szklarowsky) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Minhas estimadas escritoras, poetas,
Meus caríssimos poetas, escritores e compositores
Minhas amigas e amigos
De repente, não importa a nação, não importa a língua, não importa a cor, não importa a origem, porque todos são humanos e descendentes de um só Pai. Os seres humanos lembram-se apenas de um só verbo: amar.

Estamos na CASA DO ESCRITOR E DO POETA, a casa da nossa Meireluce, a presidenta do Sindicato de Escritores do DF, para a confraternização de Natal. Não poderia haver local melhor que este, inaugurado em junho de 2001, com a presença de escritores, poetas e compositores. Nesta noite, Antonio Miranda também está presente, agora, como sócio deste Sodalício, para honra de todos nós.
Não poderia deixar de prestar homenagem àqueles que nos deixaram para a morada eterna, embora participem conosco espiritualmente: Manzolillo, Newton Rossi e Cassiano Nunes. Perdoem-me os companheiros se não cito a todos que aqui estão, porque não tenho a felicidade de ter a memória do nosso Amargedom que sabe décor os nomes de todos seus amigos e jamais esqueceu quem quer que seja.

Há sempre um dia especial para todos nós. Os seres humanos, ao nascerem, recebem o nome que os identificará por toda a vida.
Evidentemente, não nascem em vão e cumprirão uma missão, que deverá ser realizada, da melhor forma, pois todo ser humano traz em si a energia celestial, mas poucos a utilizam ou sabem utilizá-la.
Há dois mil anos, os Reis Magos anunciaram o nascimento Daquele que transformaria a história humana, por completo, e traria a boa nova, a mensagem de fé e amor e, com Sua palavra, mostraria ao ser humano que todos os homens são iguais por nascimento. Não importa a riqueza material, mas sim o espírito do homem, o trabalho e a solidariedade.
Nasce, então, uma nova religião monoteísta.
Entretanto, a essência é a mesma em todas as religiões e consciências, não importa o tempo, nem o espaço, variando apenas a forma e os caminhos do percurso, convolando o pensamento de que Deus é um, ou a pluralidade na unidade – essa Energia infinita e desconhecida, mas presente em tudo, e um só é o homem.
Assim entendo Deus e o homem.
Assim entendo a visão holística do universo.
Assim entendo o mundo em que vivemos.
Assim entendo o passado, presente e futuro.
Assim entendo a eternidade.
Assim entendo o infinito.
Eis que, então, surge a grande indagação:
– Deus, oh Deus, porque tanto sofrimento, tanta tragédia, angústia, dor, incompreensão, entre os seres humanos, morticínio, guerras, mortes e mais mortes?
– Oh, meu filho, esta é uma boa pergunta.
– Oh, meu Deus, qual é a resposta?
– Meu filho, continue vivendo, faça tudo da melhor maneira possível, tenha fé, alegria, esperança e, sobretudo, amor, e você terá a resposta.
Porquanto,
A provação faz parte da condição humana, como meio de purificação e caminho árduo para atingir-se o aperfeiçoamento espiritual e, certamente, num futuro ainda longínquo, desvendar-se o mistério que nos envolve a todos, fornecendo a resposta do por que e para que estamos na Terra.
E, quando tudo parece perdido, quando vida humana, bem mais precioso, dentre todos os demais, nada mais vale, a liberdade e a dignidade estão em jogo e parecem esmagadas pelas botas de guerreiros insanos e tiranos sanguinários, o ser humano é capaz de romper os grilhões e criar obras imorredouras, que jamais desaparecerão, servindo de exemplo para as gerações, dignificando a humanidade.
Pois bem, meus caros, o escritor, o compositor e o poeta têm um pouco de cada ser humano e, da síntese, ele produz sua obra, enobrece a humanidade e são eternos, porque predestinados, marcando para sempre sua trajetória.
Neste momento, em que as famílias se reúnem, em busca de um mundo mais feliz, certamente, haverá sempre a esperança, a fé, a alegria de viver.
FELIZ NATAL
FELIZ ANO NOVO

Natal de 2007
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui