Usina de Letras
Usina de Letras
115 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62159 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22530)

Discursos (3238)

Ensaios - (10345)

Erótico (13567)

Frases (50569)

Humor (20027)

Infantil (5422)

Infanto Juvenil (4752)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140790)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6181)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Alguém fêz-me essa pergunta -- 14/11/2004 - 02:37 (Don Cuervo) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
O que você,como frequentador assíduo ou não de uma instituição religiosa,tem feito pela sua FÉ ?"







Respondo com outras perguntas, antes de responde-la



· O que é fé?



· Por que a fé não pode existir à parte da verdade e do espírito santo?



· De que modo Jesus Cristo se tornou o Aperfeiçoador de nossa fé?



· Por que devemos analisar quão forte é a nossa fé?



Vamos lá,



Exerçamos fé baseada na verdade



“Sem fé é impossível agradar-lhe bem, pois aquele que se aproxima de Deus tem de crer que ele existe e que se torna o recompensador dos que seriamente o buscam.” — HEBREUS 11:6.



A FÉ exige mais do que crer que Deus existe. O primeiro homem, Adão, não duvidava da existência de Jeová Deus. Deus se comunicara com Adão, mui provavelmente por meio de Seu Filho, a Palavra. (João 1:1-3; Colossenses 1:15-17) Não obstante, Adão perdeu a perspectiva de vida eterna porque deixou de obedecer a Jeová e exercer fé nele.



A felicidade futura de Adão parecia ter ficado ameaçada quando sua esposa, Eva, desobedeceu a Jeová. Ora, a simples idéia de perdê-la pôs a fé do primeiro homem à prova! Poderia Deus resolver esse problema de tal modo que assegurasse a felicidade e o bem-estar contínuos de Adão? Por juntar-se a Eva na transgressão, Adão mostrou que evidentemente achava que não. Tentou resolver o problema à sua maneira, em vez de sinceramente buscar a orientação divina. Deixando de exercer fé em Jeová, Adão trouxe a morte sobre si mesmo e toda a sua descendência. — Romanos 5:12.



O Que É Fé?



Certo dicionário define fé como “firme crença em algo para o qual não existe prova”. Mas, longe de apoiar tal idéia, a Bíblia frisa justamente o contrário. A fé baseia-se em fatos, em realidades, na verdade. As Escrituras dizem: “Fé é a expectativa certa de coisas esperadas, a demonstração evidente de realidades, embora não observadas.” (Hebreus 11:1) A pessoa de fé tem a garantia de que o cumprimento de tudo o que Deus prometeu é tão certo que é como se já se tivesse cumprido. Tão forte é a convincente prova das realidades não vistas que se diz que a fé é equivalente a essa evidência.



Na Tradução do Novo Mundo a forma causativa do verbo hebraico ´a·mán é, às vezes, traduzida por “exercer fé”. Segundo o Theological Wordbook of the Old Testament (Glossário Teológico do Velho Testamento), “no âmago do significado da raiz há a idéia de certeza . . . em contraste com conceitos modernos sobre fé como algo possível, esperançosamente verdadeiro, mas não garantido”. A mesma obra diz: “O derivativo ´amen ‘certamente’ é transportado para o Novo Testamento na palavra amen que é [a] palavra inglesa ‘amen’ [amém, em português]. Jesus usou muitas vezes essa palavra (Mt 5:18, 26, etc.) para acentuar a certeza de um assunto.” A palavra traduzida por “fé” nas Escrituras Gregas Cristãs também significa crer em algo firmemente baseado em fatos ou na verdade.



A palavra grega (hy·pó·sta·sis) traduzida por “expectativa certa” em Hebreus 11:1, era usada comumente em antigos documentos comerciais de papiro para transmitir a idéia de algo que garante a posse futura. Os peritos Moulton e Milligan sugerem esta tradução: “A fé é o título de propriedade de coisas esperadas.” (Vocabulary of the Greek Testament [Vocabulário do Testamento Grego]) Obviamente, se a pessoa está de posse do título duma propriedade ela pode ter a “expectativa certa” de que algum dia a sua esperança de obter essa propriedade se concretize.



Em Hebreus 11:1, a palavra grega traduzida por “demonstração evidente” (é·leg·khos) transmite a idéia de apresentar evidências para demonstrar algo, em especial algo contrário ao que parece ser o caso. Evidências positivas ou concretas deixam claro o que antes não se discernia, refutando assim o que apenas parecia ser o caso. Por conseguinte, tanto nas Escrituras Hebraicas como nas Gregas, a fé de modo algum é “firme crença em algo para o qual não existe prova”. Ao contrário, a fé baseia-se na verdade.



Baseia-se em Verdades Básicas



O apóstolo Paulo declarou uma verdade básica quando escreveu que as “qualidades invisíveis [do Criador] são claramente vistas desde a criação do mundo em diante, porque são percebidas por meio das coisas feitas, mesmo seu sempiterno poder e Divindade, de modo que [os opositores da verdade] são inescusáveis”. (Romanos 1:20) Sim, “os céus declaram a glória de Deus” e “a terra está cheia das [Suas] produções”. (Salmo 19:1; 104:24) Mas, que dizer se a pessoa não estiver disposta a considerar as evidências? O salmista Davi disse: “O iníquo, segundo a sua arrogância [“por causa do seu orgulho”, A Bíblia na Linguagem de Hoje], não faz nenhuma pesquisa; todas as suas idéias são: ‘Não há Deus.’” (Salmo 10:4; 14:1) Em parte, a fé baseia-se na verdade fundamental de que Deus existe.



Jeová não apenas existe; ele é também fidedigno, e podemos confiar nas suas promessas. Ele disse: “Seguramente, assim como tencionei, assim terá de acontecer; e assim como aconselhei, deste modo se efetuará.” (Isaías 14:24; 46:9, 10) Estas não são palavras vazias. Existem provas claras de que centenas de profecias registradas na Palavra de Deus se cumpriram. Com este entendimento, os que exercem fé podem também discernir o cumprimento em andamento de muitas outras profecias bíblicas. (Efésios 1:18) Por exemplo, estão vendo o cumprimento do “sinal” da presença de Jesus, o que inclui a acelerada pregação do Reino estabelecido, bem como a predita expansão da adoração verdadeira. (Mateus 24:3-14; Isaías 2:2-4; 60:8, 22) Eles sabem que em breve as nações bradarão “paz e segurança!” e que pouco depois Deus ‘arruinará os que arruínam a terra’. (1 Tessalonicenses 5:3; Revelação [Apocalipse] 11:18) Que bênção é ter fé que se baseia em verdades proféticas!



Um dos Frutos do Espírito Santo



A verdade sobre a qual a fé se baseia encontra-se na Bíblia, um produto do espírito santo de Deus. (2 Samuel 23:2; Zacarias 7:12; Marcos 12:36) Logicamente, pois, a fé não pode existir à parte da operação do espírito santo. É por isso que Paulo pôde escrever: “Os frutos do espírito [incluem a] . . . fé.” (Gálatas 5:22) Mas muitos rejeitam a verdade divina, contaminando sua vida com desejos carnais e conceitos que contristam o espírito de Deus. Assim, “a fé não é propriedade de todos”, pois eles não têm base sobre a qual desenvolvê-la. — 2 Tessalonicenses 3:2; Gálatas 5:16-21; Efésios 4:30.



Dentre os descendentes de Adão, contudo, alguns exerceram fé. Hebreus, capítulo 11, menciona Abel, Enoque, Noé, Abraão, Sara, Isaque, Jacó, José, Moisés, Raabe, Gideão, Baraque, Sansão, Jefté, Davi e Samuel, além de muitos servos anônimos de Jeová, que ‘receberam testemunho por intermédio de sua fé’. Note o que se fez “pela fé”. Foi pela fé que Abel “ofereceu a Deus um sacrifício” e Noé “construiu uma arca”. Pela fé Abraão “obedeceu, saindo para um lugar que estava destinado a receber em herança”. E, pela fé, Moisés “abandonou o Egito”. — Hebreus 11:4, 7, 8, 27, 29, 39.



Obviamente, todos esses servos de Jeová fizeram mais do que simplesmente crer na existência de Deus. Exercendo fé, eles confiaram nele como Aquele que é “o recompensador dos que seriamente o buscam”. (Hebreus 11:6) Fizeram o que o espírito de Deus lhes ordenou que fizessem, agindo segundo o conhecimento exato da verdade então disponível, embora este fosse limitado. Quão diferente de Adão! Ele não agiu com fé baseada na verdade nem em harmonia com a orientação do espírito santo. Deus dá seu espírito apenas aos que O obedecem. — Atos 5:32.



Diferente de seu pai, Adão, o piedoso Abel tinha fé. Evidentemente através de seus pais, ele soube da primeira profecia feita: “[Eu, Jeová Deus,] porei inimizade entre ti e a mulher, e entre o teu descendente [literalmente: semente] e o seu descendente. Ele te machucará a cabeça e tu lhe machucarás o calcanhar.” (Gênesis 3:15) Deste modo, Deus prometeu destruir a iniqüidade e restaurar a justiça. Como se cumpriria essa promessa, Abel não sabia. Mas a sua fé de que Deus é o Recompensador dos que seriamente o buscam era suficientemente forte para movê-lo a oferecer um sacrifício. Provavelmente ele refletira muito sobre aquela profecia e cria que seria necessário derramamento de sangue para cumprir a promessa e erguer a humanidade à perfeição. Portanto, o sacrifício de animal, oferecido por Abel, era apropriado. Apesar de sua fé, porém, Abel e outras testemunhas pré-cristãs de Jeová “não obtiveram o cumprimento da promessa”. — Hebreus 11:39.



O Aperfeiçoamento da Fé



Periodicamente, no decorrer dos séculos, Deus revelava verdades adicionais sobre como a promessa a respeito da ‘semente da mulher’ se cumpriria. Foi dito a Abraão: “Todas as nações da terra hão de abençoar a si mesmas por meio de teu descendente [semente].” (Gênesis 22:18) Mais tarde, foi dito ao Rei Davi que a prometida Semente viria através de sua linhagem real. Em 29 EC, essa Semente apareceu na pessoa de Jesus Cristo. (Salmo 89:3, 4; Mateus 1:1; 3:16, 17) Em contraste com Adão, que não tinha fé, “o último Adão”, Jesus Cristo, foi exemplar na demonstração de fé. (1 Coríntios 15:45) Ele levou uma vida de devotado serviço a Jeová e cumpriu as muitas profecias a respeito do Messias. Desse modo, Jesus tornou mais clara a verdade a respeito da prometida Semente e colocou as coisas prefiguradas pela Lei mosaica no campo da realidade. (Colossenses 2:16, 17) Por conseguinte, podia-se dizer que “a verdade [veio] à existência por intermédio de Jesus Cristo”. — João 1:17.



Agora que a verdade viera à existência por intermédio de Jesus Cristo, havia um alicerce ampliado sobre o qual basear fé na “promessa”. Fez-se com que a fé se tornasse mais firme, que assumisse novas dimensões, por assim dizer. Sobre isso, Paulo disse a seus companheiros cristãos ungidos: “A Escritura entregou todas as coisas juntas à detenção pelo pecado, para que a promessa resultante da fé para com Jesus Cristo fosse dada aos que exercessem fé. No entanto, antes de chegar a fé, estávamos sendo guardados debaixo de lei, entregues juntos à detenção, aguardando a fé que estava destinada a ser revelada. A Lei, por conseguinte, tornou-se o nosso tutor, conduzindo a Cristo, para que fôssemos declarados justos devido à fé. Mas agora que chegou a fé, não estamos mais debaixo dum tutor. Todos vós sois, de fato, filhos de Deus, por intermédio da vossa fé em Cristo Jesus.” — Gálatas 3:22-26.



Os israelitas haviam exercido fé nos tratos de Deus com eles por meio do pacto da Lei. Agora, porém, essa fé tinha de ser ampliada. Como? Por exercer fé em Jesus, o ungido pelo espírito, a quem a Lei fora planejada para os conduzir. Apenas assim podia a fé pré-cristã ser aperfeiçoada. Quão essencial era que aqueles primitivos cristãos ‘olhassem atentamente para Jesus, o Agente Principal e Aperfeiçoador de sua fé’! (Hebreus 12:2) Deveras, todos os cristãos têm de fazer isso.



Em vista do aumentado conhecimento da verdade divina e da resultante fé aperfeiçoada, será que o espírito santo também haveria de vir de maneira intensificada? Sim. No Pentecostes de 33 EC, o espírito de Deus, o prometido ajudador a que Jesus se referira, foi derramado sobre os seus discípulos. (João 14:26; Atos 2:1-4) Daí em diante, o espírito santo operava sobre eles duma maneira inteiramente nova, quais irmãos ungidos de Cristo. A sua fé, um fruto do espírito santo, foi fortalecida. Isto os equipou para a gigantesca obra de fazer discípulos que jazia à frente. — Mateus 28:19, 20.



A fé chegou quando Jesus apresentou-se como Rei-Designado mais de 1.900 anos atrás. Mas agora que ele é um reinante Rei celestial, a nossa base para fé — a verdade revelada — tem aumentado tremendamente, aperfeiçoando assim a nossa fé. Da mesma forma, a operação do espírito santo tem-se intensificado. Houve clara evidência disso em 1919, quando o espírito santo revitalizou os servos dedicados de Deus, tirando-os duma condição de quase inatividade. (Ezequiel 37:1-14; Revelação 11:7-12) Foi então lançado o alicerce para um paraíso espiritual, que, nas décadas que se seguiram, tem-se tornado mais evidente e mais glorioso a cada ano que passa. Poderia haver prova maior de que o santo espírito de Deus está em operação?



Por Que Analisar a Nossa Fé?



Pouco depois de os israelitas terem sido libertados da escravidão no Egito, 12 homens foram enviados para espionar a terra de Canaã. Contudo, dez deles não tinham fé, duvidavam da capacidade de Jeová de cumprir a sua promessa de dar aquela terra a Israel. Eram motivados pela vista, por coisas físicas. Dos 12, apenas Josué e Calebe mostraram que andavam pela fé, não pela vista. (Compare isso com 2 Coríntios 5:7.) Por exercerem fé, somente eles dentre aqueles homens sobreviveram para entrar na Terra Prometida. — Números 13:1-33; 14:35-38.



Hoje, estamos nas fronteiras do novo mundo de justiça, de Deus. Se havemos de entrar nele, a fé é essencial. Felizmente, o alicerce da verdade sobre o qual basear tal fé nunca foi tão profundo como agora. Temos a inteira Palavra de Deus, o exemplo de Jesus Cristo e de seus seguidores ungidos, o apoio de milhões de irmãos e irmãs espirituais e o apoio do espírito santo de Deus em grau sem precedentes. Todavia, faremos bem em analisar a nossa fé e tomar medidas para fortalecê-la enquanto isso ainda é possível.



Oh!, eu creio que essa é a verdade’, talvez diga. Mas quão forte é a sua fé? Pergunte-se: ‘É o Reino celestial de Jeová tão real para mim como o é um governo humano? Reconheço e apóio plenamente a organização visível de Jeová e seu Corpo Governante? Com olhos de fé, posso ver que as nações estão agora sendo manobradas para a posição final no Armagedom? Será que a minha fé se equipara à da “grande nuvem de testemunhas” mencionada em Hebreus, capítulo 11?’ — Hebreus 12:1; Revelação 16:14-16.



Os que têm fé baseada na verdade são motivados à ação. Como no caso do sacrifício aceitável oferecido por Abel, seus sacrifícios de louvor são agradáveis a Deus. (Hebreus 13:15, 16) Como Noé, um pregador da justiça que obedeceu a Deus, eles seguem um proceder de justiça como pregadores do Reino. (Hebreus 11:7; 2 Pedro 2:5) Como Abraão, os que têm fé baseada na verdade obedecem a Jeová apesar de inconveniências e mesmo sob as mais provadoras circunstâncias. (Hebreus 11:17-19) Como no caso dos servos fiéis de Jeová dos tempos antigos, os que hoje têm fé são ricamente abençoados por seu amoroso Pai celestial e vêm a estar sob seu cuidado e vigilância. — Mateus 6:25-34; 1 Timóteo 6:6-10.



Se você é servo de Jeová mas acha que a sua fé de certo modo é fraca, o que pode fazer? Fortaleça a sua fé pelo estudo diligente da Palavra de Deus e por permitir que da sua boca borbulhem as águas da verdade que enchem o seu coração. (Provérbios 18:4) Se a sua fé não for regularmente fortalecida, poderá tornar-se fraca, inativa, até mesmo morta. (1 Timóteo 1:19; Tiago 2:20, 26) Esteja decidido a que isso nunca aconteça à sua fé. Suplique a ajuda de Jeová, orando: “Ajuda-me onde necessito de fé!” — Marcos 9:24.



Don Cuervo





Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui