Usina de Letras
Usina de Letras
214 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62188 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22534)

Discursos (3238)

Ensaios - (10352)

Erótico (13567)

Frases (50593)

Humor (20028)

Infantil (5426)

Infanto Juvenil (4759)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6184)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Economia invisível -- 24/11/2004 - 14:55 (Bruno Rezende Palmieri) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Sempre fico intrigado com as opiniões dos especialistas em economia. Não me refiro ao “economês”, afinal uma boa consulta a sites e informativos resolve bem o problema deste tipo de linguagem. Não é isso, em definitivo.

Incomodam-me, sobretudo, questões deixadas no limbo, talvez de forma proposital.

Houve a época da economia indexada, onde os preços e a inflação eram fixados previamente. Passou-se à desindexação da economia, onde as regras do jogo econômico seriam ditadas pelo mercado.

Este segundo período corresponde à intensificação do comércio global, cuja dinâmica exige menos presença dos Estados na economia. Sem dúvida, no período antecedente foram criadas condições – desestatização ainda incipiente – para a apoteose do mercado como legislador supremo, com autoridade e hierarquia superiores às débeis vozes dos países menos favorecidos.

É óbvio que nenhuma grande corporação econômica dá a mínima para os problemas sociais do mundo. Chega a ser ridículo falar em “responsabilidade social” das empresas, quando o poder de estabelecer regras pertence ao “todo poderoso” e invisível mercado. Se não é ridículo, é um infeliz oximoro, uma contradição em termos, um terrível paradoxo ou claudicante paralogismo. São expressões vazias de sentido, em outras palavras.

Afinal qual o gênio das finanças capaz de compatibilizar lucro e generosidade? Liberdade de mercado e assistência aos carentes?

O superno e onipotente imperador da economia – o sacrossanto mercado – porventura agirá contra seus próprios e sombrios interesses ?

Aí você, legítimo sobrevivente da combalida classe média em extinção, indaga-se, ao constatar o esforço diário para enfrentar as intermináveis situações aflitivas, dentro e fora de casa: quem é que deu procuração em branco a este ente econômico abstrato ?

-Você, caro leitor, ninguém mais!

Você elegeu muita gente disposta a abandoná-lo com uma mão à frente e outra atrás, em troca das bençãos dos influentes grupos de empresas transnacionais, ou seja, do mercado.

Você, como eu, aposto, com toda certeza chegou à mesmíssima e redundante conclusão: o sistema, o mercado, ou que quer que o valha, alimenta-se de nós,“pacatos cidadãos”,“consumidores esclarecidos", “conscientes” e depois nos cospe, como bagaços inservíveis.

E como é que a história começou?

Com um simples aperto de botão em uma urna eletrônica.

Este tipo de abordagem é quase sempre evitado pelos especialistas em finanças. Deixam no limbo. Por quê ?

Ora, porque é demasiado simples. É arquitetura do barro e do tijolo. Acessível ao entendimento de qualquer um...

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui