Usina de Letras
Usina de Letras
130 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62163 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22530)

Discursos (3238)

Ensaios - (10348)

Erótico (13567)

Frases (50573)

Humor (20027)

Infantil (5423)

Infanto Juvenil (4753)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6182)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->O Gordo e o Magro - C/Correções -- 02/01/2005 - 11:42 (Domingos Oliveira Medeiros) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


O GORDO E O MAGRO

(Por Domingos Oliveira Medeiros)



Lula não engoliu o resultado da Pesquisa de Orçamentos Familiares do IBGE. Provavelmente, julgando que os dados levantados comprometeriam o programa Fome Zero, em que apostou todas as suas fichas. A propósito, o presidente teria dito: “no Brasil não faltam alimentos e sim dinheiro para comprá-los”.



A bem da verdade, Lula juntou a fome com a vontade de comer; misturou, na mesma panela, ingredientes como a fome e a desnutrição, e a obesidade e as gorduras. De sobremesa, confundiu pesquisa de opinião com pesquisa de orçamento familiar.



De certa forma, o comportamento do presidente não surpreende. Haja vista a dieta, ao nosso ver inadequada, adotada em seu governo, relativamente aos projetos, programas e ações postos em prática: o programa Fome Zero, como de resto o Bolsa-Família e o Primeiro Emprego, por exemplo, continuam magros, anêmicos e desnutridos. Não conseguem andar. Engordam e emagrecem ao sabor de conveniências e interesses políticas diversos. Sofre do chamado “efeito sanfona”.



O salário mínimo, coitado, é, antes de tudo, um forte. E isto porque, apesar de não conseguir alimentos em quantidade e qualidade adequadas, franzino, esfomeado, desnutrido ou morto de fome. sobrevive de teimoso. Aguardando o tal pedaço de bolo do crescimento anunciado: o futuro promissor sempre adiado.



O milagre do crescimento, por sua vez, alimentado com promessas recheadas com açúcar e com afeto, tornou-se obeso. Nem a cirurgia para reduzir o estômago e o bolo alimentar, reverterá a morbidez do gordo e sorridente milagre econômico. Anunciado com o tempero ardente do nosso presidente otimista.



Obesidade em quase todos os recantos do setor público. Na carga tributária; no excesso de peso dos juros, alimentados no restaurante do Banco Central, com receita aviada pelos cozinheiros do COPOM.



Pra lá de gordinha, a nossa imensa dívida externa. Por conta de maus hábitos alimentares, em razão dos costumes impostos pelo capital estrangeiro, resultado do consumo exagerado de hamburgues, batatas fritas, queijos, ovos e refrigerantes, entre outras guloseimas.



Alguém precisa avisar ao nosso presidente: só dinheiro não resolve os problemas de limentação inadequada. A gente não quer só dinheiro, só comida, ou só bebida e diversão.



A gente precisa de emprego, de escola e de boa alimentação. E de espaços para exercitar nossa cidadania, com liberdade de expressão. Para que não sejamos confundidos com aqueles que vivem chorando de barriga cheia.



Se o governo, ao invés de aumentar a receita, via criação de tributos, deveria diminuir as despesas, colocando mais água no feijão. Bastaria optar pela comida caseira, abandonando os apelos embutidos nas frituras, guloseimas e refrigerantes coloridos do exterior.



30 de dezembro de 2004









Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui