Usina de Letras
Usina de Letras
278 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62171 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22531)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50576)

Humor (20028)

Infantil (5423)

Infanto Juvenil (4756)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6182)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->O ANIVERSÁRIO DO MUNDO -- 07/11/2004 - 11:34 (Francisco Miguel de Moura) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
O ANIVERSÁRIO DO MUNDO



Francisco Miguel de Moura*



Ah, que bela descoberta! Agora sei que o mundo teve início no dia 23 de outubro de 4004, da era antes de Cristo. É que passeando pela internet, topo com curioso artigo de 19-10 do corrente, de autoria de Carlos Luiz de Jesus Pompe, ironicamente anunciando que dali a 4 dias o mundo estaria de aniversário, se se baseasse em pesquisas feitas por um certo arcebispo James Ussher (1581-1656), da Irlanda, que andava em busca, talvez, do que ninguém ainda encontrou (e dificilmente encontrará) – nossa origem, como e quando aparecemos na terra. Ussher diz que sua verdade é baseada em longas pesquisas estatísticas e equações matemáticas, levantando gerações e gerações, do nascimento de Cristo para traz, na qual, entre outros achados, precisou que Adão e Eva teriam sido expulsos do Paraíso (Éden), em 10 de novembro de 4004, antes de Cristo, precisando até a hora: 14 horas e 30 minutos de um domingo, não completando, assim, um mês de gozo no paraíso.

Se essas datas estão corretas, provadas como ele garante, e tomando-se o casal-embrião como símbolo de nossa vida no mundo, chega-se à verdade de que o céu é muito curto e o inferno dura eternamente.

Complementando, isto é, sem desmentir o pensamento do arcebispo irlandês, um seu amigo e contemporâneo, o dr. John Ligthtfoot, da Universidade de Cambridge, chegou à conclusão de que “o céu e a terra, centro e circunferência foram criados juntos, no mesmo instante, com nuvens cheias de água”.

Como a lógica científica atual seria a de que muitos anos se passaram antes de acontecer o povoamento da terra pelos nossos primeiros pais, então, alguém ironicamente achou de inquirir o arcebispo:

- E o que é que Deus estava fazendo antes de criar o universo?

Ele respondeu, furiosamente:

- Estava criando o inferno para os que fazem perguntas como essa.

Na verdade, se todos acreditassem que a Bíblia, especialmente o Velho Testamento, o Gênesis em especial, fosse tão real como narrado supostamente por Moisés, ao arcebispo, ao doutor inglês e a quem mais acreditasse que o mundo foi criado em seis dias e que Deus foi descansar depois, seria de se perguntar também, agora:

- Por que Deus ficou tanto tempo fazendo o inferno, tão pouco tempo fazendo o mundo (seis dias) e tanto tempo descansando?

O arcebispo quis derrubar o valor da filosofia de Aristóteles, segundo o qual a glória de Deus foi especificamente sua Criação, consignando em seguida que nenhuma tarefa a mais tomou para si, além da movimentação das esferas às quais ele se prende mais como servo do que como senhor. E esse pensamento aristotélico ainda continua a ter algum valor entre os cientistas.

Assim, sem o trabalho de Deus, que se mandou para as alturas, nos deixando órfãos, ganhamos o inferno, a confusão, guerras, etc. E, então, por que nos alegrarmos pelo aniversário do mundo?



______________________________

*Francisco Miguel de Moura, escritor brasileiro, mora em Teresina, PI.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui