Usina de Letras
Usina de Letras
275 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62165 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22531)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50574)

Humor (20028)

Infantil (5423)

Infanto Juvenil (4754)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140790)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6182)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Discursos-->Estudantes brasileiros - reprovados no ranking mundial! -- 05/12/2007 - 11:47 (Paulo Marcio Bernardo da Silva) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Excelentíssimo
Presidente da República do Brasil
Sr. Luis Inácio Lula da Silva

Mais uma vez, indignados pelos descaminhos ministeriais do Governo de nosso país, reafirmamos a incompetência de muitos no fazer gerenciar a Educação, que hoje envergonha nossos jovens e provoca neles; o medo do amanhã.

Questionamo-nos quanto as nossas responsabilidades diretas na educação de nossos filhos e sabemos de nossas dificuldades; não por não acompanhá-los e negligenciarmos, mas por continuar dando nossos votos para Deputados e Senadores corruptos e incompetentes.

Se o Poder Legislativo do Brasil carece no cumprimento de seus deveres, falha mais o executivo, que erra seguidamente planejando mal, executando sem dar prioridade aos assuntos emergentes e controla pessimamente, permitindo o roubo dos cofres públicos.

Fantasiam os que acham que a implantação do sistema digital para as emissoras de televisões brasileiras (entre outras tecnologias) é um avanço, mas se esquecem que os nossos estudantes não sabem ler nem escrever.

Acha-se comprometida a geração de nossos filhos pela total ineficiência dos Ministros da Educação, não só do seu governo, mas de governos anteriores, que alegando a falta de recursos financeiros deixaram e deixam de investir na qualificação e remuneração dos pedagogos e professores, sabendo que os recursos humanos são os geradores da excelência.

As péssimas condições dos imóveis escolares e a falta de conservação do mobiliário escolar são provas da ineficiência do controle exercido.
Faltam escolas, faltam professores e falta principalmente competência de liderança em gerenciamento.

Sr. Presidente; se nós estamos envergonhados pelos últimos resultados do ensino (ciências, matemática português/leitura) brasileiro no ranking mundial, temos certeza que Vossa Excelência, sabedor das dificuldades por que passa face ao seu estudo incompleto, tenderá por fazer coro aos nossos lamentos e será mandatário de medidas governamentais eficientes para que, pelo menos nossos netos possam ser melhores valorizados no futuro.

O Brasil errou e continua errando em não priorizar a educação. O futuro de nosso país será opaco por não capacitar profissionalmente os nossos jovens estudantes.
Poderemos ter uma economia eficaz, um parque industrial com tecnologia de ponta, mas faltará o principal: mão de obra especializada para atender a demanda necessária.
Já estamos vendo acontecer o crescimento das necessidades em admitir profissionais para as vagas existentes.
Quais os motivos? Baixa escolaridade e falta de especialistas.

Nossa voz continua baixa e sem ecoar, mas nosso choro é alto e pode ser ouvido em meio ao silêncio dessa indignação nacional.

Esperamos Senhor Presidente; que também Vossa excelência possa escutar as rumorosas lamúrias deste povo incansável em suas solicitações não atendidas.

Continuamos acreditando no Brasil, pois somos trabalhadores esperançosos, desejosos em ver a bandeira brasileira (da competência), tremular entre as mais importantes bandeiras das nações de todo o mundo.

A democracia de hoje nos permite “exigir” os nossos direitos, pois estamos cumprindo com nossos deveres de cidadãos. Pacientes, mas atentos, serenos, mas acordados, continuaremos vigilantes para o desempenho de nossos atuais e futuros governantes.

05/12/2007
Paulo M.Bernardo

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui